PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES - Visite Brasília
EnglishJapanesePortugueseSpanish
03.11.2019

PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES

PROJETO BORDER PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES

A exposição BORDER reúne trabalhos produzidos pelo artista plástico Manu Militão durante a expedição de Brasília até o Alasca de moto. Por todos os 14 países por onde passou, o artista retratou um nativo, utilizando-se de seu estilo inconfundível em acrílico sobre tela.

A mostra acontece no Museu da República, entre os dias 12 de novembro de 2019 a 12 de janeiro de 2020, de terça a domingo, de 9h às 18h30. Além dos quadros produzidos durante os 25 mil quilômetros percorridos, a exibição contará com pontos de interatividade e a Nina, moto usada durante a viagem.

De Brasília ao Alasca

PROJETO BORDER 1 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES

BORDER foi mais que uma viagem, foi um encontro com pessoas das mais diferentes etnias e culturas, que culminou no encontro do artista consigo mesmo.

Nessa viagem pictórica, Manu Militão percorreu 25 mil quilômetros, passando por 14 países do continente americano, conhecendo lugares e, principalmente, pessoas que, de alguma forma, mudaram sua vida e também sua espiritualidade.

Tanto quanto retratar visualmente, Militão fez também uma ‘viagem’ pelo cotidiano dessas

pessoas. Os contatos que estabeleceu, na maioria das vezes, resultaram em amizade e longas trocas de experiências de vidas, permitindo ao artista compreender um pouco melhor como é a vida na fronteira e por que essas pessoas decidiram viver nos limites territoriais de seus países e de suas vidas.

Fronteiras e culturas

Através de suas obras e a história nelas contidas, esta exposição visa levar a uma reflexão: até que ponto a fronteira é separação ou em qual momento ela se torna a difusão de culturas entre os países.

A mostra destina-se a todos os apreciadores de arte e de aventura que, por intermédio da estética, busca sentir-se provocado a novas reflexões acerca das fronteiras do humano.

Vivemos em um mundo pós-moderno em que a padronização de bens de consumo se impõe às pessoas. A definição do que é bom ou ruim passa por padrões que ultrapassam o indivíduo e a ideia de realização pessoal é substituída por indicativos de mercado.

Entender como pessoas vivem neste processo ou fogem dele foi uma das motivações do artista para retratar as fronteiras e ressaltar expressões realistas, propondo um olhar sobre quem vive nessas regiões e quais as suas motivações.

É preciso realçar que a busca da felicidade pode estar nas escolhas de cada um e que elas podem ser realizadas com autonomia.

O artista busca em sua obra retratar a liberdade de escolha humana e como isso pode ajudar e definir a ideia de felicidade.

Sobre o artista

Manu Militão tem 54 anos, é brasileiro, casado, artista visual, pedagogo, diretor de arte, cineasta e apresentador do webprograma de entrevista No Sofá Amarelo, voltado para o incentivo à leitura. Para conhecer este projeto diferenciado, acesse o canal no YouTube.

Teve o início de sua carreira aos 13 anos de idade. Desse tempo, até o retorno, experimentou outras formas de expressão artística tais como: cinema de animação, direção de arte, direção de imagem e cenografia.

Há alguns anos voltou às telas apresentando duas individuais com a ‘Retratos e Cores” e a “Cores e Sonhos” em Brasília. Participou da coletiva INSIDOUT, exposição temática por ocasião do dia mundial da síndrome de down, fazendo parte da agenda da ONU com apresentação do tema, e exposição na Saphyra & Ventura Galery em Nova York, e em Miami, Flórida, no salão do restaurante Coco Bambu em 2017.

BORDER – Uma viagem artística pela fronteira de povos e países

Museu da República

12 de novembro de 2019 a 12 de janeiro de 2020

De terça à domingo, de 9h às 18h30

PROJETO BORDER 150x150 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES PROJETO BORDER 1 150x150 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES PROJETO BORDER 2 150x150 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES PROJETO BORDER 3 150x150 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES PROJETO BORDER 4 150x150 PROJETO BORDER UMA VIAGEM ARTÍSTICA PELA FRONTEIRA DE POVOS E PAÍSES


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!