O Instituto Federal de Brasília recebe até o dia 25 de maio (terça-feira) inscrições de micro; pequenas empresas e; microempreendedores individuais para participarem do Programa "IF Mais Empreendedor" totalmente gratuito para a remodelagem de seus negócios, considerando os impactos da pandemia em diferentes setores.

As atividades serão em formato de consultoria e oficinas e o programa conta com sete propostas para seleção do empreendedor: "Marketing é tudo", "Limão Limonada, "Acelera", "Estratégico", "Help", "Manter" e um específico para "Resíduos Sólidos" Os projetos "Marketing é tudo", "Acelera" e "Estratégico" serão apenas em formato de oficinas. Os projetos "Help" e "Manter" serão consultorias. O projeto "Resíduos Sólidos" tem parte oficina e parte consultoria.

O programa do IFB atenderá até cinco empresas, com início das atividades em junho de 2021 (duração de seis meses), com exceção do projeto "Marketing é tudo", que não haverá limites para inscrições.

Serão oportunidades para os empreendedores receberem consultoria por meio de projetos e oficinas, em diferentes segmentos do mercado, como agricultura, moda, idiomas, tecnologia, gastronomia, manutenção eletrônica, equipamentos biomédicos, saúde e sustentabilidade.

O "IF Empreendedor" é voltado para prestadores de serviços, agricultores, professores, artesãos, designers e especialistas na área de estética, saúde e beleza, como "personal trainers" e até cuidadores de animais.

As ferramentas utilizadas serão soluções em planejamento estratégico, ações de marketing, oportunidades em e-commerce, uso das redes sociais, gestão de mercado, logística de distribuição, incluindo "take off" e "delivery" e atendimento ao cliente, sempre considerando aspectos e as novas dinâmicas decorrentes da pandemia.

Confira as oportunidades

Projeto Marketing é Tudo

Neste projeto os Empreendedores vão aprender a digitalizar as empresas, além de melhorar sua presença digital e a vender nas Redes Sociais.
Coordenadora: Carla Castro - campus Brasília.

Projeto Limão Limonada

Neste projeto o objetivo é reformulação de cardápios para novos modelos de restaurantes na gastronomia de cardápios para novos modelos de restaurantes na gastronomia.
Coordenadora: Juliana Andrade - campus Riacho Fundo.

Projeto Manter

O objetivo do projeto é capacitar as pequenas empresas da área de manutenção eletrônica para ampliar seu escopo de ação, passando a atuar também na manutenção de Equipamentos Biomédicos.
Coordenadora: Rhaíra Caetano - campus Ceilândia.

Projeto Help Gerenciamento de Equipamentos

O objetivo deste projeto é ajudar clínicas e hospitais de pequeno e médio porte no gerenciamento de seus equipamentos médicos hospitalares e sua manutenção.
Coordenador: Alessandro Pinheiro - campus Ceilândia.

Projeto Estratégico

Desenvolver orientações práticas sobre vendas online, e-commerce, delivery e sobre como utilizar as redes sociais, implantando Chatterbot no WhatsApp e promovendo uma remodelagem empresarial com Plano de Negócios, Business Model Canvas e Diagramas Qualitativos para Análise Estratégica da Excelência do Conceito e Conteúdo para o Consumo e Atendimento das Necessidades do Consumidor.

Coordenador: Adilson Oliveira - campus Planaltina.

Projeto Acelera

Prestar uma consultoria na área de gestão, sem distinção de atuação no mercado, que passaram e ainda passam por dificuldades em seus negócios por consequências das medidas de distanciamento da Covid-19.
Coordenador: Diego Oliveira - campus São Sebastião.

Projeto Resíduos Sólidos - Empreendedorismo Social e Ambiental

O objetivo deste projeto é fortalecer, inovar e montar um modelo de negócio através da criação de uma plataforma digital para as mulheres empreendedoras sociais e ambientais, onde possam expor, ministrar oficinas e vender os produtos inovadores trabalhados ou fabricados por elas com resíduos sólidos, possibilitando incrementar a renda e promovendo o empoderamento feminino.

Coordenadora: Regina Kikuchi - campus Samambaia.

IF Empreendedor

Inscrições até o dia 25 de maio, terça-feira

Público empreendedor: Podem ser beneficiadas Micro e Pequenas Empresas ou Micro Empreendedores Individuais que apresentem necessidade se readequação em seu Modelo de Negócio decorrente da pandemia causada pela COVID19. As empresas podem ser de qualquer área e elas podem escolher em qual ou quais projetos querem participar.

As inscrições das empresas devem ser feitas através do formulário digital disponível em

https://form.jotform.com/211417201472039

Informações em www.ifb.edu.br

Fonte: IFB