EnglishJapanesePortugueseSpanish

Projeto de estudantes do IFB concorre no tradicional Concurso de Design do Museu da Casa Brasileira


%name Projeto de estudantes do IFB concorre no tradicional Concurso de Design do Museu da Casa BrasileiraTrês estudantes do Curso Técnico de Móveis do Instituto Federal de Brasília/ Campus Samambaia estão participando do concurso nacional de Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, com a peça de autoria própria chamada Alu.

Os jovens são Carla Sanches; Wanderson Ferreira e Laura Catarina Ferraz, estudantes do ensino médio e, desenvolveram o projeto de um banco-balanço com movimento lateralizado para uso de uma pessoa como proposta lúdica e Contemporânea o concurso.

Alu, Banco-balanço

Produzido em espaço acadêmico, o banco Alu é produto da busca por uma identidade regional que se afastasse da esfera estética e histórica brasiliense (local em que foi idealizado) e do empenho em reverenciar, a nosso modo, os povos indígenas e as ancestrais redes ameríndias, peças genuinamente sul-americanas multifuncionais, que originalmente eram fabricadas em cipó e materiais nativos.

Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

Os três estudantes do curso de Móveis do IFB/Campus Samambaia participam da 32 edição do Prêmio de Design do Museu da Casa Brasileira, em São Paulo, na categoria Mobiliário.

A expectativa é de que os primeiros resultados sejam divulgados a partir de 14 de outubro pelo tradicional concurso. Além disso, o projeto de design dos estudantes estará disponível para visitação com outras peças do IFB no Museu de Artes de Brasília (MAB).

Exposição aberta no MAB

O protótipo do banco já compôs a exposição “Mobiliário Moderno e Contemporâneo: dois momentos do design de móveis da capital”, com curadoria dos Drs. Fernanda Freitas e Frederico Hudson, coordenadores do Núcleo de Pesquisa e Conservação e Restauro de Mobiliário do Instituto Federal de Brasília.

A exposição contou com peças, restauradas pelo IFB, dos renomados designers Sérgio Rodrigues e Jorge Zalszupin, e nomes contemporâneos como Samuel Lamas, entre outros, no Museu Nacional da República, em Brasília.

Hoje, a peça Alu faz parte do acervo permanente do Museu de Arte de Brasília (MAB) e, a parceria vai inaugurar a Oficina de Restauro do IFB no local para que os estudantes desenvolvam os trabalhos de restauro de Móveis.

A exposição já está aberta no MAB para visitação.

Informações em www.ifb.edu.br

Por: visitebrasilia
Data: 30/08/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!