EnglishJapanesePortugueseSpanish
01.12.2020

Projeto Debanda Nas Escolas leva arte em tempos de pandemia para estudantes do DF 

DeBanda foto diego bresani 1024x683 Projeto Debanda Nas Escolas leva arte em tempos de pandemia para estudantes do DF 

 

Ator e músico, César Lignelli dá vida à Debanda e ao espetáculo cênico-musical ao lado de sua filha Debandinha (Estela Lignelli). Projeto gratuito on-line mescla momentos síncronos e assíncronos

 

Uma personagem chega com sua parafernália musical formada por 23 instrumentos. Gaita de fole, tambores, naipe de apitos, agogôs, reco-reco, claves de madeiras. Com esses múltiplos instrumentos acoplados em seu corpo, o menestrel conhecido como Debanda vem, com sua filha, a Debandinha, levar arte e entreter os estudantes do Distrito Federal em tempos de pandemia.  

 

Por meio de uma magia cênico-musical, o projeto Debanda Nas Escolas traz para as redes de ensino público do Distrito Federal os artistas César Lignelli e sua filha Estela Vieira Lignelli, que dão vida a Debanda e Debandinha em um espetáculo gratuito que será transmitido por vídeo nas escolas. Para promover a acessibilidade, a produção contará ainda com tradução em libras.  E a estreia será nesta quinta-feira, dia 3 de dezembro, às 13h10 e 15h55, no CCM CED 7, de Ceilândia. A produção passará ainda pelas regiões administrativas de  Samambaia, Estrutural, Recanto das Emas e Brazlândia. No total, serão realizadas duas apresentações em cada cidade/escola em 10 sessões que visam encantar os alunos nesta aventura cênico-musical. O melhor: é de graça. Informações: Instagram: @espetaculodebanda. Facebook: @espetaculodebanda.  

 

A diversão será garantida pelos artistas que vão passar pelas escolas para explorar possibilidades como a de multiplicação de personagens em cena e na plateia por meio de recursos audiovisuais.

 

“Terá, por exemplo, uma cena com três Debandas. Brincaremos muito com a imaginação que se tornou necessária nesta pandemia”, adianta o idealizador do projeto e ator César Lignelli.   

 

O Debanda Nas Escolas é uma performance teatral em que o ator interpreta diversos personagens por meio do ser Debanda, um narrador que canta histórias de amor, de perdas, de conquistas e que dará vida aos personagens nomeados de Demais, Demenos e Ella. As variações entre as personas se dão pelo timbre das vozes, pela movimentação e pelos instrumentos utilizados por Lignelli para enriquecer a cena. Sua filha Estela, a Debandinha, também entra na trama e dá um toque especial à história com suas performances de atriz. O resultado é uma produção de humor regada a muita música.  

 

“E no desenrolar da história os alunos poderão apreciar 10 músicas compostas por mim e pelo compositor João Lucas, além de ter contato com esse andarilho acumulador que também parece um bufão, palhaço, menestrel, bobo da corte que chega em seu motorhome sem saber de onde vem e a que tempo pertence”, destaca Lignelli.

 

O Debanda nas Escolas conta com o patrocínio do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal. A realização é do Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena do Departamento de Artes Cênicas da Universidade de Brasília.  

  

Sobre o espetáculo 

 

O espetáculo é fruto de um projeto de pesquisa desenvolvido na Universidade de Brasília coordenado por Lignelli. Trata-se de desdobramentos estéticos-pedagógicos, envolvendo desde o desenvolvimento da máquina e a prática intensa com vários instrumentos musicais a fim de conseguir tocá-los e ainda cantar, dançar, interpretar e, por fim, viajar em um trailer olhando no olho de quem encontra, envolto em saberes musicais, teatrais, circenses e de dança transformados e reinventados no percurso de vida do ator-músico. 

Um destes percursos levou a performance Debanda a uma viagem de 55 dias no próprio motorhome (uma carroça ambulante circense) do artista pelo Brasil (estados de GO e MS), Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile e Peru. Por estes locais, foram realizadas 33 intervenções performáticas em praças, parques, escolas, ruas públicas, oficinas e igrejas durante o ano de 2018.  

 

O motorhome, além de transportar os integrantes e o espetáculo, também funciona como delimitador do espaço da cena, elemento cenográfico e urdimento em que são fixados os refletores em apresentações noturnas. 

 

Em 2019, com o nome de Debandado Nas Feiras, o projeto também passou por diversas feiras do Distrito Federal levando muita alegria ao público.  Ainda neste ano, a produção foi selecionada e participou do FIT – Festival Internacional de Teatro de Dourados, em Mato Grosso do Sul, e fez temporada no Distrito Federal no Espaço Pé Direito.

 

 Ficha Técnica 

Ator/músico e Diretor geral – César Lignelli     

 Atriz – Estela Lignelli

Direção Musical e Designer – João Lucas

Preparação Vocal e Coordenação Técnica – Sulian Vieira 

Produção Executiva – Criativa Empreendedorismo

Assistente de Produção – Tomada Cultural e  Vick Albali

Coordenação Administrativa – C1 arte e entretenimento

Assessoria de Imprensa – Clara Camarano    

Cinegrafista e Técnico de Som- Adriano Roza

Intérprete de Libras – Abayomi Produções e Acessibilidade

Realização Grupo de Pesquisa Vocalidade & Cena e Projeto de Extensão Sons e(m) Cenas (UnB)

 

Serviço: Debanda Nas Escolas leva arte para os alunos do Distrito Federal em tempos de pandemia  

 

Estreia: quinta-feira, dia 3 de dezembro

 

Horário:  13h10 e 15h55

 

Local: CCM CED 7, de Ceilândia.

Gratuito 

 

Livre para todos os públicos  

Informações:  Instagram: @espetaculodebanda/Facebook: @espetaculodebanda 

Fonte: Clara Camarano
Fotos: Diego Bresani

 

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!