EnglishJapanesePortugueseSpanish
02.07.2019

PROJETO MOMENTOS CHEGA A BRASÍLIA

%name PROJETO MOMENTOS CHEGA A BRASÍLIA

Iniciativa que começou na Europa e passou pelo Rio de Janeiro e Curitiba estará em cartaz pela primeira vez na capital. Produção reunirá artistas de todas as áreas e aspirantes no espetáculo O Fio Da Meada. Entrada gratuita e livre para todos os públicos.

 Dança, teatro, música, vídeo, performance. Para todas as idades, artistas e aspirantes da arte. Idealizado em 2011 em Viena (Áustria) pelo diretor artístico e coreógrafo carioca Vinicius (seu nome artístico não leva sobrenome), o projeto Momentos visa aglomerar pessoas que querem desenvolver sua criatividade em um dado momento. E essa criatividade pode se expressar em diversos ramos da arte. Seja no figurino, na cenografia, na atuação, na dança, na fotografia, na música ou apenas na livre, leve e espontânea expressão. Sem pré-requisitos.  São ensaios que juntam todas estas artes em tempo recorde. O resultado é um espetáculo produzido também em tempo recorde, com a identidade do local. Por isso, em cada cidade a iniciativa gera um produto com nova cara, nome e corpo. E, claro, um novo elenco.

Após passar pela Europa, por Curitiba (PR) e pelo Rio de Janeiro (RJ), a Embaixada da Áustria traz para a capital federal o projeto Momentos. Em Brasília, os artistas e interessados que se inscreveram gratuitamente ensaiam até dia 6 de julho e apresentam a produção, desta vez, nomeada O Fio da Meada. O espetáculo estará em cartaz no sábado (6), às 18h, no Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1). A entrada é gratuita. Não recomendado para menores de 16 anos.  Informações em: www.facebook.com/momentos.brasilia.

O processo seletivo no Distrito Federal começou em junho de 2019. E teve rápida e total adesão. Músicos, fotógrafos, atores, dançarinos, cenógrafos e demais artistas e interessados locais se inscreveram na iniciativa que oferece bolsas gratuitas para estudo. Agora, o público poderá conferir, também de graça, o resultado frutífero da reunião inusitada da capital.

“Buscamos fomentar a cultura de cada local por onde passamos. E o nome Momentos vem do significado de momento, que é uma palavra que se pronuncia de forma semelhante em vários idiomas. Depois de vários workshops de dança, eu percebi que ao final sempre tínhamos um produto. Seja com artistas já experientes ou com iniciantes. Foi quando resolvi mostrar esses trabalhos que têm a performance em primeiro plano e que trabalham a emoção como geradora do movimento”, explica o idealizador e diretor Vinicius.

E é a partir da emoção que o artista consegue abstrair a energia e a arte de cada ser humano que entra no processo. Não à toa, as apresentações contam com música ao vivo, dança, teatro, vídeos, sussurros, dentre outros.

“Em Brasília, garantimos que teremos mais uma surpresa com O Fio da Meada. O trabalho nunca tem uma ideia fixa. Abrimos a possibilidade, nos ensaios, para uma criação coletiva, colaborativa. São músicos que são livres para mostrar sua expressão. Dançarinos….E por aí vai. Depois, vou costurando”, coloca Vinicius.

Já sobre o tema O Fio da Meada, o diretor explica que o nome gera a interrogação: Em Qual Fio da Meada Estamos?

“No Brasil, estamos em um momento de questionamento. Seja social, político, social, educacional, interno. E vamos trabalhar com vários meios de expressão sobre essas dúvidas”, destaca.

A apresentação da produção O Fio da Meada, do projeto Momentos edição Brasília, conta com o patrocínio da Embaixada da Áustria, da Embaixada da Alemanha, da Audi Brasil e do SESC.

Sobre Momentos

Momentos é um projeto internacional de performance de dança-teatro, ou seja, a performance e a expressão corporal juntas em primeiro plano.

A iniciativa foi idealizada pelo diretor, produtor artístico e coreógrafo Vinicius e teve estreia no verão de 2011, na cidade de Viena (Áustria).

Com o sucesso, o projeto passou, no ano de 2013, pela cidade de Innsbruck, também na Áustria. Em 2015, ele seguiu para o Rio de Janeiro (RJ). Já em 2017, foi a vez de Curitiba e S. José dos Pinhais receberem a iniciativa. Após, Momentos passou, em 2018, por Münster (Alemanha). Agora, em 2019, chega na capital federal.

“A ideia é a da colaboração, do estudo coletivo das artes. Como resultado de Momentos, criamos sempre um espetáculo com nome específico em cada cidade. Tudo idealizado de acordo com o processo”, pontua Vinicius.

Vinicius e seus momentos –

Ele mora na Alemanha. Trabalha na Áustria. Tem mestrado em Coreografia em Londres, formação como Pedagogo da Dança na Alemanha, além de outros títulos.  Vinicius, que escolheu assinar artisticamente sem o sobrenome, foi ainda homenageado pela Associação dos Empreendedores e Moradores do Brooklin (Aemb), em 2017, pela sua importância cultural na Alemanha e Europa.  Ele criou ainda o Momentos em Viena,  mas o projeto chamou a atenção do Brasil. Afinal, ele é brasileiro, embora tenha lançado a iniciativa na Europa. Hoje, o projeto chega pela primeira vez (rela Brasília onde apresentará o resultado nomeado O Fio da Meada. Vinicius conta ainda com o auxílio e o braço direito da assistente internacional do projeto Momentos, a dançarina e também cantora Iris von der Flußschmiede.

Serviço:

Projeto Momentos edição Brasília apresenta a produção O Fio da Meada

Data: 6 de julho, sábado

Local: Sesc Gama (Setor Leste Industrial, Lotes 620 a 680, QI 1)

Horário: 18h

Entrada gratuita

Não recomendado para menores de 16 anos

Informações: 3484-9105 e em www.facebook.com/momentos.brasilia

%name PROJETO MOMENTOS CHEGA A BRASÍLIA %name PROJETO MOMENTOS CHEGA A BRASÍLIA %name PROJETO MOMENTOS CHEGA A BRASÍLIA

 

 

 

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!