EnglishJapanesePortugueseSpanish

Prosperidade no amor e nos negócios


%name Prosperidade no amor e nos negócios

Casais brasilienses contam como aliam respeito e cumplicidade para lidar com as diferenças e ganhar destaque empreendendo

A data mais romântica do ano se aproxima. Celebrado anualmente em 12 de junho, o Dia dos Namorados é tradicionalmente marcado por comemorações que evidenciam o amor e o afeto existente entre duas pessoas. No entanto, há quem defenda que o sucesso no relacionamento vai muito além desse contexto romântico, sendo preciso desenvolver comportamentos como a cumplicidade, o companheirismo, a admiração, a paciência, o respeito e a tolerância. Essas condutas, inclusive, podem fazer um relacionamento evoluir não apenas na conjuntura amorosa, mas também para gerar ótimos resultados e ganhar destaque no empreendedorismo.

Em todo o planeta há inúmeros exemplos de empreendimentos de sucesso que foram criados por casais. No Distrito Federal, Roberta Lopes e Márcio Falcão seguem por esse caminho. Os dois criaram a Mundo Lívia, uma empresa que tem como objetivo ajudar pais e mães a proporcionar um melhor desenvolvimento para bebês por meio do compartilhamento e aluguel de brinquedos. Contudo, houve quem duvidasse que a ideia conseguiria ser amadurecida pelo casal e, sobretudo, se tornasse um empreendimento de sucesso. “Criamos a empresa há três anos e logo no início vivenciamos um processo de aceleração. Durante esse etapa, muitos disseram que a gente deveria desfazer essa sociedade, pois corríamos o risco de ver o nosso casamento acabar. Questionaram se queríamos ser sócios ou ser um casal”, conta Roberta.

Roberta e Márcio decidiram acolher os conselhos e ela se prontificou a seguir à frente do negócio. Entretanto, na prática, os dois seguiram juntos a trajetória empresarial, o que fortaleceu o respeito e também a parceria mantida entre ambos desde a época de namorados. “Hoje não empreendemos só nos negócios. Empreendemos em nossos projetos de vida”, revela a esposa.

Os empresários Maurício Gomes e Eduardo Santelo, proprietários da Santo Bataclan, marca de moda alternativa que chama atenção por seus valores democráticos e estamparias criativas, também são exemplo de que administrar um negócio a dois pode dar certo. “Empreender em casal é algo que oferece muitos fatores positivos. Há muita sinergia e cumplicidade. No que a gente não concorda, o dialogo tende a ser diferente, mas também afetuoso e permite que possamos ir construindo a marca”, observa Eduardo. “Estamos firmes levando o amor e a empresa, juntos” acrescenta Maurício.

Ambos os casais salientam que, embora os relacionamentos estejam sujeitos a inúmeras dificuldades, casais precisam utilizar o amor e a harmonia construída no dia a dia para ganhar destaque na cena empreendedora. Acima de tudo, é necessário ter equilíbrio e dividir corretamente o tempo entre o trabalho e a vida pessoal. O momento reservado à vida pessoal precisa ser resguardado e isso exige esforços do casal, que precisa ter bom senso e não gastar o tempo destinado ao lazer trabalhando. Também é recomendado não esbravejar quando o companheiro(a) pensar diferente. Um contraponto pode ajudar a enxergar outros aspectos de uma situação e levar a uma tomada de decisão mais assertiva. Perfis distintos, mas complementares, podem fazer bem ao negócio.

Os objetivos a serem alcançados pela empresa devem ser definidos pelo casal, a exemplo do que acontece na vida conjugal. Ambos precisam concordar com os rumos do negócio. Caso contrário, a infelicidade de um pode influenciar muito a saúde e a sustentabilidade do negócio.

Por fim, em momento algum devem deixar de priorizar o casamento. O fim da vida conjugal é capaz de colocar um ponto final na trajetória empresarial dos dois e ainda causar dores de cabeças indesejáveis, em âmbito jurídico. Lembre-se: um clima ruim no escritório pode ser relevado. O contrário é bem mais difícil.

Fonte: SEBRAE DF

Foto: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 08/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!