EnglishJapanesePortugueseSpanish

Quer tomar um banho de cachoeira de graça?


%name Quer tomar um banho de cachoeira de graça?

A cachoeira do Urubu é a dica de hoje. Além de ser pública, é a cachu mais central de Brasília!

A cachoeira do Urubu fica a cerca de 14 km da Rodoviária do Plano Piloto, fica no Núcleo Rural Córrego do Urubu, perto do Varjão. É uma cachoeira pública, com acesso gratuito. Faz parte da Serrinha do Paranoá que junto com a pedra dos amigos, integra o “Caminhos do planalto central”, um projeto que faz parte da Rede Brasileira de Trilhas e já mapeou cerca de 400 km no DF.

A trilha é bem tranquila, bem fácil, em dez minutos você já chega na cachoeira, que é indicada para a família toda, uma pequena queda, água cristalina, com pocinhos rasos, além de diversas trilhas.

A cachoeira que hoje é conhecida com o nome de Cachoeira do Urubu, antes se chamava Uruaçu. São várias nascentes na Serrinha.

O núcleo rural é bastante frequentado por trilheiros e ciclistas, mas assim como diversos lugares do DF, também sofre com a violência urbana. Existem muitos relatos de assaltos, furtos e arrombamentos em carros. Por isso, é muito importante ficar atento e nunca ir sozinho.

Os moradores do Núcleo rural não gostam muito da presença dos visitantes que frequentam a cachoeira, já cogitaram até fechar o acesso pelo Caminho dos Buritis, mas não conseguiram ainda por se tratar de área pública. Os moradores e associações reivindicam também a criação de um parque, assim tudo fica mais organizado e mais seguro principalmente. A maior reclamação de quem mora no Urubu é a falta de conscientização ambiental da maioria dos visitantes.

Uma dica importante, que eu chamo de “Etiqueta do Ecoturismo”:

Fique atento às normas de visitação de cada local.  Na maioria dos lugares são proibidas práticas como churrascos, consumo de bebidas alcoólicas e circulação de animais domésticos.

Evite também fazer fogueiras e só acampe onde for permitido, com autorização do responsável pela propriedade.

E o mais importante, leve o seu lixo!  A Natureza agradece!

Então fica a dica, um roteiro perfeito para quem quer uma trilha fácil,  banho de cachoeira e curtir os sons da natureza. Então se você quer saber mais, quer conhecer e visitar esses lugares lindos da nossa região, você é meu convidado especial.

Vem com a Janna!!!

Fotos: Divulgação

%name Quer tomar um banho de cachoeira de graça? %name Quer tomar um banho de cachoeira de graça? %name Quer tomar um banho de cachoeira de graça? %name Quer tomar um banho de cachoeira de graça? %name Quer tomar um banho de cachoeira de graça?

 

 

 

 

 

Veja o vídeo da Cachoeira no link:

 

Por: visitebrasilia
Data: 07/04/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!