EnglishJapanesePortugueseSpanish

Restaurante Sabores do Mundo oferece arte e gastronomia em um só lugar


O poeta e produtor musical brasiliense, Joseph Syghor, se reinventa em épocas de pandemia e nos apresenta outra face do seu fabuloso e concreto universo artístico. Com agendas canceladas em função da pandemia no ano de 2020, o artista que representava o Cerrado do Planalto Central em turnês pelo Brasil afora, teve que se reinventar como a maioria dos profissionais da classe artística e backstage. Foi quando decidiu investir tudo em um delivery de comida Árabe e Mexicana, o sucesso foi tão grande que virou um Restaurante e Galeria Bar com Palco Cultural.

Por conta da Pandemia (Covid-19), seguido de cancelamentos de agendas de shows e turnês pelo país, o poeta resolveu investir na gastronomia. Através do convite da chef de cozinha e decoradora, Ivana Gasparoto, foi convidado para fazer parte da equipe de chefs de alto nível do fabuloso Patú Anú, colaborando com sua expertise na execução dos cardápios de cerimoniais de casamentos (dos sonhos) dessa que é uma das mais conceituadas casas de eventos do país.

O que, até então, apenas um seleto grupo de pessoas sabiam, é que Joseph Syghor também é Chef de Cozinha reconhecido em Florianópolis, Santa Catarina, trabalho desenvolvido paralelo à produção cultural por quase 20 anos nos melhores restaurantes da Ilha da Magia, o que lhe rendeu prêmios nacionais.

Credito da foto Estudio Lingus 17 300x200 Restaurante Sabores do Mundo oferece arte e gastronomia em um só lugar

Os três primeiros prêmios vieram em 2004, 2005 e 2006, pela revista Cool Magazine, no badalado evento Cool Awards, através dos cardápios elaborados para o extraordinário “Confraria das Artes”, na Lagoa da Conceição, pioneiro Luxury Bar, que foi eleito “O Melhor Bar do Brasil” dos referidos anos, segundo a conceituada revista, e o público. O quarto e quinto prêmios são da revista “Veja Santa Catarina”, quando esteve à frente da cozinha do maior resort da América Latina, o “Costão do Santinho”. O chef teve destaque com a “Melhor Sequência de Camarão” de todo o litoral catarinense. Nesses quase 20 anos radicados na Ilha da Magia, como chef e consultor gastronômico, ajudou a construir alguns dos melhores Beach Bares e restaurantes da capital catarinense, como o “Vecchio Giorgio”, o “Taikô”, o “Posh Club”, e o luxuoso hotel “II Campanario Villaggio Resort.” No início do projeto que se consolidou como um dos maiores roteiros turísticos do mundo, o Jurerê Internacional/Floripa-SC.

Sobre o espaço cultural

Em meio a um dos mais paradisíacos cenários da capital federal, a charmosa Vila Planalto, reduto gastronômico da cidade, Syghor em sociedade com o veterano cineasta brasiliense, Cleon Homar, e seu filho, o músico Raphael Homar, inauguraram um espaço que reúne gastronomia, poesia, música, cinema e artes plásticas. Fica na avenida SHTN trecho 2 (setor de hotéis e turismo norte) às margens do Lago Paranoá, entre o Palácio do Planalto e o Palácio da Alvorada. O espaço promete ser o novo point de celebridades bacanas e artistas regionais. Entre os nomes que já marcaram presença e aprovaram a comida e o conceito do espaço, está a Dj Vivi Seixas, filha do mestre Raul Seixas.

O palco cultural já funciona, o espaço abre para músicos locais e regionais e já tem agenda com nomes nacionais para o mês de novembro (assunto exclusivo para outra matéria). Mas a cereja do bolo no momento é a mostra permanente do consagrado Artista Plástico, Otoniel Fernandes Neto, para a visitação das 14h às 23h, de terça a domingo.

Sobre o restaurante

Vinhos de qualidade e o melhor chopp artesanal de Brasília podem ser degustados no restaurante. Aberto desde junho de 2020, como delivery especializado na fusão das cozinhas Árabe e Mexicana, o Sabores do Mundo – Ateliê de Artes e Gastronomia “já nasceu com um conceito acolhedor de Bistrô moderno e cantina artesanal, com uma decoração que dialoga com as obras de arte expostas nas paredes, pensado em ser, sobretudo, um espaço cultural de experiências artísticas”, disse o idealizador. O chef sempre muito criterioso foi buscar na história esse link entre duas culturas tão distintas e nos revela um fato curioso que endossa sua pesquisa e proposta enquanto cozinha internacional.

“Esse encontro se dá através de imigrantes libaneses que chegaram ao sul do México nos anos 1960 e adaptaram para o paladar do país o mais tradicional sanduiche do mundo Árabe, o Shawarma ou Kebab, criando assim os Tacos Al Pastor, os dois pratos são mundialmente conhecidos e são servidos à risca no Sabores do Mundo. Também estão em destaque no cardápio da casa, além dos maiores shawarmas do Brasil (pão sírio de 32cm), os Burritos e Quesadillas gigantes, pesando em média 500g cada” enfatiza Syghor.

Para quem está interessado em experimentar uma grande variação de iguarias dessas duas culturas culinárias riquíssimas, o cardápio fixo dispõe dos Combos Mexicanos e os Banquetes Beduínos, para uma, duas ou mais pessoas. Atenção especial paras as pastas artesanais, Homus Terrine, Babaganoush, Pasta de Alho, a excepcional Coalhada Seca e a mais pedida da casa, Pasta Creme de Calda de Romã. Os pães sírios, as tortilhas de maiz e os nachos são todos feitos na casa. As proteínas são protagonizadas pelo Cordeiro Assado (preparo de 72 horas) a Kafta Imperial bovina e o Frango Masala. Para os vegetarianos, as opções são o Shimej e o Shitak refogados com especiarias do oriente médio, e para os veganos o Falafel Estrela.

Credito da foto Estudio Lingus 1 300x200 Restaurante Sabores do Mundo oferece arte e gastronomia em um só lugar

Sabores do Mundo serve o melhor chopp artesanal de Brasília, em parceria com a cervejaria Hop Capital, apresenta dois rótulos premiados, o California Lager e o West Coast Ipa. Para os amantes do bom vinho, a carta é extensa e contempla algumas das melhores vinícolas do mundo. O restaurante abre de terça a domingo para almoço happy hour e jantar, das 11h às 02h. Cardápio, delivery, agendas culturais e reservas você pode conferir através do perfil do restaurante @saboresdomundodf ou pelo Whattsap 61 9 8290-3589.

O restaurante também está promovendo promoção aos funcionários da saúde do Distrito Federal, tudo que for consumido na casa, será 20% off para essa categoria.

Sobre a mostra permanente de artes plásticas

Otoniel Fernandes Neto nasceu em 1964, em Fortaleza – CE, mudou-se para Brasília em 1972, ainda garoto, acompanhando os seus pais. Começou a pintar em Brasília, em 1979, sob a orientação do pintor Aluísio Santana. Realizou sua 1ª exposição individual na Sede da AABB, Brasília, em 1982. Em 1983, entrou na UnB para cursar Licenciatura em Artes Plásticas.

Até 1995 fez dezenas de exposições individuais pelo país, e participou de vários Salões Nacionais de Pinturas. A partir de 1996, o artista começou a trabalhar exclusivamente com exposições temáticas, e pinturas ao ar livre, tendo publicado vários livros de arte com essas exposições. Dentre suas obras temáticas, destacam-se as exposições e os livros inspirados no rio São Francisco, “Velho Chico Ilustrado”; na Chapada dos Veadeiros, “Atelier ao Ar Livre na Chapada dos Veadeiros”; na Serra da Capivara, “Impressões da Serra da Capivara”; entre outros. Otoniel é adepto da pintura ao ar livre e utiliza técnica a óleo. Suas telas esbanjam luminosidade e vigor nas cores, com a espontaneidade das pinturas feitas no campo, onde o artista capta os melhores momentos com paisagens e personagens.

O artista tem uma exposição especial e diferenciada dentro dessa produção de paisagens: uma coleção de nus femininos onde ele cultua a beleza da mulher. São brasileiras em cenários iluminados e coloridos, onde até as sombras variam entre cinzas, sienas, violetas, azuis e carmins. As pinturas têm os espaços iluminados que saltam aos olhos, seja a pele, os cabelos, a grama, a água etc com uma superposição exaustiva de tintas puras, limpíssimas, que parecem coagular a luz entre pinceladas mais grossas e rudes, outras suaves, e até veladuras. Nessa interpretação da luz, Otoniel reafirma a força da sua pintura, com uma plástica diferenciada, onde contemplamos a beleza em formas de mulher. Essa obra está catalogada no livro de arte “Tua Imagem, Teu Soneto”, da Editora Sigla Viva, onde as pinturas estão acompanhadas dos mais belos sonetos da língua portuguesa, já dedicados à mulher, desde Camões, Castro Alves até poetas atuais.

Sobre Joseph Syghor

Credito da foto Estudio Lingus 8. Chef Joseph Syghor 300x200 Restaurante Sabores do Mundo oferece arte e gastronomia em um só lugar

Consagrado pela Academia de Letras do Brasil (ALB) Seccional Catarinense do Alto Vale Europeu/SC, o poeta e produtor musical Joseph Syghor, natural de Brasília – DF, 39 anos, se tornou conhecido no meio musical nacional a partir de produções e parcerias poético-musicais com Hermeto Pascoal, Arnaldo Antunes, Marcelo Frias e Willy Verdager (Secos & Molhados), Roberto Frejat, Guto Goffi e Fernando Magalhães (Barão Vermelho) e as lendas do rock/blues nacional, os irmãos Oswaldo e Celso Vecchione, o que lhe rendeu a produção executiva – e uma parceria de palco  – com a icônica Banda Made in Brazil (SP), dirigindo a turnê nacional de 50 anos de atividades da banda em 2019, repercutindo matérias jornalísticas sobre seu trabalho nas principais capitais culturais do país.

Através de sua antiga produtora (CIA POEMYSTIC), Syghor dava vazão às suas produções em diversos campos das artes, desde o teatro, cinema e show bizz: “Fazia um trabalho de resgate da boa música e da genialidade de artistas que ajudaram a construir uma identidade cultural, representando o talento nacional das décadas de 60,70 e 80 pelo mundo todo, até hoje, e quando uníamos em um show os grandes mestres de todos os tempos e os novos rostos, estávamos renovando público e artistas para o mercado”, comenta o poeta e produtor que carrega no currículo a coordenação de infraestruturas e equipamentos da gigante banda Sepultura.

Como galerista e marchand o poeta também trabalhou com grandes nomes nacionais reconhecido internacionalmente, como o gaúcho Luciano Martins, os catarinenses Juarez Machado e Rodrigo de Haro e o paulista Paulo Gouvêa, que em breve estarão com suas obras exposta nas paredes do Sabores do Mundo também. A casa inaugura a Galeria Bar com esse fenômeno Cearense radicado em Brasília Otoniel Fernandes Neto, 12 obras originais e o livro, edição superluxo com capa dura e sobrecapa, estão à venda nesse vindouro espaço, que há um ano já mostrou que veio pra ficar.

SERVIÇO:

Restaurante – Sabores do Mundo – Ateliê de Arte e Gastronomia em Brasília;

SHTN Trecho 2 Rua 08 Lote 08 Lojas 1 e 2 DFL Vila Planalto;

O restaurante abre de terça a domingo para almoço, happy hour e jantar, das 11h às 02h. De segunda a domingo das 11h às 00h, cardápio, delivery, agendas culturais e reservas. ;

Perfil do restaurante: @saboresdomundodf ou pelo Whattsap 61 9 8290-3589.

 

Fonte: Elafala Assessoria

Foto: Estúdio Lingus

Por: ASCOM VB
Data: 17/09/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!