27.01.2021
Roadtrip pela região Centro-Oeste do Brasil é alternativa para quem quer uma viagem cheia de surpresas
Para te inspirar e ajudar a encarar essa nova aventura, elaboramos uma lista com cinco destinos para viver o chamado “turismo de experiência”
Pantanal (Crédito: iStock)
O turismo de experiência é uma nova forma de viajar. Neste modelo, o viajante busca principalmente a interação com o local, criando experiências que despertem seus sentidos e sentimentos. Esse ramo já estava em alta no mercado do turismo, mas é uma aposta de tendência para o período pós-pandemia.
Além de usufruir de dias de descanso e contemplação, no turismo de experiência, o viajante tem a oportunidade de participar mais da cultura. Este formato de viagem vai além das visitas aos cartões-postais dos destinos e de passeios tradicionais: ele incentiva o turista a se aprofundar mais na região e conhecer mais da realidade dos moradores locais. É uma grande vantagem para o turista, que pode explorar muito melhor o destino e viver novas experiências culturais, e também para a economia da comunidade local.
O número de pessoas que dão preferência a esta modalidade cresce e também aumenta o desejo de viver uma aventura completa. Nada de avião ou fila de espera de bagagem: muitas pessoas decidem dirigir até os destinos para contemplar todo o trajeto até a pousada ou o hostel. Como um automóvel é um investimento que não está nos planos de muitos no momento, uma moto, além de prática e econômica, pode ajudar a construir o clima de aventura. É possível encontrar o modelo ideal para a sua próxima viagem em um leilão de motos por um preço que não estoure o orçamento.
Existem muitos lugares no Brasil para praticar esta modalidade de turismo, especialmente na região Centro-Oeste. Abaixo listamos os cinco melhores destinos para facilitar o planejamento das suas próximas férias.
Pantanal
Possui uma grande biodiversidade, um deleite para todos os sentidos, o destino ideal para quem vai começar a se aventurar nesta modalidade turística. É possível se hospedar em alguma das fazendas do local e aproveitar melhor os dias para uma experiência completa.
Paraíso na Terra
Localizado a apenas 60 km de Brasília, é o lugar ideal para quem quer se conectar com a natureza. O local é uma reserva ecológica com inúmeras nascentes de rios e gerenciada pelo Instituto Teosófico de Brasília.
(Crédito: Divulgação/Site Paraíso na Terra)
Chapada dos Guimarães
Uma típica cidade do interior, onde é possível encontrar lojinhas de artesanato e restaurantes de comida caseira, mas a principal atração do lugar é o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães. O parque fica em uma região de cerrado, com cachoeiras, cavernas e lagoas.
Pirenópolis
A 150 km de Brasília fica uma cidade tombada pelo IPHAN, com atrativos urbanísticos, arquitetônicos e históricos. A cidade exibe casarões do século 18 e, com um astral acolhedor, é bem-estruturada para receber turistas. A região também é recheada de cachoeiras e trilhas.
Catetinho
Para quem gosta de história, é um excelente lugar para visitar durante uma estadia em Brasília. O espaço foi a primeira residência oficial do presidente Juscelino Kubitschek na época da construção da cidade. Hoje, é um museu com referências da época em que Brasília começava a ser construída por Lúcio Costa e Oscar Niemeyer. O quarto de hóspedes, a cozinha e a suíte presidencial preservam o estilo dos anos 1960, e existe a possibilidade de acessar objetos de uso pessoal do ex-presidente.
Catetinho (Crédito: iStock)
Fonte: Link Builder
Fotos: iStock