EnglishJapanesePortugueseSpanish
08.05.2020

Rolê Cultural visita o Panteão da Pátria

COMPLEXO CULTURAL TRES PODERES EXTERNO 05 PANA7266 1024x768 Rolê Cultural visita o Panteão da PátriaNo segundo passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, mostramos um monumento dedicado à liberdade

Quarta-feira é dia de Rolê Cultural. E nesta semana (06), continuaremos o passeio pelo Centro Cultural Três Poderes, conhecendo o Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves. Esta é a segunda parte da visita que já apresentou o Museu da Cidade e o Espaço Lúcio Costa, que também fazem parte do local.

O Panteão da Pátria, projetado por Oscar Niemeyer em formato de pomba, abriga o Livro de Aço de aço dos Heróis da Pátria, que homenageia brasileiros e brasileiras que defenderam ideais de liberdade e democracia, como Tiradentes.

Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Panteão tem, em sua área externa, a pira da Pátria e da Liberdade, que está sempre acesa e simboliza o fogo da Pátria.

Internamente, o espaço é composto pelo Salão Vermelho, que homenageia o ex-presidente Tancredo Neves e também traz o Mural da Liberdade, do artista Athos Bulcão, e representa o símbolo do movimento da Inconfidência Mineira.

No andar superior, está o Salão Negro, que abriga o Painel da Inconfidência Mineira do artista João Câmara; o Vitral de Marianne Peretti; e, ao centro, o Livro de Aço dos Heróis Nacionais.

Vem com a gente conhecer de perto o Panteão da Pátria!

Fonte:  Secec- DF

Crédito: Secec- DF

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!