“ROOTS” FAZ CURTA TEMPORADA EM NOVEMBRO NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA - Visite Brasília
EnglishJapanesePortugueseSpanish
30.10.2019

“ROOTS” FAZ CURTA TEMPORADA EM NOVEMBRO NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIA

Roots Créditos Renato Mangolin 9 1024x682 “ROOTS” FAZ CURTA TEMPORADA EM NOVEMBRO NA CAIXA CULTURAL BRASÍLIACom Thiago Soares e Danilo D’Alma, “Roots” promove o diálogo entre a dança de rua contemporânea e o balé clássico. O espetáculo tem direção de Renato Cruz e Ugo Alexandre e trilha sonora original de Pedro Bernardes

CAIXA Cultural Brasília, recebe nos dias 1, 2 e 3 de novembro (sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h), o espetáculo de dança “Roots”. Interpretado por Thiago Soares (primeiro bailarino convidado do Royal Ballet de Londres) e Danilo D’Alma (bailarino e coreógrafo reconhecido no cenário das danças de rua do Rio). “Roots” promove o diálogo entre a dança de rua contemporânea e o balé clássico, na direção de Renato Cruz e Ugo Alexandre. O músico e multi-instrumentista Pedro Bernardes assina a trilha sonora original executada ao vivo. “Roots” é uma realização da Araucária Agência Cultural, dirigida por Miguel Colker.

A ideia de “Roots” surgiu quando Thiago Soares reencontrou o diretor e coreógrafo Ugo Alexandre alguns anos atrás em Londres. De volta ao Rio, Ugo recebeu uma ligação do bailarino propondo que ele o dirigisse em um espetáculo que resgatasse o início da sua vida artística dançando break e hip-hop, nas ruas e festas da Zona Norte carioca. Os dois começaram a conceber o projeto à distância e, aos poucos, “Roots” foi ganhando forma. O diretor sugeriu Danilo D’Alma, bailarino e coreógrafo reconhecido no cenário das danças de rua, para formar um dueto com Thiago, num grand pas-de-deux entre a dança de rua contemporânea e o balé clássico.

“A nossa ideia era tirar o Thiago da sua zona de conforto. Em cena, mostramos um artista mais visceral”, diz Ugo, que conhece o bailarino há mais de 20 anos, desde os seus primeiros passos na dança, aos 12 anos. “Roots” celebra um reencontro cênico entre dois artistas que seguiram trajetórias distintas: Thiago no balé clássico, e Ugo nas danças urbanas. Com a proposta de enriquecer esta experiência de reencontro a partir de outro olhar, Ugo convidou o diretor e bailarino Renato Cruz para assinar a codireção do espetáculo. Como coreógrafo da Companhia Híbrida, Renato conquistou o público e a crítica com a criação de peças singulares, misturando as danças urbanas com a dança contemporânea.

Thiago Soares conta que a ideia surgiu num momento de reflexão sobre o passado. “Será que aquele menino lá de trás estaria orgulhoso daquele cara que eu sou hoje?”, questiona. “O espetáculo tem uma narrativa emocional muito forte. Fala de coisas importantes nas nossas vidas: a dança urbana para o Danilo, o balé clássico na minha trajetória, a minha relação com o Ugo e a dele com o Danilo”.

As referências na criação de “Roots” vão de Marius Petipa a George Balanchine, de William Forsythe a Bruno Beltrão. O espetáculo apresenta influências do balé clássico, dança contemporânea, hip-hop e house dance. A trilha sonora original foi criada pelo músico e multi-instrumentista Pedro Bernardes. Além de pianista clássico impressionista, o artista cria sons, efeitos e batidas a partir de sintetizadores e outros aparatos musicais.

Sucesso de público e crítica, “Roots” estreou em julho de 2016 no Teatro Oi Casa Grande, no Rio de Janeiro. Em 2017, o espetáculo fez uma temporada popular no Teatro João Caetano.

THIAGO SOARES

Primeiro bailarino convidado do Royal Ballet de Londres, Thiago Soares viveu sua infância e adolescência na cidade do Rio de Janeiro. Aos nove anos, buscou uma escola de dança para aperfeiçoar seus movimentos na dança de rua e, mais tarde, aos 15 anos, ingressou no balé clássico. Aos 17 anos já estava no corpo de baile do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Em 2001, participou do Concurso Internacional do Ballet Bolshoi, na Rússia, e conquistou a medalha de ouro, disputada entre mais de 270 candidatos. A vitória foi um marco na história da dança nacional, já que foi a primeira e única conquistada por um brasileiro até hoje. Após isso, foi convidado para estagiar no Balé Kirov, tornando-se o segundo estrangeiro a integrar a companhia em 100 anos de história. No ano seguinte, foi convidado a integrar o corpo de baile do Royal Ballet de Londres. Em 2017, Thiago foi condecorado pelo embaixador do Brasil na Inglaterra, Eduardo dos Santos, com a honraria de Cavaleiro da Ordem do Rio Branco.

DANILO D’ALMA

Artista, professor e bailarino com 20 anos de experiência artística, com especialidade em danças urbanas e dança contemporânea. É coreógrafo agenciado do Rio H2K Agency e CEO na Dance Sessions BR, coreografou o Palco Street Dance, do Rock in Rio, liderou a Rio 2016 Dancers, grupo de entretenimento oficial, que se apresentou nos intervalos dos jogos olímpicos e paraolímpicos. Atuou na preparação corporal, direção de movimento e consultoria artística de artistas como UM44K, Michel Melamed, Pedro Cassiano, Mel Fronckowiak, Valeska, YANN, Fernanda Abreu, LEY, Pablo Martins 1 Kilo, Jotape e Rodrigo Cartier.

FICHA TÉCNICA:

Elenco: Thiago Soares e Danilo D’Alma

Direção: Renato Cruz e Ugo Alexandre

Colaboração de criação: Pedro Cassiano

Trilha sonora: Pedro Bernardes

Iluminação: Renato Machado

Figurino: Carla Kalache/Balletto

Realização: Araucária Agência Cultural

Serviço:

[Dança] Roots

Local: CAIXA Cultural Brasília – Teatro da CAIXA (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)

Data: de 1º a 3 de novembro de 2019

Horário: Sexta e sábado, às 20h, e domingo, às 19h

Ingressos: R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes CAIXA e pessoas acima de 60 anos, além de doadores de livros)

Bilheteria: de terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h.

Contato: (61) 3206-6456

Duração: 50 minutos

Classificação: livre

Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)

Acesso para pessoas com deficiência e assentos especiais

Patrocínio: CAIXA e Governo Federal


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!