23.09.2020
Rota mapeada de turismo arquitetônico acessível
Brasília lança projeto visando ser referência em acessibilidade turística
Por Luan Gabriel
Na última segunda-feira (21/09), foi lançado o Guia da Rota Arquitetônica de Turismo Acessível, em colaboração da Embratur, Setur e Unidade Nacional de Acessibilidade. A novidade se deu na Casa de Chá durante cerimônia pelo Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência, celebrado em 21 de setembro.
O programa foi criado para premiar o público formado por pessoas com deficiência (PcDs), se tornando a primeira rota mapeada de turismo arquitetônico acessível, oferecendo comodidade e segurança. O DF atualmente conta com 650 mil pessoas com algum tipo de deficiência, sendo esse um dos principais motivos para o projeto.
Foi formado um grupo de trabalho da Embratur, Secretaria de Turismo (Setur) e da Unidade Nacional de Acessibilidade (UNA) para realizarem o projeto. As equipes trabalharam no mapeamento dos locais que o turista com deficiência não conseguia acessar.
Seis espaços do eixo central de Brasília já estão preparados:
- Memorial JK;
- Planetário;
- Torre de TV;
- Museu Nacional Honestino Guimarães;
- Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida;
- Praça dos Três Poderes.
O Guia da Rota Arquitetônica de Turismo Acessível poderá ser acompanhado pelo site da Setur, pelo celular e por meio do Google Maps, outro recurso disponível é a impressão do folder de orientações.