Capital do Brasil já foi eleita lugar mais rápido para se abrir uma empresa no país


Em março de 2020, os empreendedores e contadores levavam, em média, apenas seis horas para abrir sua empresa. Esse era o tempo que levava para dar entrada com o pedido de abertura de negócios nas administrações regionais e saída na Junta Comercial, Industrial e Serviços do DF (Jucis.DF), com um Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) em mãos. Em outros estados, o tempo médio era de pelo menos 21 dias. Esse também é o prazo para alteração nos dados ou fechamento das empresas.

O Distrito Federal ficou em primeiro lugar entre os estados federativos participantes do Sistema Público de Registro Empresarial e Formalização de Empresas em 2020, sendo considerado o lugar mais rápido para se abrir uma empresa no Brasil. Ele foi seguido pela Junta Comercial do Ceará e a do Acre, que contavam com uma média de três dias para abrir uma empresa.

A gestão da Jucis.DF empreendeu muitas mudanças, com o auxílio do governador, como a adoção do registro digital, que foi colocado em prática no segundo semestre de 2020. Isso fez com que os prazos para a abertura de empresas diminuíssem muito, e processos que poderiam levar aproximadamente 15 dias passaram a demorar apenas algumas horas para serem processados.

Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) Nacional e as Juntas Comerciais, o programa Empreendedor Digital foi criado também para melhorar o sistema de integração público e o registro mercantil, automatizando quase por completo a formalização das empresas. Através do Sebrae, o micro e pequeno empreendedor pode tirar dúvidas a respeito do seu guia de pagamento, conhecido como DAS MEI, e também sobre como encerrar o CNPJ.

O Sistema Integrar, ou Sistema de Registro de Licenciamento de Empresas, também passou a reunir no ambiente digital todos os responsáveis pelo processo de abertura, baixa e alteração nos empreendimentos em parcerias com a Secretaria de Economia do DF e a Receita Federal, fazendo com que aproximadamente 33 administrações regionais e órgãos licenciadores analisassem o licenciamento de empresas.

Não só a abertura, mas também as alterações e extinções de empresas também são feitas de forma muito rápida, graças a melhorias que foram citadas anteriormente. A intenção é que mais nove Juntas Comerciais espalhadas pelo país também participem desse projeto.

Uma equipe da Jucis.DF fez um estudo de todas as dificuldades em relação aos processos de abertura das empresas, por meio do Sistema Integrar, e levantou que indicação incorreta de endereços, preenchimento errado de dados no sistema e problemas de internet foram alguns dos erros mais cometidos pelas secretarias executivas.



Fonte: Link Builder


Foto: Divulgação