EnglishJapanesePortugueseSpanish
25.04.2019

SALÃO DO ARTESANATO 2019

32744843487 bc8c9b8687 z SALÃO DO ARTESANATO 2019

ESPAÇO DE EVENTOS DO PÁTIO BRASIL SHOPPING, DE 8 A 12 DE MAIO. ENTRADA FRANCA.

 Raízes Brasileiras – Conheça o Brasil feito à mão

*Aproximadamente 1.000 representantes de mais de 20 estados brasileiros confirmam presença na 12ª edição do tradicional evento

 *Homenagem especial ao Acre, que trará peças de artesanato e delícias da gastronomia

 *Oficinas gratuitas de bordado, tapeçaria, trabalho em fibra e mosaico

 *Shows de artistas como Roberto Corrêa e Cacai Nunes

 *Pela primeira vez na área externa do térreo do Pátio Brasil Shopping

 *Entrada franca!

 

Um encontro com a arte, produtos e sabores que nos identificam como nação. A diversidade da produção artesanal brasileira estará à mostra na 12ª edição do SALÃO DO ARTESANATO, que em 2019 se debruça sobre o tema Raízes Brasileiras, propondo o contato do público com “o Brasil feito à mão”. Pela primeira vez, este que é o terceiro maior evento do setor no País vai acontecer no espaço de eventos no Térreo do Pátio Brasil Shopping, de 8 a 12 de maio, das 10h às 22h. Entrada franca.

Realizado anualmente pela Rome Eventos, o SALÃO DO ARTESANATO conta, desde sua primeira edição, com a participação do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), ligado à Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia. Este ano, o evento vai apresentar o trabalho de artesãos vindos de quase todos os estados da Federação, escolhidos através de um processo de seleção realizado pelo PAB em cada estado. Virão a Brasília artesãos do Acre, Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e Distrito Federal. Já por indicação de federações ou cooperativas de artesanato, estarão presentes artistas do Rio de Janeiro e de Goiás.

Além dos itens à venda, o SALÃO DO ARTESANATO promoverá homenagens a oito mestres artesãos, apresentações diárias do Grupo de Dança Nova Bréscia (em dois horários, às 13h e às 18h) e shows de quinta a sábado, às 19h, e no domingo, às 18h. Dentre os artistas convidados, Roberto Corrêa, um mestre da viola caipira no Brasil, o pesquisador e também violeiro Cacai Nunes, o sanfoneiro forrozeiro Felippe Rodrigues e a Orquestra Alada Trovão da Mata, com sua mistura de maracatu e samba pisado. Um grande mosaico do Brasil, através da arte do artesão brasileiro e de alguns de seus artistas mais originais.

O SALÃO DO ARTESANATO já realizou 11 edições, desde sua criação, em 2009, sendo que em 2018 aconteceram duas edições, a 10ª em Brasília e a 11ª em São Paulo, com participação média de 20 estados brasileiros e do Distrito Federal. Atualmente o SALÃO é o maior evento do ramo no Centro-Oeste e está entre os três maiores eventos do setor no Brasil, sendo comparado a iniciativas com mais de 20 anos de história, como a Fenearte, de Pernambuco, e a Feira Internacional de Artesanato, que acontece em Belo Horizonte.

Mais que um evento comercial, o Salão do Artesanato é um local de valorização e perpetuação da cultura brasileira, mostrando o que se tem feito de mais criativo no país e o que há de mais expressivo na produção artesanal brasileira. O evento também trabalha com o conceito da sustentabilidade, realizando a coleta seletiva de resíduos e com expositores que comercializam produtos que utilizam como matéria-prima materiais reciclados. Todo o lixo reciclável é doado para cooperativas de reciclagem.

O SALÃO DO ARTESANATO 2019 tem o patrocínio do BRB e a parceria da LATAM CARGO.

BRASIL FEITO À MÃO

O artesanato no Brasil é um dos mais ricos do mundo e garante o sustento de várias famílias e comunidades. A diversidade cultural e a expressão criativa dos artesãos brasileiros destacam o país como um importante polo de produção artesanal. O setor conta com milhares de produtores, uma rede tradicional e informal de comercialização, formas gregárias de produção e produtos criativos repletos de identidade cultural, o que gera uma grande aceitação no mercado nacional e internacional.

Erudito, popular ou folclórico, o artesanato brasileiro passeia por diferentes matérias-primas, técnicas, estilos. Atualmente, existem centenas de artesanatos no Brasil, da cerâmica aos trançados, das sementes às madeiras, passando por pinturas e o artesanato sustentável. Para a edição 2019 do SALÃO DO ARTESANATO, essa arte feita à mão será valorizada, com a presença de 1.000 artesãos de várias partes do País.

Será possível conhecer a produção de objetos de decoração, utensílios domésticos, móveis, acessórios, joias, bijuterias, confecções, cestarias, bordados, roupas de cama e muitos outros produtos. Irão participar do evento cinco mestres artesãos, reconhecidos como Patrimônio Cultural de seus estados pela singularidade e exclusividade dos materiais e técnicas utilizados, além de 19 artesãos, selecionados pelas coordenações estaduais de artesanato, que terão uma área de destaque no SALÃO.

Além dos estandes para venda de produtos, o SALÃO DO ARTESANATO vai promover oficinas gratuitas, ministradas por artesãos de Minas Gerais, com reconhecida técnica nas áreas de bordado Douro Preto (ponto livre, rococó, matizado, ponto corrente e outros); de Pernambuco, com a tradicional tapeçaria (Tapeceiras do Carmo); de Goiás com os trabalhos em fibra; e do Distrito Federal, com os belos trabalhos em mosaico. As oficinas serão oferecidas durante todos os dias do evento, em três horários distintos: de 11h às 12h; de 15h às 16h e das 16h às 17h. Cada oficina comportará até 20 pessoas e não serão feitas inscrições prévias. A inscrição será no local, por ordem de chegada.

HOMENAGEM AO ACRE – Como acontece em cada edição, o evento fará homenagem especial a um estado da Federação e desta vez o escolhido foi o Acre. O estado possui aproximadamente dois mil artesãos cadastrados junto ao programa de artesanato acreano. O estado tem se destacado nas feiras de realizadas em todo o Brasil – em apenas três anos, a cadeia produtiva movimentou cerca de 12 milhões com a participação em eventos nacionais de 2015 a 2017.

Para o SALÃO DO ARTESANATO, o Acre trará itens do artesanato que caracteriza a produção do estado, como biojoias, roupas, sapatos, a gastronomia típica acreana (com salgados regionais como Saltenhas, kibe de arroz, kibe de macaxeira, pastel com recheios regionais de jambu, de frango, pirarucu, suco de cupuaçu, dentre outros), panfletos para divulgação turística e elementos da cultura do estado.

PROGRAMAÇÃO DE SHOWS

 DE 8 A 12/05 – às 13h e às 18h

Grupo de Dança Nova Bréscia

QUINTA, 09/05 – 19h

Felippe Rodrigues

 SEXTA, 10/05 – 19h

Roberto Corrêa

SÁBADO, 11/05 – 19h

Cacai Nunes

 DOMINGO, 12/05 – 19h

Orquestra Alada Trovão da Mata

OS ARTISTAS

BALLET FOLCLÓRICO NOVA BRÉSCIA DANÇA SHOW – grupo de danças folclóricas nacionais e internacionais, criado no município de Nova Bréscia, Rio Grande do Sul, em 2009. Sob as coreografias de Gabriela Laste, 75 bailarinos, com idades entre 5 e 40 anos, se revezam em apresentações pelo Brasil e exterior. Em 2018, ao completar 10 anos de existência, o grupo representou o País em festival internacional, levando um grupo de 11 bailarinos ao Chile. O repertório do Ballet inclui samba, samba de gafieira, sertanejo, xaxado, gaúcho, candomblé, coco, maracatu, dentre outras danças.

FELIPPE RODRIGUES – Cantor, compositor, instrumentista, professor de audiovisual, produtor musical, artístico e fonográfico, nasceu em Irecê, na Bahia. Seus estudos musicais começaram quando tinha 11 anos de idade e aos 12 anos já fazia parte da primeira formação da Banda Heros, tocando teclado e piano. Entre 1997 e 1999, fez vários shows que o levaram a se profissionalizar como músico de baile, passando por bandas como Jovens Fênix (PJ), Clone Nuclear, Felippe & Dammy, Banda Rapa pé, Forró Encosta N’eu e Kambo 20:12. Seu repertório inclui forró pé de serra, com músicas de artistas como Luiz Gonzaga, Dominguinhos, Zé Ramalho, Waldonis, Santana, Elba Ramanlho, Alcimar Monteiro, dentre outros.

ROBERTO CORRÊA – Um dos mais importantes nomes da viola no Brasil, é instrumentista, compositor e pesquisador. É um dos pioneiros na recente expansão do uso da viola no Brasil e seus trabalhos, além de apresentarem a sua versatilidade artística, apontam novos caminhos para seus instrumentos. Ao longo da carreira, lançou 19 discos e realizou recitais em salas de concerto de todo o Brasil e em 29 países, em importantes espaços internacionais como o Konzerthaus (Viena), Beijing Concert Hall (Pequim) e Haus der Kulturen der Welt (Berlim). Mineiro de Campina Verde, Roberto é doutor em Musicologia pela ECA/USP. O músico apresenta a viola caipira e a viola de cocho com repertório de clássicos regionais e composições próprias. Os instrumentos, característicos da região interiorana brasileira, ganham uma abordagem moderna e sofisticada, sem perder suas referências tradicionais. O repertório, composto por músicas instrumentais e cantadas, contempla composições próprias de Corrêa e arranjos de clássicos para temas da cidade e do sertão. Ao longo da apresentação Roberto contextualiza os instrumentos e aspectos de sua cultura.

CACAI NUNES – Nascido em Pernambuco e criado em Brasília, iniciou seus estudos de viola caipira em 2001, com Marcos Mesquita e Roberto Corrêa. Estudou, também, com o mestre Alencar 7 Cordas. Cacai Nunes vem se destacando no cenário da música instrumental ao agregar novas possibilidades para a viola brasileira. Possui três CDs lançados – “O Avesso”, com composições próprias e arranjos de Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga e Dilermando Reis; “Casa do Chapéu”, com uma mescla de música dos terreiros do candomblé e viola; e o mais recente, com choros de Paulinho da Viola, Dominguinhos, Canhoto da Paraíba, Ernesto Nazareth, dentre outros. Em 2007, fundou o Curso de Viola na Escola Brasileira de Choro Raphael Rabello, abrindo novos caminhos para esse instrumento de infinitas possibilidades. Cacai Nunes já se apresentou em Washington (EUA), Argel (Argélia), Bamako (Mali), La Coruña (Espanha), Paris (França), Genebra (Suíça), Amsterdan (Holanda), Bogotá (Colômbia) e por oito cidades do Chile, incluindo a capital Santiago.

ORQUESTRA ALADA TROVÃO DA MATA – Criada em 2012, com a missão de trazer e celebrar o Calango Voador, em sua tradicional festa, em Brasília, a orquestra transcendeu o festejo e hoje se apresenta o ano inteiro, levando e cortejando as figuras sagradas do Mito do Calango Voador pela cidade. Em seu batuque o pulso que rege a orquestra é a batida do Samba Pisado, ritmo cerratense criado e tocado pelo grupo Seu Estrelo (DF). Formada por 35 brincantes, vai abrindo caminhos para a alegria e para o encantamento, tocando tambores, almas e corações. Esteve presente no Festival Brasília de Cultura Popular nos anos 2012, 2013 e 2015; no carnaval de Brasília entre os blocos Arrastão da Martinha, Bloco do Ventoinha, Carnaval do CCBB e Bloco do Calango Careta.  E foi a anfitriã, em 2017, do festival internacional de percussão São Batuque.

SALÃO DO ARTESANATO 2019

 Local: Térreo do Pátio Brasil Shopping

Data: de 8 a 12 de maio

Horário: de 10h às 22h

ENTRADA FRANCA

Promoção: Rome Eventos

Apoio: Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) / Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade / Ministério da Economia

Patrocínio: BRB

Parceiro: LATAM CARGO

Informações: (61) 3345.0011

 

47687905631 b3c08165bf z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 47687882551 2de5ed2295 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 47635103052 6365b5714b z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 47635101422 3d60b4827f z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 47635095902 20cdd714fb z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 47635085282 38935aab5d z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 46772103675 4805bc6b38 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 46772010485 2cc7dee797 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 33810544078 f8493c3f4c z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 33810418248 5a4029db3f z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744860767 d9fcd66470 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744849727 5d7175eb97 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744845247 32eb4b6358 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744843487 bc8c9b8687 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744822677 6ef67b9553 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019 32744731487 980a545273 z 150x150 SALÃO DO ARTESANATO 2019

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!