EnglishJapanesePortugueseSpanish
24.08.2020

Samu comemora 15 anos de atendimento no Distrito Federal

Serviço de atendimento tem sido um dos protagonistas no transporte de pacientes durante a pandemia

Por Andreza Lorrane

Hoje é a celebração de 15 anos para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu)! Diante da pandemia, causada pelo novo Coronavírus, o trabalho de motoristas, enfermeiros, médicos, atendentes, socorristas, técnicos e psicólogos tem sido ainda mais solicitado. Além de resgates, buscas e atendimentos que já faziam, esses profissionais passaram a integrar a batalha no combate ao Covid-19.

O médico Alexandre Garcia relata que o transporte de pacientes entre unidades de saúde aumentou muito nos últimos meses. “No caso das pessoas que entram em um hospital e precisam ser intubadas, a necessidade delas é um leito de UTI. Quando são transferidas, quem faz esse transporte é o Samu”, explica. Já foram realizados 3.407 atendimentos, um grande aumento de atendimentos quando comparados 4.687 realizados durante todo o ano de 2019. 

Doutor Garcia, como é conhecido, frisa que, no contexto da pandemia, a dificuldade é manter os atendimentos aos pacientes e, simultaneamente, cuidar dos profissionais. Segundo ele, a aquisição de equipamentos de proteção individual (EPI), especialmente no início da crise sanitária, mostrou-se muito complexa pela alta demanda por esses materiais.

Segundo Garcia, 311 servidores do complexo regulador do Samu foram afastados por causa da Covid-19. “O grande desafio na pandemia foi manter o atendimento pré-hospitalar e, além disso, dar fluxo aos atendimentos de leitos de UTI por causa do coronavírus e também de outras patologias, como infarto, AVC (Acidente Vascular Cerebral) e assim por diante”, informa. 

O diretor pede que a população tenha compreensão e ressalta que passar trote é crime. “Não façam trote nem para a Segurança nem para a Saúde. Se você passa um trote e a gente manda uma viatura, outra pessoa que realmente está precisando está deixando de ser atendida. O trote é um crime e acaba complicando a vida do cidadão que realmente precisa de socorro”, finaliza.

 

%name Samu comemora 15 anos de atendimento no Distrito Federal
Foto: divulgação/SAMU

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!