Evento aberto ao público reúne apresentações artísticas - em diferentes linguagens - concebidas por jovens de Brazlândia durante oficinas de formação de novos talentos


Aquecer e fomentar a produção cultural em Brazlândia foi a proposta do Caleidoscópio. Projeto realizado ao longo de todo o mês de setembro e que promoveu cinco oficinas gratuitas de formação artística. Os resultados deste trabalho serão apresentados ao público na noite do dia 2 de outubro.

Ministradas por jovens, que vêm se destacando na cena cultural do DF, as oficinas apresentaram novas técnicas de canto, com Tonhão Nunes e Pietra Sousa, circo, com Lukas Martins, maquiagem e figurino, com Mozilla Firefox, teatro performance, com Nine, e dança, com Guilherme Victor.

Para alcançar os objetivos propostos pelo Caleidoscópio, 18 novos talentos, distribuídos nas oficinas, atenderam a 16 horas de aula. Para transmitir o conteúdo, professores e professoras lançaram mão de recursos didáticos para assimilação de conhecimento por meio de exercícios práticos e teóricos.

Dentre as ferramentas educacionais aplicadas, estavam jogos criativos e de autoconhecimento, além de confecção de adereços para concepção de cenas teatrais curtas. Na dança, alunos, alunas e alunes aprenderam técnicas do estilo Jazz Lyrical, Street e Funk como meio expressivo.

Para o canto, foi exercitado o potencial criativo e expressivo da voz explorando possibilidades sonoras com o corpo inteiro como instrumento presente. No circo, foram introduzidas técnicas de acrobacias de solo e de aéreos visando trabalhar todas as capacidades físicas. Enquanto cuidados com a pele, automaquiagem social, drag e artística, e modelagem criativa em papel para conceber um figurino, foram os destaques da oficina de Maquiagem e Figurino.

O Sarau Cabaré da Mozilla, que vai acontecer no dia 02 de outubro, aberto ao público a partir das 19h, cumprirá o seguinte roteiro:

A abertura será com o Circo, quando cinco artistas de diversas áreas criarão asas no picadeiro exibindo leveza e técnica em performances aéreas e de solo. O Canto promete levar os espectadores a flutuar entre notas vibrantes, propondo um olhar mais sutil sobre o mundo.

A Dança se fará presente com apresentação do Grupo Militudas da Lacração, criado durante a oficina e com estreia no Sarau. Na apresentação, sentimento, anseios, representatividade e empoderamento de integrantes que fizeram parte desse processo de re-descoberta expressiva através do movimento.

Alunos, alunas e alunes da oficina de Teatro realizarão breve intervenções sob o nome "O Sistema de 4", entre as apresentações. O ponto de partida para a concepção das performances foi a investigação acerca dos conflitos - internos e externos - travados para se seguir existindo. Serão apresentadas quatro cenas, sendo elas: "Coxinhas Verdes, Amarelas e Fritas?, "O incrível homem, que não era homem", "Guarandi, a lenda de Braz" e "Se eu viver, me deixe viva!".

Mozilla Firefox e integrantes de sua oficina de Maquiagem e Figurino, de forma provocadora, irreverente e instigante, realizarão intervenções durante e em meio às apresentações.

Apresentam-se no Sarau Cabaré da Mozilla os/as jovens artistes, de Brazlândia, Allan, Ana Káita, Ana Paula Alcantara, Antonia, Bibi, Tiago Araújo, Matheus Perius, Eric, Felipe, Flora Magnata, Gabriel Santos, Gabriela, Gustavo Souza, Isa, Jéssica Nunes, Nauba, Pedro e Sudré.

O Caleidoscópio é uma fusão entre as artes e atividades de capacitação, performances artísticas e vivências coletivas. Celebra, ainda, o encontro profissional entre Wellington Araújo e o produtor cultural Gustavo Letruta, que nos palcos se apresenta como a Drag Queen Larissa Hollywood. Com esta primeira edição, ?queremos abrir um eixo cultural para a região de Brazlândia, a partir da concretização de um sonho do artista Wellington, que a conhece a fundo e tem desejos em vê-la crescer?, comenta Gustavo.

Serviço:

Sarau Cabaré da Mozilla

Local: Escola Parque da Natureza

Endereço: Quadra 3, Lote 2, Setor Veredas, Setor de Chácaras de Brazlândia

Dias: 2 de outubro, sábado

Horário: Das 19h

Entrada: Franca

Classificação indicativa: Livre para todos os públicos

Fonte: Território Comunicação

Fotos: Andre Gagliardo

https://www.youtube.com/watch?v=nl9X5lDD-PY