Salão de Franquias reunirá, de forma virtual, cerca de 90 marcas de diversos segmentos


Nos dias 10 e 11 de setembro acontece, de forma virtual e gratuita para todo o Brasil, o Salão de Franquias 2021. A iniciativa, liderada pelo Sebrae no Paraná e pelo Sebrae Nacional, foi abraçada pelo Sebrae no Distrito Federal e contará com a participação de quase 90 marcas de diversos segmentos que vão expor seus produtos e serviços na expectativa de atrair possíveis novos franqueados.

As franquias despontam como uma alternativa segura para quem pensa em empreender, mas não possui amplo conhecimento e experiência de mercado ou gestão. Esse modelo de negócio funciona como uma estratégia empresarial para distribuição e comercialização de produtos e serviços de uma determinada marca e não requer que um empresário precise vivenciar as diversas etapas necessárias para o desenvolvimento de um novo negócio. Além disso, uma marca franqueadora disponibiliza treinamentos e toda uma base de conhecimentos e suporte para que os franqueados se mantenham e sejam bem-sucedidos no mundo dos negócios.

?Dois perfis são muito importantes para que um negócio tenha uma maior probabilidade de dar certo. O do empreendedor, aquele insatisfeito com o status quo, que avança, que está à frente do seu tempo, e o do gerente, aquele que conduz o dia a dia dos negócios. Juntos, eles levam ao crescimento sustentável dos negócios. A franquia é uma boa oportunidade para que o perfil do gestor aproveite o trabalho pronto do empreendedor, que já definiu o produto, o mercado e o modelo de negócio a ser implantado. Momentos de crise são também oportunidades para aqueles que não se entregam às adversidades. A franquia é uma oportunidade de negócio de menor risco e permeada de pequenos empreendedores na realização do sonho de ter seus próprios negócios?, observa o superintendente do Sebrae no DF, Valdir Oliveira.

Em 2020, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor contava com 156.798 unidades franqueadas em operação no Brasil. Juntos, esses empreendimentos faturaram um total de R$ 167,2 bilhões, número que comprova a força do setor, apesar das dificuldades impostas pela pandemia da Covid-19, sobretudo a desaceleração econômica. Para 2021, o setor de franquias brasileiro devem encerrar o ano com crescimento de mais de 8% no faturamento e 5% em número de unidades, segundo a ABF.

Cada participante do salão terá a oportunidade de conversar individualmente com empresários que mantêm franquias em segmentos como alimentação, educação, beleza e saúde, dentre outros. Cada encontro terá duração de até 1 hora, tempo em que o interessado poderá compreender melhor o universo das franquias, tirar dúvidas, conversar sobre potencial de mercado, obter informações sobre custos e financiamento e também efetivar novos negócios.
A expectativa é que, em dois dias, o Salão de Franquias conecte as marcas a mais de 1,5 mil possíveis novos franqueados.

A Rede de Brechós Peça Rara, que aposta na economia circular e valoriza o consumo sustentável, é uma das 11 marcas do DF e do Goiás que participará do Salão de Franquias 2021. O empreendimento, criado em 2007, tem lojas em várias regiões administrativas do DF e, no momento, está em expansão pelo Brasil, somando 24 lojas físicas em todo o território nacional. A meta é chegar a 42 lojas até o fim deste ano e para isso, o sócio proprietário da marca, Marcelo Corrêa, deposita confiança na realização do evento. ?Vamos mostrar aos interessados a possibilidade de eles terem uma franquia rentável, que privilegia o meio ambiente, os recursos naturais renováveis; um empreendimento comprometido com o lado econômico, o social e o ambiental?, garante.

Os interessados em adquirir uma franquia podem se inscrever de forma antecipada, por meio da página do Salão de Franquias 2021 na internet (www.sebraepr.com.br/salaodefranquias).

Serviço ? Salão de Franquias 2021
Evento GRATUITO
Quando: 10 e11 de setembro
Informações/inscrições: www.sebraepr.com.br/salaodefranquias

Fonte: ASCOM SEBRAE/DF