EnglishJapanesePortugueseSpanish
08.12.2020

Secretaria da Mulher e Abrasel-DF lançam curso Boto Fé na proteção para trabalhadores da oferta de álcool

%name Secretaria da Mulher e Abrasel DF lançam curso Boto Fé na proteção para trabalhadores da oferta de álcool

 

Iniciativa do Brasília Vida Segura faz curso online pioneiro para ensinar sobre venda responsável de bebidas a trabalhadores do setor 

O Programa Brasília Vida Segura é uma parceria entre Governo do Distrito Federal, Fundação AB Inbev e Ambev junto aos parceiros técnicos Instituto Tellus e Falconi que atua para educar e prevenir o consumo excessivo de álcool no Distrito Federal. Em 2020, o Programa apostou em uma plataforma online e gratuita para sensibilizar trabalhadores do setor de bares, restaurantes e eventos, sobre a venda consciente e responsável de bebidas alcoólicas.

A novidade é que o curso agora contará também com participação da Abrasel/DF – Associação de Bares e Restaurantes, que acabou de se juntar ao Programa. A parceria prevê a chancela da Abrasel no certificado dos alunos que concluem o curso – legitimando ainda mais a qualidade do conteúdo ofertado, além de benefícios e incentivos especiais para os associados que participarem do curso Boto Fé.

O curso tem como objetivo a profissionalização da oferta de álcool e ensinará boas práticas para promoção de atitudes responsáveis em estabelecimentos que vendem bebidas alcoólicas. A capacitação ensina como os profissionais desse setor devem agir em situações em que o consumo excessivo de álcool produz efeitos negativos para a coletividade, como importunação sexual e episódios de violência. O curso traz ainda orientações para promoção do consumo moderado a fim de evitar que os problemas e consequências do consumo nocivo (venda para menores de idade, beber pesado episódico, etc) se tornem ainda mais críticos. 

Como iniciativa da Secretaria da Mulher, no dia 09 de dezembro haverá às 17h Live para lançamento do módulo especial do curso chamado “Boto Fé na Proteção”, com a participação da Secretária Ericka Filippelli, o presidente da Abrasel Beto Pinheiro e o Coordenador Conselho do Brasília Vida Segura, Leandro Piquet. O novo módulo trará questões sobre como proteger mulheres e meninas que se sintam em risco nos ambientes em que há venda de bebidas alcoólicas, como bares, restaurantes, shows e eventos. O conteúdo foi pensado para ajudar os funcionários dos estabelecimentos a identificarem situações de importunação sexual, violência, intimidação e outras formas de desrespeito que possam colocar mulheres em perigo. Através de dicas práticas, o curso vai ensinar como abordar os agressores e como apoiar as vítimas de forma discreta e segura, além de divulgar os canais de denúncia e rede de proteção à mulher para os casos mais graves. 

“A Secretaria da Mulher tem trabalhado no sentido de engajar toda a sociedade na luta pelo enfrentamento à violência contra a mulher, compreendendo que, quanto mais setores estiverem envolvidos nessa luta, teremos resultados mais eficientes. Essa ideia casa com a proposta do projeto Brasília Vida Segura, do qual somos parceiros e que tem como objetivo criar redes de apoio com diferentes setores da sociedade para garantir que bares e restaurantes sejam ambientes saudáveis e seguros, promovendo a cultura de paz dentro desses espaços.” afirma Ericka Filippelli, Secretária da Mulher e conselheira do Brasília Vida Segura.

A iniciativa é pioneira no Brasil. Capacitações como boas práticas de venda de bebidas alcoólicas é comum em países desenvolvidos, como Estados Unidos e Austrália, e comprovadamente reduz incidentes indesejados em estabelecimentos de venda de bebidas alcoólicas, transformando a qualidade do atendimento e deixando o ambiente mais seguro. 

Segundo o Presidente da Abrasel-DF Beto Pinheiro, o curso é de extrema importância para preparar atendentes para uma venda consciente de bebidas alcóolicas. “Todos têm direito ao lazer e à diversão, mas tem de haver um limite. Essa parceria agregará muito às equipes, gerando mais conhecimento aos colaboradores e tornando-os mais preparados para situações de consumo exacerbado de álcool nos estabelecimentos”.

No início de 2020, mais de 250 alunos foram capacitados na modalidade presencial do curso, que já contava com o apoio da Secretaria da Mulher. Com a chegada da pandemia e a necessidade de estabelecer distanciamento social, o curso ganhou uma versão online, permitindo então que mais pessoas possam acessar o conteúdo em todo o Distrito Federal. O Boto Fé é oferecido por meio da página virtual brasiliavidasegura.com.br. Além do módulo “Pela Proteção das Mulheres e Meninas”,  o curso Boto Fé já possui dois módulos disponíveis no portal do Brasília Vida Segura que trazem dicas práticas para um serviço de bebida responsável. As inscrições podem ser realizadas pelo site e todos os módulos do curso estarão disponíveis para acesso dos participantes a qualquer momento.

 

Projeto 

O Brasília Vida Segura nasceu do compromisso global firmado pela AB InBev (controladora da Ambev Brasil) por meio da Fundação AB InBev, com o objetivo de diminuir em pelo menos 10% o consumo nocivo de álcool. O compromisso firmado busca atender a Agenda 2030 da Organização Mundial da Saúde (OMS) de diminuir o consumo nocivo de álcool.

No Brasil, o programa firmou, desde 2017, termos de cooperação com o Governo do Distrito Federal, estabelecendo uma cooperação público-privada. O projeto atualmente conta com apoio das secretarias de Mobilidade e Transporte, Saúde, Educação, Mulheres, Governo e Casa Civil. 

O Brasília Vida Segura está estruturado em 4 (quatro) pilares de atuação, conectados ao seu objetivo central: 

Segurança Viária: auxílio à melhoria da segurança do sistema viário, reduzindo dessa forma, o risco de morte por acidentes de trânsito;

Saúde: apoio a atenção de saúde primária na prevenção ao uso nocivo do álcool, proporcionando o aumento da expectativa de vida; 

Menor de Idade: atuação na educação pública básica para a prevenção do consumo de bebidas alcoólicas por menores de 18 anos; e

Serviço de Bebida Responsável: capacitação em serviço de bebida responsável para profissionalização da oferta de álcool, redução de episódios de consumo nocivo e para evitar situações de assédio às mulheres nesses ambientes.

 

Sobre a Ambev 

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 30 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma empresa inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Seu portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos, sucos e água, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. 

 

 

Fonte: Solos Comunicações

Foto: Divulgação


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!