EnglishJapanesePortugueseSpanish

Segunda edição do livro ‘A Invenção da Superquadra’ é lançada oficialmente


IMG 5435 Segunda edição do livro ‘A Invenção da Superquadra’ é lançada oficialmente

Referência sobre o Conjunto Urbanístico de Brasília, a publicação esteve esgotada por cerca de dez anos.

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), autarquia vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo, lançará nesta quinta-feira (17) a segunda edição do livro A invenção da Superquadra. O evento, realizado na sede do Iphan, em Brasília (DF), contará com a participação de diversas autoridades e técnicos da autarquia.

Em observância às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, o livro será lançado em um evento ao ar livre, com número reduzido de convidados. Haverá, ainda, a tomada de precauções como a aferição de temperatura, disponibilização de álcool em gel e orientação para que os convidados permaneçam de máscara durante todo o tempo.
A publicação teve a sua primeira edição lançada em 2009 e reimpressa em 2010, por ocasião do cinquentenário da cidade. Foi baseada na pesquisa dos professores Matheus Gorovitz e Marcílio Mendes Ferreira, da Universidade de Brasília. Com mais de 500 páginas, o livro inovou ao divulgar registros documentais e históricos até então fora do alcance do público. Desenhos técnicos e informações sobre os primeiros prédios de apartamentos da cidade foram apresentados em uma linguagem acessível tanto a especialistas quanto a leigos. Devido à importância do material, o volume se tornou referência entre arquitetos e pesquisadores, teve alta procura e ficou esgotado por anos.

Em 2018, diante da importância atribuída à obra e à iminência dos 60 anos da capital, o Iphan iniciou o trabalho de reeditar o conteúdo. “A princípio, o objetivo era somente reimprimir a edição original. Porém, a riqueza do material levou a equipe a ampliá-lo e melhorá-lo por meio da tradução para o inglês, novas fotografias e um novo projeto gráfico”, explica o superintendente do instituto no Distrito Federal, Saulo Diniz.

A renovação do conteúdo é um dos principais destaques da segunda edição. As fotografias das superquadras foram atualizadas; legislações obsoletas, suprimidas; e, os textos originais, revisados, bem como os desenhos técnicos presentes no volume original.

A segunda edição também se destaca pela ampliação. A biografia dos entrevistados, a correção de desenhos e a inclusão de projetos que constavam na pesquisa original dos professores, mas cuja ausência de informações pontuais não permitiu sua inclusão na primeira edição, estão entre os acréscimos.

Dentro dos capítulos, é apresentada a planta da superquadra, com a definição do arruamento, do cinturão verde, dos equipamentos e da disposição dos blocos. Em seguida, é apresentada uma tipologia (um determinado padrão de edifício) presente naquela quadra. Há, ainda, fichas e desenhos técnicos sobre todos os prédios apresentados.

Ao todo, são mais de 70 edificações descritas ao longo do livro. Por fim, há textos de Lucio Costa e de outros arquitetos, bem como entrevistas com outros profissionais que atuaram na construção de Brasília.

Distribuição

A segunda edição teve uma tiragem inicial de 1700 exemplares, repartidos entre instituições de ensino, de governo, e distribuição ao público geral. A versão digital da obra será disponibilizada gratuitamente no site do Iphan.

Interessados em adquirir um exemplar do livro físico deverão entrar em contato pelo e-mail tecnica.df@iphan.gov.br fornecendo nome completo, CPF e melhor dia e horário para retirada ou informações para emissão de Guia de Recolhimento da União (GRU) referente aos custos de envio.

Os optantes pela retirada deverão realizá-la na sede do Iphan (Quadra SEPS 713/913, Bl. D, Asa Sul, Brasília-DF). Devido à quantidade limitada de volumes, será permitida a retirada de um livro por CPF. A distribuição será priorizada conforme a ordem de chegada dos e-mails. Solicitantes que não comparecerem no dia e no horário acordado voltarão ao fim da fila de pedidos.

Em caso de dúvidas, a equipe técnica do Iphan estará à disposição pelos telefones (61) 2024-6183 / 2024-6190, de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h30. O contato telefônico estará disponível apenas para dúvidas; as reservas de exemplares devem ser feitas por e-mail.

Fonte: Assessoria de Comunicação Iphan

Fotos: Iphan/Taís Arruda

 

Por: visitebrasilia
Data: 21/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!