Com programação online e gratuita, Nova Acrópole promove atividades que ressaltam o valor da Beleza como um meio para o desenvolvimento das emoções e para a compreensão da vida


Platão definia arte como a capacidade humana de fazer coisas de maneira inteligente através do aprendizado, sendo um reflexo da capacidade criadora do ser humano. Manifestada em várias linguagens, dialoga com cada indivíduo de maneira única, o que pode ser um meio para o desenvolvimento das emoções e para a compreensão da vida.

Esta é a tônica da Semana da Arte, evento anual promovido pela Organização Internacional Nova Acrópole Brasil que acontece de 24 a 26 de junho, às 20h (BSB) com atividades gratuitas transmitidas pelo canal da instituição no Youtube, atualmente com mais de 720 mil inscritos. Este é segundo ano consecutivo que a programação acontece de forma online.

?A vida como arte? é a palestra que abre a programação cultural na quinta-feira, 24.06, às 20h (BSB). O diretor-presidente de Nova Acrópole Brasil- divisão Norte, Luís Carlos Marques Fonseca aborda aspectos filosóficos de como podemos reconhecer a existência da arte e apreciá-la enquanto modo de vida.

Na sexta-feira, 25.06, no mesmo horário, o professor Leandro Aguiar aborda a vivência e as lições que podem ser apreendidas da obra do compositor e músico alemão Johann Sebastian Bach na palestra ?Aprendendo com J. S Bach e sua música?. Considerado um dos mais importantes artistas da história da música, grande intérprete do cravo e do órgão, Bach e sua obra foram responsáveis por marcar o período histórico conhecido como Barroco.

A professora Lucia Helena Galvão encerra a Semana da Arte com a palestra ?Reflexões para perceber a Beleza?, também às 20h (BSB). A busca pelo sentido da beleza é também a busca pelo sentido da vida, conforme ressalta a filósofa e professora de Nova Acrópole.

Como exemplo, ela lembra a citação de Curuppumullage Jinarajadasa, filósofo e escritor cingalês e um dos mais importantes autores teosóficos do mundo, autor de mais de 50 livros e 1,6 mil artigos em periódicos no mundo: ?Todas as verdadeiras formas de arte fazem a consciência humana compreender na vida aqueles valores que a Alma já conhece no plano da intuição?. ?Vemos que só se reconhece a beleza na vida porque ela está dentro de nós; é como um espelho, um reflexo da Alma e aí reside o grande potencial da arte na vida?, afirma.

Programação Semana da Arte 2021

Quinta-feira, 24.06 ? 20h (BSB)

?A vida como arte? ? Luís Carlos Marques Fonseca

Sexta-feira, 25.06 ? 20h (BSB)

?Aprendendo com J. S. Bach e sua música? ? Leandro Botelho Aguiar

Sábado, 26.06 ? 20h (BSB)

?Reflexões para perceber a Beleza? ? Lúcia Helena Galvão

SERVIÇO

O QUÊ: Semana da Arte 2021

QUANDO: 24 a 26 de junho

HORÁRIO: 20h (Brasília)

ONDE: youtube.com/NovaAcropole

QUANTO: Gratuito

Sobre os palestrantes

Luís Carlos Marques Fonseca é diretor presidente da Nova Acrópole Brasil - divisão Norte, responsável pela gestão de mais de 35 sedes localizadas nas regiões Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil. Há 37 anos atua como instrutor de filosofia, ministrando diversos cursos oferecidos regularmente pela Nova Acrópole, dentre os quais se destacam: Ética e Moral; Sociopolítica; Filosofia da História; Oratória; Administração do Tempo; História da Filosofia Antiga e Medieval; Simbologia Teológica; Mitologia e Sabedoria Oriental. É formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, tendo atuado por mais de 30 anos como executivo em empresas de telecomunicações que operam no Brasil.

Leandro Botelho Aguiar - iniciou o estudo da filosofia na Organização Nova Acrópole em 1995 e é instrutor das cátedras de ética, sociopolítica, filosofia da história, simbologia e história da filosofia do oriente e ocidente. Possui experiência em música nas áreas de coral, apreciação musical e artística em geral.

Lúcia Helena Galvão Maya é professora de filosofia da Organização Nova Acrópole há 31 anos. Ministra aulas sobre os mais variados temas: ética, sociopolítica, simbologia, história da filosofia, entre outros. Poetisa, já publicou quatro livros, além de produzir artigos e crônicas frequentemente publicados pela imprensa de todo o país. Profere ainda palestras e conferências regularmente para grandes públicos no Brasil.

Sobre Nova Acrópole

Nova Acrópole é uma organização internacional de caráter filosófico, cultural e voluntário que atua há mais de 60 anos na promoção do estudo da filosofia de maneira aplicada, buscando fazer com que os ensinamentos e experiências que deram sustentação às grandes civilizações sirvam de base para reflexões e ações que possam contribuir na construção de uma sociedade melhor.

Fonte: Ana Cristina Moreira dos Santos

Texto: Steffanie Schmidt

Foto: Luana Leroy