20.03.2018

SERGIO RIZO – CADERNOS DE DESENHO

Sergio Rizo crédito Daniel Madsen SERGIO RIZO – CADERNOS DE DESENHO

 

Entre 27 de março e 20 de maio, as galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural recebem exposição que revela a intimidade da construção das obras do artista

 

Sergio Rizo é um mestre do desenho. Artista, professor e estudioso da anatomia humana, de expressões do corpo em movimento e da recepção dessa história em correntes artísticas contemporâneas, este carioca radicado em Brasília desde a infância passou as últimas três décadas desenvolvendo sua espantosa habilidade técnica. Entre 27 de março e 20 de maio, sua arte poderá ser apreciada nas galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural na exposição Sergio Rizo – Cadernos de desenho.

 

Por ali, o visitante encontrará estudos diversos que revelam o processo de trabalho do artista. São peças, todas inéditas, que variam de tamanho, entre singelos 20x30cm a respeitáveis 100x70cm. Os temas passam, invariavelmente, pela anatomia humana e pelas criações daquele que é seu projeto de vida, a dantesca Cidade dos Anjos, no qual apresenta, com deslumbrante realismo, personagens alados de aura celeste e tecnológica.

 

Em seus estudos, as influências podem ser traçadas até Cláudio Galeno, Andreas Vesalius e Leonardo da Vinci, pioneiros mestres dos estudos de anatomia, além de Charles le Brun e Oskar Schlemmer. Mas Rizo não bebe apenas da fonte clássica. Sua obra dialoga com a contemporaneidade e se inspira na estética cyberpunk, no retrofuturismo e nas histórias em quadrinhos de Guido Crepax, Milo Manara e Enki Bilal e ainda no cinema de Federico Fellini, Ridley Scott e Quentin Tarantino.

 

O trabalho de Sergio Rizo aponta para o retorno, na arte contemporânea – tanto no exterior e, especialmente no Brasil –, do interesse pela figura humana e pelo figurativo de uma forma geral. Afinal, como sujeito e como objeto, nos diversos campos do conhecimento humano, na arte, na ciência, na filosofia e como símbolo histórico de notável presença, a questão do corpo e as suas representações são fundamentais no pensamento ocidental.

 

Durante o período da exposição, serão realizadas visitas guiadas com o artista e o com o curador Oto Reifschneider, além de uma aula prática de estudo de anatomia com Sergio Rizo. Além disso, em um pequeno ateliê montado na galeria dedicado aos estudos anatômicos, os interessados, após verem os desenhos, podem interagir e desenhar um modelo exposto no local.

 

Sobre o artista:

Sergio Rizo possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Brasília (1979), é mestre em Belas Artes pelo Pratt Institute (1990) de Nova York e doutor em História pela Universidade de Brasília (2004). Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UnB desde 2012. Lecionou no Departamento de Artes Visuais/Instituto de Artes da Universidade de Brasília de 1991 até 2012. Expôs em galerias de Brasília e de Nova York. Suas pinturas e desenhos estão em coleções públicas e privadas no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa.

 

SERGIO RIZO – CADERNOS DE DESENHO

Abertura: 27 de março, às 19h. Visitação, de 28 de março a 20 de maio, de terça a domingo, das 9h às 21h, nas galerias Piccola I e II da CAIXA Cultural (Setor Bancário Sul quadra 4 Lotes 3/4). Entrada franca. Informações: (61) 3206-6456 (bilheteria) e www.caixacultural.com.br.

 

 

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!