EnglishJapanesePortugueseSpanish
08.07.2020

Sesc-DF investe em plataforma inovadora de ensino online e consegue bons resultados na adaptação de estudantes e professores durante a pandemia

%name Sesc DF investe em plataforma inovadora de ensino online e consegue bons resultados na adaptação de estudantes e professores durante a pandemia

Em meio à pandemia, as escolas de todo o Brasil precisaram se adaptar à nova realidade de ensino para garantir o ano letivo de 2020. Com a suspensão das aulas presenciais no Distrito Federal, a área de Educação do Serviço Social do Comércio, a EduSesc, passou a oferecer aulas virtuais desde o dia 6 de abril. A plataforma utilizada é a Microsoft Teams que oferece inúmeras possibilidades de interação entre alunos e professores, além de programas eficientes para a realização de atividades. Ao todo, 2.619 alunos das quatro unidades das escolas do Sesc-DF (Taguatinga Norte, Samambaia, Ceilândia e Gama) estão cadastrados na ferramenta que continuará a ser utilizada em paralelo mesmo após a pandemia.

A coordenadora de Educação do Sesc-DF, Amanda Sampaio, explica como foi a implantação. “Antes da pandemia já estávamos no processo de inserir ambientes virtuais para os alunos, inclusive a EduSesc já havia contratado o serviço da plataforma de ensino Teams. Por isso, em apenas duas semanas conseguimos fazer o treinamento com os professores e cadastrar todos os estudantes dos Ensinos Infantil, Fundamental e Médio no novo modelo de educação. Enviamos tutoriais para as famílias e criamos um canal para dúvidas. O resultado está sendo bem positivo e vamos continuar com a ferramenta de forma parcial mesmo após o retorno das nossas aulas presenciais no dia 3 de agosto”, afirmou.

Nas escolas do Sesc-DF os alunos acompanham a transmissão de aulas online e podem acessar arquivos de vídeos gravados. Os estudantes e professores contam com um ambiente virtual organizado com pastas para poderem postar as atividades. Por meio da plataforma as tarefas são inseridas e é possível visualizar quadros de comunicação, compartilhar tela, fazer leitura em conjunto, produzir mapas mentais, participar de jogos interativos e chats, realizar avaliações, corrigir exercícios e mais. “Essa geração de estudantes são nativos digitais e foi bem tranquila a adaptação. Uma das possibilidades interessantes foi a apresentação de trabalhos usando o próprio Teams, os resultados dos alunos foram muito satisfatórios. Tivemos a preocupação também de limitar o tempo de exposição à tela do computador de acordo com a idade das turmas”, revelou.

Conteúdo online

Para o professor de Física do Ensino Médio da EduSesc de Taguatinga, Mateus Andreola, o período tem sido de bastante aprendizagem para todos. “Foi uma grande mudança, mas já nos acostumamos nessa nova formatação de aula. No momento, as aulas estão funcionando com bastante eficiência por meio do Teams. É uma plataforma que se mostrou com muitos recursos, permite construir formulários e questionários, tem bate-papo com os alunos de forma simultânea e tudo isso facilitou para conduzir as aulas. Temos tido um bom rendimento. Após a pandemia a aprendizagem vai ficar e acredito que a vivência que tivemos com a ferramenta deverá ser aproveitada”, conta.

Estudando em casa

Os estudantes do Sesc mudaram a rotina de ensino em pouco tempo e estão estudando só em casa por meio do Teams. A aluna do 3º ano do Ensino Médio da EduSesc de Taguatinga Norte, Claysa Nunes, 17 anos, fala dos principais desafios. “No início foi um pouco complicado porque me distraía, mas agora já me acostumei. Os professores têm me ajudado e respondido todas as minhas dúvidas, além de estimular a nossa participação nas aulas, sempre interagindo e incentivando. Tenho conseguido estudar direitinho, a escola começou até mais cedo com as aulas online do que em relação a outras e isso foi muito bom para não perdemos o ano. Colocar o Teams foi uma boa ideia também porque é fácil de usar e tenho conseguido participar”, contou

A aluna Claysa também conta como é estudar no Sesc e do que tem mais saudades. “Queria dizer que a EduSesc tem um diferencial ao não se preocupar só com os números de alunos que passam no vestibular, mas em proporcionar muitos outros projetos para os alunos avançarem na educação e socialização. Esse é o meu último ano na escola e já estou com saudades, e ainda mais por ter estado distante fisicamente de todos, mas vai ficar muito aprendizado para a vida”, finalizou.

Fonte : SESC/DF

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!