EnglishJapanesePortugueseSpanish
28.08.2020

Setur-DF inicia planejamento para revitalização de áreas na orla do Paranoá

orla Setur DF inicia planejamento para revitalização de áreas na orla do Paranoá

Secretária Vanessa Mendonça realiza visita técnica com representantes da Embratur e do Ministério do Turismo para estruturar planejamento de estruturação de áreas de atendimento aos cidadãos e aos empreendedores do segmento náutico

Áreas usadas pelo brasiliense para o turismo náutico ou como pontos de lazer em fins de semana podem ganhar uma cara nova em breve. A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) está elaborando, em parceria com Ministério do Turismo e Embratur, um projeto de reestruturação de cinco espaços na orla do Lago Paranoá.

A secretária de Turismo do DF, Vanessa Mendonça, realizou, na última quinta-feira (27/08), uma visita técnica nas áreas que devem ser agraciadas pelo projeto, que são o deck do Ícone Parque (em frente ao Coco Bambu), a Ermida Dom Bosco, a Concha Acústica, o Parque da Asa Delta e a Ilha dos Clubes. Participaram da vistoria o secretário do DF Legal, Cristiano Mangueira, o coordenador de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, Karl Heisenberg, e do gerente de Natureza da Embratur, Jerri Ferreira. A chefe da pasta verificou que é necessário investimento nesses pontos para favorecer o turismo ao ar livre e nas proximidades do espelho d’água.

“Estamos elaborando este plano com base em experiências muito positivas já adotadas em outros locais do Brasil para que estes espaços possam ser vivenciados e com estrutura para melhor acolher os visitantes”, afirma a secretária Vanessa Mendonça.

O representante da Embratur na visita, Jerri Ferreira, apontou o grande potencial do lago para diversas atividades. “Temos um local privilegiado para a realização de mergulho, esportes náuticos e uma gama de atividades que integram um perfil interessante para o mercado internacional”, diz.

Dentro do planejamento feito, os locais ganharão centros de atendimento aos cidadãos, onde turistas e visitantes encontrarão informações sobre as atividades e passeios disponíveis, além de apoio durante o tempo de visitação. A intenção da Setur-DF é estabelecer um modelo de parceria público-privada nestes espaços. “Queremos atender os modelos de gestão eficiente e de sustentabilidade na implantação destes espaços, dialogando com os empreendedores e abrindo espaço para a chegada de novos produtos que tenham afinidade com a proposta”, diz Vanessa Mendonça.

Brasília concentra a terceira maior frota náutica do Brasil e os diversos projetos estudados pelo grupo de trabalho mostram um rápido desenvolvimento de empreendimentos gastronômicos e esportivos em torno do turismo náutico, que movimentava mais de US$ 100 bilhões em todo o mundo antes da pandemia.

Segundo Karl Heisenberg, coordenador de Atração de Investimentos do Ministério do Turismo, o projeto pode elevar o Paranoá a um patamar ainda maior no cenário turístico. “O Lago Paranoá é um ingrediente fantástico para segmentos turísticos como o turismo náutico, de pesca, de mergulho, desportivo e de lazer. O Ministério do Turismo está empenhado em atrair investimentos turísticos para a capital”, afirma. “O Distrito Federal tem um potencial turístico enorme, tanto pela sua história como pela sua beleza arquitetônica, visto que se trata de uma região ímpar. Brasília não se trata apenas de turismo de negócios”, completa.

Fonte: Assessoria de Comunicação  Secretaria de Turismo do Distrito Federal – Setur-DF
Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!