EnglishJapanesePortugueseSpanish

Setur firma acordo para acesso dos pequenos negócios do turismo a portais para vendas online


%name Setur firma acordo para acesso dos pequenos negócios do turismo a portais para vendas online

Serão beneficiados artesãos, MEIs e micro e pequenas empresas por meio de parceria celebrada com a Conampe, entidade nacional dos empreendimentos de menor porte

A Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF) firmou, nesta segunda-feira (7), um acordo de cooperação técnica para assegurar o acesso de artesãos e empreendedores de pequenos negócios a portais de vendas, capacitação e geolocalização on-line, de forma gratuita. A inclusão digital dos empreendedores de turismo é um dos principais objetivos da parceria assinada entre a secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, e o presidente da Confederação Nacional das Micro e Pequenas Empresas (Conampe), Ercílio Santinoni.

De acordo com a secretária, o acordo vai permitir o acesso a sistemas digitais e plataformas de vendas extremamente exitosos. “O turismo representa mais de 50 atividades econômicas e hoje mais de 90% são micro e pequenas empresas em todos os setores. Com certeza, esse é mais um passo importante para os pequenos negócios ligados ao turismo. Este acordo, que fechamos em menos de 20 dias, vai ser uma alavanca não apenas para o artesanato, mas para todo o setor de turismo que tenha MEI e que esteja no Cadastur”, lembrou Vanessa Mendonça.

Inclusão digital já!

Por meio do acordo, a Conampe se compromete a facilitar o acesso aos mercados nacional e internacional com a inserção dos empreendedores de turismo nas plataformas digitais lojampe.com.br<https://lojampe.com.br/> (portal de vendas online) e ao https://www.intradebook.com/pt-BR (plataforma de exportação e comércio exterior). Com a exposição nos portais, artesãos, MEIs, microempresas e pequenas empresas ligadas ao turismo vão expor e comercializar seus produtos pela internet, gratuitamente.

Além disso, eles poderão participar da Escola de Marketing Digital e da Jornada de Exportação, além de outros eventos e atividades voltados a qualificar e motivar vendas on-line. Santinoni assinalou que essas ferramentas vão ajudar os artesãos e os empreendedores locais diante da crise provocada pela Covid-19. “Neste momento da pandemia, em que o setor de turismo e o artesanato têm sido os mais afetados, é muito importante nós criarmos formas para auxiliar esses empreendedores a comercializar seus produtos”, ressaltou.

Um portal exclusivo para os artesãos está em fase final de construção pela Conampe, com a oferta de geolocalização dos locais onde são comercializados seus produtos. Outros portais específicos estão sendo construídos oferecendo essa alternativa de geolocalização para MEIs e micro e pequenas empresas. Os primeiros artesãos a serem incluídos na plataforma serão os 60 artistas que expõem seus trabalhos nas lojas Artesanato Brasília nos shoppings Pátio Brasil, em Brasília, e Alameda, em Taguatinga.

Mobilização e qualificação

Artesãos, micro e pequenas empresas e MEIs do DF terão acesso às atividades do Programa Associativismo 4.0 para Acesso a Mercados, que a Conampe está desenvolvendo em convênio com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). O programa tem projetos e atividades nas áreas de “Vendas pela Internet” (Acesso a Mercados), “Comércio Internacional”, “Atendimento aos MEIs” e “Desenvolvimento de Líderes”.

O acesso às plataformas digitais de localização, divulgação e vendas online será realizado com atividades simultâneas de formação e qualificação, na Escola de Marketing Digital, no EAD Conampe e eventos online e presenciais (quando possível) realizados pela entidade, regularmente, todas as semanas. “Queremos capacitar os artesãos e empreendedores para saber vender no mercado virtual, antes de aprender a montar a sua loja on-line, destacou João Neto, professor e executivo de Varejo, um dos especialistas dos cursos de capacitação da Conampe e coordenador de Inclusão Digital da entidade.

Fortalecer o associativismo também será uma das prioridades do acordo de cooperação, ao lado da assessoria em atendimento, atividades e eventos voltados aos pequenos negócios. Além da qualificação dos empresários e artesãos, do apoio ao seu processo de formalização e desenvolvimento empresarial, a cooperação tem o objetivo bem definido de motivar o acesso a novos mercados e às vendas online.

A Conampe também realizará atendimento a todos que querem se formalizar, sendo o primeiro passo o MEI. Além da orientação para os interessados em obter seu CNPJ, os MEIs podem ser atendidos pelo e-mail contato@conampe.org.br<mailto:contato@conampe.org.br> e pelo WhatsApp (41) 99789-8127. No Distrito Federal será disponibilizado atendimento presencial, em locais a serem informados pela Confederação e pela Setur-DF.

Fonte Ascom Setur-DF

Fotos: Claudio Gerber

 

Por: visitebrasilia
Data: 11/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!