EnglishJapanesePortugueseSpanish
29.07.2019

SEXTAS MUSICAIS

Sexteto Martinu Foto Arquivo Pessoal 1024x732 SEXTAS MUSICAIS

Sexteto Martinu abre a programação de agosto no CTJ Hall

O Sexteto Martinu abre a programação de agosto do projeto Sextas Musicais com um tributo ao compositor tcheco Bohuslav Martinu. No repertório, a reconhecida coletânea para piano e sopros do musicista que nasceu em 1890 em Policka (Boêmia). Depois de ter sido violinista na Orquestra Filarmônica Tcheca, Martinu partiu para França, onde trabalhou com um grupo de músicos estrangeiros conhecido como Escola de Paris. Fugindo da invasão nazista, o compositor embarcou para os Estados Unidos, tornou-se cidadão norte-americano e lecionou na Universidade de Princeton. O Sexteto Martinu se apresenta às 20h, da sexta-feira, 2 de agosto, no Casa Thomas Jefferson Hall – SEP-Sul 706/906.

Dois grupos musicais diferentes, integrados por experientes músicos da cidade uniram-se para formar o Sexteto Martinu: o Nós nas Madeiras e o Trio 2+1. O Trio 2+1 é formado pela pianista Ana Amélia Gomide, professora aposentada da Escola de Música de Brasília; o oboísta Vaclav Vinecky, primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Teatro Nacional Claudio Santoro; e o fagotista Flavio Figueiredo, primeiro fagote da mesma orquestra. O grupo Nós nas Madeiras é formado pelo flautista Sidnei Maia, o clarinetista Fernando Machado e a fagotista Cristina Porto, todos professores aposentados da Escola de Música de Brasília.

Além da coletânea de Martinu, o programa contempla um trio do compositor francês Francis Poulenc e um trio do compositor norte-americano Walter Piston. Os dois grupos se apresentam separadamente, tocando as obras de Poulenc e Piston. Depois, se unem, resultando na formação instrumental necessária para a execução do Sexteto de Martinu. Sidnei Maia adianta que uma particularidade do concerto preparado pelo Sexteto é a formação instrumental, que combina o piano com um quinteto de sopros. “Tradicionalmente constituído por flauta, oboé, clarineta, trompa e fagote, nesta peça o quinteto foi ligeiramente modificado, tendo no lugar da trompa um segundo fagote”, pontua o musicista.

PROGRAME-SE

PROJETO SEXTAS MUSICAIS – Sexteto Martinu

Local: CTJ Hall – Casa Thomas Jefferson – Asa Sul (SEPS 706/906)

Data: Sexta-feira, 2 de agosto, 20h

Classificação indicativa: Livre

Entrada gratuita

 

 


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!