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Sociedade Vipassana de Brasília promove curso de redução de estresse


%name Sociedade Vipassana de Brasília promove curso de redução de estresseA Sociedade Vipassana de Meditação de Brasília (SVM), entidade sem fins lucrativos que trabalha para divulgar a importância e prática da meditação da plena atenção (mindfulness), promove a partir do mês de abril mais um curso do Programa de Redução de Estresse (Mindfulness Based Stress Reduction – MBSR), conjunto de práticas, teorias e técnicas capaz de treinar a atenção para ajudá-lo a cultivar a autoconsciência.

São oito semanas com aulas teóricas e práticas (veja quadro com programação), baseadas nos pilares psicologia, neurociência e meditação, em que será possível entender o mecanismo do estresse e treinar a mente para aliviar seus efeitos. Com técnicas de meditação e movimentos corporais, além da apresentação de estudos científicos, o resultado é permitir que, ao final do processo, o participante tome decisões mais fundamentadas e sábias em sua vida cotidiana.

Ao final do curso, os participantes serão capazes de incorporar a atenção plena em sua rotina, o que também o ajudará a ter mais consciência do presente e a se concentrar nele. Essas estratégias ajudam a evitar a ruminação e a ansiedade, saindo do passado e do futuro, se ancorando no aqui e agora. É possível aprender a responder ao estresse, em vez de reagir a ele.

O Programa de Redução do Estresse (MBSR) nasceu dentro de um hospital americano, criado por Jon Kabat-Zinn, inicialmente com foco em pacientes com dor crônica e ansiedade, mas qualquer pessoa pode participar de um curso de MBSR e obter seus benefícios. Os estudos mais recentes confirmam que participar de um curso MBSR, incorporando regularmente as práticas de mindfulness ao cotidiano, melhora o manejo do estresse do dia a dia, diminui sintomas de ansiedade, depressão e insônia e melhora a qualidade de vida em geral, tanto em pessoas sem patologias quanto em pacientes.

As pesquisas conduzidas nas quatro décadas, desde que o MBSR foi criado, mostram que a maioria das pessoas que concluem o programa posteriormente relatam benefícios significativos, incluindo uma maior capacidade de lidar com o estresse de curto e longo prazo, diminuição dos sintomas físicos e fisiológicos, facilidade de relaxamento, redução da dor, maior capacidade de lidar com a dor crônica e uma nova excitação e energia para viver.

De acordo com um estudo da Universidade da Califórnia, conduzido pelos cientistas David Black e George Slavich, a meditação mindfulness modula alguns parâmetros imunológicos de uma maneira que sugere um perfil imunológico mais saudável para quem a pratica. Especificamente, a meditação mindfulness está associada a reduções nos processos pró-inflamatórios, aumento nos parâmetros de defesa mediados por células e aumento na atividade enzimática que protege contra o envelhecimento celular.

O programa se inicia com uma aula gratuita e aberta, em que será possível ter um panorama acerca do que é a plena atenção, dados estatísticos, o funcionamento do programa de oito semanas, suas origens e suas indicações. É importante assistir para realmente avaliar se é o caso de comprometer-se com o curso, e avaliar se esse é um bom momento em sua vida para dar este passo.

O formato do curso traz aulas semanais, com duração de 2h30 ou 3h, pelo período de oito semanas, sendo nove encontros, por incluir um retiro de um dia, normalmente um domingo entre as aulas 6 e 7. A natureza do programa é essencialmente prática. Há apresentações teóricas, mas os melhores resultados vêm da construção de uma prática consolidada.

As aulas são dinâmicas, cada uma trabalhando um tema central, por exemplo: percepção, comunicação, reatividade ao estresse, resposta ao estresse, etc… O MBSR é um programa evolutivo, e conta com uma das metodologias de ensino mais modernas, baseada na construção da prática, na experiência direta e no “inquiry”. Também há material de apoio com apostila e áudios de práticas.

PROGRAMAÇÃO

Aula inicial gratuita

23/04 (6ª-feira), às 19h – Online e Presencial – experimente o programa gratuitamente (aberta a todos)

Início das turmas (presencial):

04/05 (3ª feira), das 19h às 22h, e 08/05 (sábado, das 09h às 12h)

Aula 1 – Boas-vindas e introdução ao MBSR e à meditação

Aula 2 – Conhecendo a mente e os padrões mentais perante os desafios

Aula 3 – A relação entre pensamentos, emoções e sensações e como lidar com eles

Aula 4 – Estressores e padrões de reatividade

Aula 5 – Fisiologia do estresse e como responder

Aula 6 – Padrões de comunicação

Aula 7 – Explorando os hábitos e escolhas

Aula 8 – Revisão do programa e fechamento

Bônus  – Retiro de silêncio

13/06 (domingo) das 09h às 16h – Online e Presencial

O retiro é um presente para que você possa aprofundar sua prática e ter um dia de autocuidado, separando o tempo do retiro para estar a sós consigo. Com práticas de meditação, movimentos corporais e palestras. Será uma oportunidade de aprender novas práticas e conhecer o silêncio.

Valor do investimento: R$ 1.300 à vista ou R$ 1.400 parcelado

MEDIDAS DE PROTEÇÃO AO COVID-19:

Turmas limitadas a 20 participantes em uma sala com capacidade para 150 pessoas (200 metros quadrados)

– Local extremamente arejado

– Distanciamento de 2m entre os assentos

– Todos utilizando máscara durante toda a aula

– Aferição de temperatura antes de cada aula

– Corredores e banheiros higienizados 3 vezes durante as aulas

– Álcool em gel disponível em todos os ambientes

– Entrada no salão sem calçados

CONHEÇA OS INSTRUTORES:

Régis Guimarães – Engenheiro industrial formado no ITA com Mestrado em Engenharia Industrial por Stanford e em Business pela Universidade de Berkeley. Praticante de meditação há 40 anos, nos últimos 15 anos tem se dedicado exclusivamente ao ensino e prática da meditação vipassana, sendo fundador e atual presidente da SVM – Sociedade Vipassana de Meditação. Como instrutor de meditação já ministrou mais de 100 cursos, para cerca de 10.000 pessoas tendo conduzido mais de 10 retiros de meditação vipassana, com duração de 1 a 4 dias, para grupos de 30 a 50 pessoas. Desenvolveu-se como instrutor de meditação através de cursos e retiros, inicialmente na Ásia, onde praticou na Índia, Tailândia e Myammar, depois aperfeiçoou-se nos centros de vipassana nos Estados Unidos: IMS-Insight Meditation Society e Cambridge Insight Meditation Center, tendo sido aluno de Joseph Goldstein, Larry Rosemberg, Jack Kornfield e outros líderes da vipassana no mundo Ocidental. É professor do MBSR -Programa de Redução do Estresse (MBSR – Mindfulness Based Stress Reduction Program) tendo sido aluno de Jon Kabat Zinn, criador do MBSR.

Neiva Fernandes: Psicanalista, pedagoga, instrutora de meditação e professora internacional de Mindfulness certificada pelas mais conceituadas instituições dos EUA como professora internacional, presencial e on-line, de Mindfulness. Formada em Psicanálise Clínica com especialização em Análise e Interpretação dos Sonhos e Medicina Psicossomática, participou por seis anos do Diamond Approach Program, voltado ao despertar e realização das muitas dimensões do potencial humano. Combinando compreensão psicológica moderna e Mindfulness, realiza um trabalho pioneiro na terapia de seus pacientes. É mentora do Projeto “Praticando nas qualidades do Coração: Bondade Amorosa, Compaixão, Alegria Apreciativa e Equanimidade”. A fim de difundir a meditação Mindfulness conduz retiros, é instrutora de meditação, atua como palestrante, é professora de MBSR e ministra cursos de formação de condutores e instrutores em Mindfulness.

Marcus Santos: Marcus Santos é graduando em Psicologia pelo Instituo de Ensino Superior de Brasília e capacitado pela Universidade de Massachussets (UMass) para atuar como professor de MBSR (Minfulness Based Stress Reduction Program). É instrutor de meditação e yoga na Sociedade Vipassana de Meditação e atua também como terapeuta corporal especialista em Ayurveda (conhecimento médico da Índia). Possui experiência no ensino da meditação para crianças, atuando no PAE (Programa de Plena Atenção nas Escolas) e ajudando a implementar a prática da meditação em escolas públicas do Distrito Federal. Foi aluno de meditadores renomados e experientes como Régis Guimarães, Pat Coffey, Bob Stahl, Saki Santorelli, Florence Meleo-Meyer, Judson Brewer, Pat Coffey,  Jan Landry, Neiva Fernandes, Margaret Fletcher, Marcus Marques e Rebecca Eldridge.

Carla Fragomeni: Especialista em Psicologia Clínica, atua em consultório particular desde 1995. Formações em Psicologia Analítica, Psicopatologia, Psicossomática, Ontopsicologia e Sexualidade. Professora Qualificada de Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR) – criado por Jon Kabat-Zinn – pela Universidade de Massachusetts, conduz o programa de 8 semanas de redução de estresse desde 2011. Entre 1997 e 2003 foi diretora do Instituto de Andrologia e Sexualidade, efetuando um trabalho integrado entre Medicina e Psicologia no tratamento das disfunções sexuais. Atuou na reabilitação de pacientes cardíacos graves na clínica MIV, com equipe multidisciplinar, de 2004 a 2007. Conduz o programa Mindfulness in Company em diversas instituições, tais como: Ministério Público da União (MPU), Banco Central, Associação dos Magistrados (AMAGIS), Superior Tribunal Militar, Tesouro Nacional, Banco do Brasil, Confederação Nacional das Indústrias (CNI), entre outras.

COMO SE INSCREVER: Link do site www.sociedadevipassana.org.br/mbsr

Número para mais informações: Telefone da Vipassana (98481-2187)

Fotos: Lucca Farinasso

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Por: visitebrasilia
Data: 04/04/2021


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