A Semana da Língua Alemã, criada em 2016 pelas Embaixadas da Alemanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo e Suíça, será realizada este ano pela 5ª vez.


Paralelamente às atividades oficiais, a oficina será oferecida de forma on-line para quem quer trocar ideias, investigar o tema e ampliar sua expressão criativa. Essas e outras provocações que a Bauhaus nos proporciona farão parte de um encontro via Zoom.

E o melhor de tudo é que a atividade pode se estender para depois das datas agendadas em vivências na cidade modernista.

Para você que curte diferentes culturas e uma visão interdisciplinar pioneira. A oficina é promovida pelo professor e curador de Artes Visuais Leonardo Braga em parceria com a startup Indulge Me.

Com pouco mais de uma hora de duração, a atividade pretende provocar reflexões acerca do complexo processo de urbanização no planeta. O oficineiro explica que a ideia é transmitir uma visão abrangente da Bauhaus através de informações sobre a vida cultural, social e política da Alemanha no início do século XX.

Leonardo afirma que "a escola sonhou com um mundo melhor e se empenhou profundamente na luta pela sua implementação". O curador acrescenta em tom de brincadeira que "na Weimar dos anos 1920, quando as crianças não obedeciam, dizia-se: Se você não se comportar vai para a Bauhaus".

Para o oficineiro, a efervescência cultural desse "bando de loucos" não deveria reverberar no século XXI como uma fórmula. "O legado da Bauhaus pode ser observado como uma utopia aplicada. E nessa era de nacionalismo exacerbado teremos de escrever um novo capítulo da urbanização.", afirma.

"Como a interseção entre arquitetura e antropologia poderia impactar os novos projetos de habitação no século XXI?", pergunta Leonardo. "Em um mundo onde as fake news tomam ares de pandemia, precisamos ficar vigilantes", conclui.

Serviço:

Oficina de iniciação à Bauhaus

Atividade on-line, via Zoom;

Reservas via app Indulge Me;

Verifique a disponibilidade no app;

Duração: 1h30

Vagas: 08

Valor: 130,00

Fonte: Indulge Me

Baixe o app:

https://play.google.com/store/apps/details?id=app.indulgeme.app

https://apps.apple.com/br/app/indulge-me/id1569484353