EnglishJapanesePortugueseSpanish

Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação | Aula aberta com Roberta Estrela D’Alva


%name Teatro Hip Hop: depoimento e autorrepresentação | Aula aberta com Roberta Estrela D’Alva

Pesquisadora sobre a linguagem do diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico, MC e slammer abordará questões como o reconhecimento da própria história e sua transformação em discurso artístico

No dia 1º de abril, quinta-feira, às 19h, a atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer Roberta Estrela D’Alva realiza a aula aberta “Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação”. O encontro aberto ao público será realizado pelo canal do projeto no Youtube @cartasdeamornasruas. A participação é gratuita e livre para todos os públicos. A audiência poderá interagir, enviando suas perguntas e comentários por escrito na caixa de diálogo do aplicativo.

Em sua aula, Roberta Estrela D’Alva abordará temas como o reconhecimento dos elementos da própria história como potência para a transformação do universo em que habitamos e como transformá-los em discurso artístico. Roberta toma por base seu trabalho no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos, coletivo que há 20 anos realiza pesquisa sobre a linguagem do diálogo entre a cultura hip-hop e o teatro épico. Serão tratados temas como a narratividade, autorrepresentação como discurso artístico e o depoimento como concepção do mundo. “Sempre fico muito feliz em poder dividir um pouco do que venho pesquisando há 20 anos. O projeto “Cartas de amor nas ruas virtuais” é muito lindo e tenho certeza que esse encontro será enriquecedor para mim e para todos que participarem”, afirma a pesquisadora.

Esta é a segunda aula aberta à comunidade realizada pelo projeto “Cartas de amor nas ruas Virtuais”, que por meio de oficinas por arteeducadores e diretores de cena busca estimular o protagonismo de jovens estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal por meio da escrita afetiva e da arte como forma de autorrepresentação.

Roberta Estrela D’Alva é atriz-MC, diretora, pesquisadora e slammer. Membro fundadora do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e do coletivo transdisciplinar Frente 3 de Fevereiro. Bacharel em artes cênicas pela ECA-USP e doutora em comunicação e semiótica pela PUC-SP. É idealizadora e slammaster do ZAP! Zona autônoma da Palavra, primeiro “poetry slam” (campeonato de poesia) brasileiro e curadora do Rio Poetry Slam-FLUP, primeiro poetry slam internacional da América Latina. Em novembro de 2014 foi publicado seu primeiro livro “Teatro Hip-Hop- a performance poética do ator-MC” pela editora Perspectiva. De 2016 a 2018 foi apresentadora do programa Manos e Minas, TV Cultura SP e afiliadas. Juntamente com Tatiana Lohmman dirigiu o documentário “SLAM- Voz de Levante” (2018).

Serviço:

Aula aberta ao público e gratuita

Tema | Teatro Hip-Hop: depoimento e autorrepresentação

Por | Roberta Estrela D’Alva

Quando | 1º de abril, quinta-feira, às 19h

Onde | Youtube @cartasdeamornasruas

Fonte: Agenda KB Comunicação

Foto: Caroline Lima

TONINHO EUZÉBIO

Por: visitebrasilia
Data: 29/03/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!