21.08.2020
Tempo quente no DF: saiba como lidar
Umidade do ar tem variado abaixo dos 30%, segundo o INMET
Por Luan Gabriel
O Distrito Federal já está a 87 dias sem chuva, com umidade relativa do ar variando abaixo de 30%, de acordo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). A previsão é que no mês de setembro ainda haverá picos de baixa umidade. Por isso, em meio a esta época de seca, é importante que a população tome medidas que minimizem os impactos à saúde.
As principais recomendações da Subsecretaria do Sistema de Defesa Civil, junto à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), são evitar a prática de atividades ao ar livre no período de 10h às 17h, banhos prolongados com água quente e uso excessivo de aparelhos de ar-condicionado. O mais importante é aumentar a ingestão de líquidos, principalmente crianças e idosos, pois são os mais afetados.
Outras orientações:
- Lave as mãos com frequência e evite colocá-las na boca e no nariz;
- Aplique soro fisiológico no nariz e nos olhos para evitar o ressecamento;
- Use produtos para hidratar a pele do rosto e do corpo, depois do banho e na hora de deitar;
- Coloque toalhas molhadas ou vaporizadores nos quartos de dormir;
- Mantenha a casa sempre limpa e arejada. O tempo seco aumenta a concentração de ácaros, fungos e da poeira em móveis cortinas e carpetes;
- Dê preferência para aspiradores ou panos úmidos. Vassouras levantam o pó por onde passam;
- Ligue ventiladores de teto no modo “exaustor”, com ar direcionado para cima. Ligados para baixo, no modo “ventilação”, levantam a poeira que se mistura no ar.