EnglishJapanesePortugueseSpanish

Testes para covid a partir da coleta de saliva estão disponíveis no Distrito Federal


%name Testes para covid a partir da coleta de saliva estão disponíveis no Distrito Federal

Entre os diferentes tipos de testes clínicos para detectar a presença do novo coronavírus (covid-19) no organismo, o teste molecular ‘PCR em saliva’ está disponível no Distrito Federal. O PCR em saliva não provoca desconforto na hora do exame e apresenta resultado em até dois dias úteis.

O PCR em saliva e outros testes clínicos aprovados pelas autoridades sanitárias são ferramentas essenciais para o diagnóstico seguro dos pacientes e para a redução do número de casos. Mesmo com a vacinação já acontecendo no Brasil, o país vive uma preocupante elevação nos casos e nos óbitos decorrentes dessa pandemia. Detectar a presença do vírus o quanto antes é importante para isolar o doente e, assim, evitar a propagação do coronavírus.

Para realizar o PCR em saliva é utilizada a mesma técnica do RT-PCR tradicional, no qual o material a ser analisado é recolhido por uma haste flexível nas narinas. “O RT-PCR é considerado o padrão ouro para detecção do vírus. Tendo em vista que a coleta pela via nasal é desconfortável e pode ser um problema em alguns públicos, como crianças, a realização do exame em saliva torna-se uma alternativa”, explica o médico e diretor técnico do Grupo Sabin, Rafael Jácomo.

A saliva é estudada como material para diagnóstico há mais de 40 anos devido à facilidade de colher esse fluido e também pela quantidade de informações capazes de serem armazenadas na secreção. Por conta do procedimento simples para a coleta e sua forma não invasiva, além do fácil armazenamento, o setor de medicina diagnóstica, a exemplo do Sabin, investiu na produção deste tipo de testes para o novo coronavírus.

O momento ideal para a coleta é entre o 1º e 7º dia após o início dos sintomas. “Pessoas que estiveram expostas a doentes comprovadamente com infecção pelo coronavírus devem aguardar pelo menos cinco dias após a data de contato com um possível infectado para realizar o exame”, explica o médico. Também não é necessário nenhum tipo de jejum ou preparo especial.

No Distrito Federal, o resultado é liberado em até dois dias úteis e pode ser realizado nos locais de drive-thru e na coleta móvel, além das unidades de covid do laboratório do Grupo Sabin, por meio do convênio médico ou na modalidade particular. Caso realizado na modalidade particular, não requer a apresentação de pedido médico. Para realizar o exame em casa é necessário agendamento prévio.

Outros exames

Além do PCR Saliva, o Sabin possui em seu portfólio outros testes para detectar a covid-19: RT PCR, teste de antígeno e teste PCR rápido. Para saber mais acesse https://marketing.sabin.com.br/coronavirus

Fonte: P Texto

Fotos: Divulgação

 

Nossos Planos

Por: visitebrasilia
Data: 08/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!