? Nas vésperas do dia de São Valentim, a BDB Cultural recebe uma palestra ao vivo com especialista no romance dentro da obra do dramaturgo inglês. Dia 12, às 19h

 

? "Mostra-me um homem que não seja escravo de suas paixões, e eu o porei no fundo meu coração, sim no coração do meu coração. Como a ti faço!? ? William Shakespeare


Em tempos de confinamento que levam a uma maior convivência e a paixões à flor da pele, um dos maiores estudiosos da obra do bardo inglês no Brasil, Theófilo Silva, abrilhanta as redes sociais da BDB Cultural com a palestra ?Shakespeare e a Paixão?, na sexta-feira, dia 12, às 19h, iniciando o fim de semana do dia de São Valentim em que é comemorado lá, na terra do dramaturgo, e em boa parte do mundo, o dia dos namorados.

?Será um mergulho na visão otimista de Shakespeare sobre a humanidade, abordando a paixão, esse sentimento que tanto nos toma, sem escolher nem quando, onde ou porquê?, antecipa Theófilo, pesquisador cearense que veio para Brasília há mais de duas décadas para não mais sair. Ele é autor de diversos livros sobre Shakespeare, inclusive um que aprofunda justamente esse tema, A Paixão Segundo Shakespeare (2010).

A apresentação será transmitida no Youtube e no Facebook da iniciativa. Por ser ao vivo, o evento permitirá a resposta de algumas perguntas. ?Essa palestra objetivou trazer a importância de se apresentar em nossa programação literária esse universo mágico e permanente, que permeia a obra de Shakespeare?, afirma o curador de literatura da BDB Cultural, o escritor Edmilson Caminha.

Shakespeare: Um olhar profundo sobre a vida A palestra ?Shakespeare e a Paixão? aborda os aspectos mais humanos na obra do maior dramaturgo e poeta do ocidente. ?Mostra-me um homem que não seja escravo de suas paixões, e eu o porei no fundo meu coração, sim no coração do meu coração. Como a ti faço!?, Hamlet instiga ao amigo Horácio. É partido da fala do protagonista de uma das maiores tragédias de William Shakespeare que o escritor e estudioso Theófilo Silva segue suas caracterizações da obra do autor.

Theófilo Silva explica que há de tudo na obra do bardo inglês ? em especial, nas tragédias Hamlet, Otelo, Júlio Cesar, Macbeth, O Mercador de Veneza e Romeu e Julieta ? acerca da paixão em seu contexto mais amplo. ?Na palestra falaremos de sentimentos como o orgulho, a justiça, o ciúme, o poder, a corrupção, a inveja e tudo mais que forma o complexo jogo das paixões na obra do dramaturgo inglês dos séculos XVI e XVII?, observa.

?A ideia é de renovar, instigar e inquietar as pessoas, a partir desse olhar acurado, desse sentido maior da humanidade que os textos desse brilhante dramaturgo inglês nos outorgam. Nós não lemos Shakespeare. Ele que nos lê?, revela Theófilo.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue ainda até março de 2022.

?Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços?, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCDKEJjxob9YrWy0B7isNeaA), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural) e no Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) da iniciativa.

Sobre Theófilo Silva Escritor e palestrante é um estudioso de Shakespeare. Autor dos livros A Paixão Segundo Shakespeare, Shakespeare Indignado e Shakespeare, 400 anos: o mundo é um palco (coautoria). Theófilo Silva é criador da Sociedade Shakespeare de Brasília e Membro da Shakespeare Tavern ? USA. É um pesquisador literário cearense radicado em Brasília.

Serviço:
BDB Cultural ? Fevereiro de 2021
?Shakespeare e a Paixão?, com Theófilo Silva.
12/02, sexta, 19h = Transmissão da palestra no Youtube e no Facebook da BDB Cultural.
Outras informações:
Facebook.com/bdbcultural
Instagram - @bdbcultural

Fonte: BDB Cultural
Fotos: Acervo Pessoal