Brasília em um Único lugar.

20.06.2018

TONINHO FERRAGUTTI E NEYMAR DIAS MOSTRAM O UNIVERSO CAIPIRA NA CAIXA CULTURAL

TONINHO FERRAGUTTI E NEYMAR TONINHO FERRAGUTTI E NEYMAR DIAS MOSTRAM O UNIVERSO CAIPIRA NA CAIXA CULTURAL

O espetáculo “Festa na Roça” é uma homenagem à cultura caipira. Os músicos paulistas Toninho Ferragutti, com seu acordeão e, Neymar Dias, acompanhado de sua viola caipira, apresentarão um show baseado no CD homônimo lançado em janeiro de 2014. Reconhecido pela crítica e indicado ao Grammy Latino 2014 na categoria Melhor Álbum de Música de Raiz, o show acontece na Caixa Cultural Brasília, entre os dias 22 e 24 de junho, com apresentações às 20h (sexta e sábado) e 19h (domingo).

A combinação da viola caipira e do acordeão – dois dos instrumentos musicais mais populares em nosso país – com pequenos arranjos instrumentais que acrescentam dinâmicas e sonoridades diferenciadas, faz deste show algo tocante e sensível, que vem cativando o público com um repertório emocionante e capaz de ativar as emoções e a memória coletiva dos brasileiros, de norte a sul do país.

Entre as escolhas, há um destaque para a força da simplicidade melódica de obras clássicas, reveladas, por exemplo, na interpretação de “Menino da Porteira”, de Luizinho e Teddy Vieira, além de “Viola de Buriti”, de Almir Sater, e “Tristeza do Jeca”, de Angelino de Oliveira. O legítimo repertório caipira destaca também composições próprias, como “Olímpico” e “O sorriso de Manu”, Toninho Ferragutti, e “Sabiazão”, uma parceria de Toninho com Neymar.

Raíz capira

 Natural de Socorro (SP) Toninho Ferragutti é acordeonista, compositor e arranjador, possui extensa participação em obras e shows de artistas de destaque no cenário nacional e internacional. Sua trajetória é composta por 10 CDs, solo ou em parcerias, que incluem indicações ao Grammy Latino, Prêmio Tim e Prêmio Governador do Estado de São Paulo (2011). Integrou o projeto Sotaques do Fole, entre os anos de 2011 e 2012, percorrendo todo o Brasil numa série de 108 shows, a convite do SESC Nacional. “Toninho Ferragutti traz em seu acordeão a síntese de todos os grandes acordeonistas brasileiros e, ao mesmo tempo, é um instrumentista singular, com personalidade e som próprios e únicos, que praticamente reinventam o instrumento”, segundo a jornalista e pesquisadora Maria Luiza Kfouri. Como acordeonista, Toninho tem construído uma carreira híbrida, contando inclusive com a participação em discos de diversos artistas da música brasileira.

Filho de um compositor de música caipira, Neymar Dias cresceu neste universo e se tornou um músico autodidata, aprendendo desde criança vários instrumentos de cordas, como viola caipira, guitarra, violão, baixo elétrico, guitarra havaiana e bandolim. Foi na infância que começou a desenvolver seu repertório cheio de profundidade e musicalidade ímpar, além de trazer em sua memória e história uma vastidão de estilos – do jazz à música erudita, com um profundo conhecimento da música regional brasileira. Neymar  tem em sua discografia cinco obras e, junto com Toninho Ferragutti, foi indicado ao Grammy Latino 2014 com o CD “Festa na Roça”. Realiza intenso e constante trabalho na música popular, atuando como compositor, arranjador e músico de estúdio, inclusive ao lado de importantes nomes do cenário musical brasileiro, como Mônica Salmaso, Ivan Lins e André Mehmari, dentre muitos outros.

O show “Festa na Roça” acontece entre os dias 22 e 24 de junho, com apresentações às 20 horas, sexta e sábado, e às 19h no domingo. A bilheteria da CAIXA Cultural Brasília abre de terça a sexta-feira e domingo, das 13h às 21h; sábado, das 9h às 21h. Informações: 3206-6456 (bilheteria). A classificação indicativa é 12 anos.

 

REPERTÓRIO:

  1. Boiadeiro Errante (Teddy Vieira)
  2. De Papo Pro Ar (O. Mariano/J. de Carvalho)
  3. Tristeza do Jeca (Angelino de Oliveira)
  4. Rio de Lágrimas (O Rio de Piracicaba) (T. Carreiro/Piraci/L. Santos)
  5. Amargurado (Dino Franco / Tião Carreiro)
  6. Cavalo Preto (Anacleto Rosas Jr.)
  7. Empreitada Perigosa (Moacir dos Santos / Jacozinho) / Chora Viola – (Tião Carreiro / Lourival dos Santos)
  8. Sabiazão (Toninho Ferragutti /Neymar Dias)
  9. O Sorriso da Manu (Toninho Ferragutti)
  10. Prelúdio da Partita em Mi maior para violino (J. S. Bach)/ Chamamé da Lua (Neymar Dias)
  11. Olímpico (Toninho Ferragutti)
  12. Viola de Buriti (Almir Sater)
  13. Cavalo Enxuto (M. dos Santos / L. dos Santos)
  14. Mula Preta (Raul Torres) / Menino da Porteira (Luizinho / Teddy Vieira)

 

Fotos:  Marcos Muzi

Assessoria de imprensa:

Agência Atelier (Diana Leiko e Karla Beatriz)

Contato: diana@atelierbrasilia.com | (61) 98132-4929

redação@atelierbrasilia.com | (61) 99243-6129

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!