EnglishJapanesePortugueseSpanish

Torre de TV: La Bella Vue!


Patricia Torre 2 Torre de TV: La Bella Vue!Oi gente linda!

Toda vez que vinha a Brasília, sempre falava: “Dessa vez vou subir na Torre de TV!”. Ia embora e nada de subir na Torre. Interessante. Apesar de ser um dos monumentos mais visitados da capital, ela está sempre na nossa vista e, talvez, por isso mesmo acaba passando despercebida para muita gente.

Quando me mudei para cá, reafirmei meu compromisso: “Agora vai, vou subir na torre”. Mas, a estrutura estava passando por reforma e ficou fechada por dois anos. Reabriu em 2020, em plena pandemia. Vamos aguardar mais um pouquinho!

Enfim, recentemente, acordei num domingo disposta a me levar para passear pela cidade. Destino: Torre de TV! Bora lá!

Mas, peraí! Como diz o dito popular: “Muita calma nessa hora!”

Antes de mais nada, vamos conhecer um pouquinho da sua história: Inspirada na Torre Eiffel, de Paris, a Torre de TV de Brasília foi inaugurada em 1967. Foi projetada pelo arquiteto e urbanista Lucio Costa (Ele mesmo!), que passou a infância e parte da adolescência na Europa (Sabia dessa origem europeia? Eu não!).

Com 224 metros de altura, é a terceira estrutura mais alta do Brasil e abriga antenas de emissoras de rádio e de televisão. Antes da reforma e da pandemia, recebia, em média, cerca de 10 mil a 12 mil pessoas por semana, se solidificando como um dos principais cartões postais de Brasília.

Minha experiência na Torre

Ao chegar, verifiquei logo a organização do BRB, novo administrador do monumento. A entrada é gratuita e basta se identificar no guichê instalado no térreo. Uma fila de cerca de 20 minutos, nem tanto pelo número de visitantes, mas sim pelas regras de segurança sanitária e distanciamento social impostas pela pandemia do Covid-19.

No elevador, conversei com o ascensorista, um senhor extremamente simpático, que fez questão de me informar: “O mirante fica a uma altura de 75 metros do chão, o equivalente a um prédio de 25 andares. Você vai amar a vista!”.

Ao desembarcar da minha pequena viagem no elevador, constatei: “Nosso amigo não exagerou. É uma vista, realmente, surpreendente!”

O mirante de 360º nos permite uma visão ampla e privilegiada do Plano Piloto, em especial, da Esplanada dos Ministérios, dos Setores Hoteleiros Norte e Sul, do Estádio Mané Garrincha, do Lago Paranoá, Asas Sul e Norte e outros monumentos e regiões administrativas.

É possível ver, ainda, em detalhes, nos arredores da Torre, a famosa feirinha de artesanato, a Fonte Luminosa (com seus dois mil ejetores de água) e o disputado letreiro “Eu Amo Brasília”.

A permanência permitida no mirante é de 10 minutos. Então, aproveite!

Aprecie (sem moderação) não só a bela vista, mas a sensação de liberdade que a cidade, com toda sua imponência e amplitude, nos proporciona.

Fui pela manhã. Mas, voltarei em breve para acompanhar o pôr-do-sol. Com certeza, mais um grande espetáculo à parte!

La bella vue!

Horários de funcionamento

Mirante — Quinta a domingo, das 12h às 18h.

Mezanino — Quinta a sábado. Primeira sessão de visitação, das 18h às 21h. Segunda sessão, das 21h30 à 0h30.

Fonte Luminosa — todos os dias. Durante a semana, das 18h à 0h; e fim de semana, das 12h à 0h.

Feira de Artesanato – Quinta a domingo, das 9h às 17h.

 

Patrícia Pinheiro

Por: visitebrasilia
Data: 06/10/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!