EnglishJapanesePortugueseSpanish
27.08.2020

Transforme resíduo plástico reciclável em brinquedos para garotada

Por Andreza Lorrane

A pandemia do novo coronavírus tem provocado o distanciamento social, possibilitando uma convivência maior entre pais e filhos. Porém, com tanto tempo dentro de casa, nem sempre é fácil manter as crianças distraídas.

Com esse intuito o Movimento Plástico Transforma deu algumas dicas para transformar o material reciclável em brinquedos e jogos. “A ideia é criar uma oportunidade para que a família aborde o conceito de sustentabilidade com as crianças de forma criativa e divertida”, afirma Fernanda Maluf, uma das coordenadoras do Movimento Plástico Transforma.

Confira:

 

  • Centopeia de tampinhas: Reserve várias tampinhas de garrafa coloridas e uma embalagem oval usada em chocolates (kinder ovo, por exemplo), que será a cabeça da sua centopeia. O adulto deve ser responsável por furar as tampinhas com o auxílio de um objeto pontudo aquecido. Na sequência, as crianças podem ajudar passando um fio de nylon pelas tampinhas, formando o “corpo” da centopeia. Dividir a embalagem oval em duas partes e colar uma delas na extremidade do corpo. Depois é só usar a criatividade para criar olhos e boca para a nova amiga.
  • Jogo de tabuleiro: As tampinhas também podem ser transformadas em peças para um jogo de tabuleiro. Para a base, use uma tampa de caixa de sapato de papelão cortada em forma de quadrado. Com uma fita colorida (ou caneta hidrográfica) cruze linhas retas até formar nove pequenos quadrados. Pronto, agora é só desafiar as crianças para um jogo da velha.

 

  • Bilboquê: O tradicional brinquedo que desafia a coordenação motora é uma das opções mais simples de reaproveitamento de resíduo plástico. Basta o adulto cortar uma garrafa grande de refrigerante, para que ela fique com um formato aproximado de uma taça. Corte um pedaço de 30 centímetros de barbante, amarre uma ponta na tampinha e outra no bocal da garrafa. Agora é só chamar as crianças para jogar.

Vale ressaltar que, quando a criança deixar de brincar, porque o objeto quebrou ou porque ela simplesmente perdeu o interesse, é hora de dar um destino correto ao brinquedo. Grande parte do material plástico é 100% reciclável, por isso é importante descartá-lo por meio da coleta seletiva. 

“O descarte é mais uma oportunidade para os pais conversarem com os filhos sobre a importância de dar o encaminhamento correto aos resíduos recicláveis, para que eles possam ser reciclados e estejam aptos a voltar para a cadeia produtiva”, diz Simone Carvalho, também coordenadora do Movimento Plástico Transforma.

 

%name Transforme resíduo plástico reciclável em brinquedos para garotada
Foto: divulgação/Jornal Folha da Região

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!