EnglishJapanesePortugueseSpanish

Trio Lobita faz música paraense com diferentes temperos no “BDB é show!”


Grupo apresenta coletânea de canções que misturam choro e bossa nova aos ritmos do Pará em um show no dia 23, às 21h

%name Trio Lobita faz música paraense com diferentes temperos no “BDB é show!”
FOTO: Trio Lobita – Divulgação

A arte é extremamente diversa, mas sempre surgem regionalismos que querem resumir a música baiana ao axé, por exemplo, ou a música paraense ao tecnobrega. O Trio Lobita é um grupo de música paraense, mas que vai em uma direção bem diferente dessa. O grupo reúne um repertório de samba, chorinho e bossa nova que será apresentado no dia 23, sexta-feira, nas redes sociais da iniciativa BDB Cultural.

“Qual o sentido teria a música se ela fosse executada só no seu lugar de origem?”, pergunta Andréa. “A música, a arte em geral, quando nasce é para caminhar pelo mundo. Portanto, o carimbó, por exemplo, que é originário da nossa região, se faz aqui, mas aqui também se faz samba, choro, valsa, baião, jazz e todos os outros gêneros e linguagens musicais que estão no mundo”, defende a responsável pelos vocais e pelos.

O Trio Lobita é formado por Andréa Pinheiro, na voz e no pandeiro; Paulo Moura, no violão de 7 cordas; e Tiago Amaral no clarinete. O espetáculo “Na marola”, comandado por eles, é a atração deste mês do “BDB é show!” e reúne canções e músicas instrumentais do CD duplo com o mesmo nome que eles lançaram em 2018.

Um show de samba, choro e mais

%name Trio Lobita faz música paraense com diferentes temperos no “BDB é show!”
FOTO: Trio Lobita – Divulgação

Como o repertório de “Na marola” é extenso, foi planejada uma seleção variada do CD para essa apresentação na Biblioteca Demonstrativa. “A ideia para a apresentação é mostrar um pouco dos vários campos em que atuamos na música: instrumental, cantada, samba, choro, autoral e de compositores já consagrados nacionalmente. Assim, mostraremos um pouco de nosso trabalho de pesquisa no repertório nacional e também de composições”, afirma Tiago Amaral.

Essa mistura de estilos musicais que o Trio Lobita pretende executar tem um objetivo claro, de trazer ao público do outro lado da tela o prazer que eles sentem em passear por este repertório. “Assim como esperávamos que o CD passasse a sensação de uma grande confraternização entre o Lobita e grandes amigos convidados, esperamos que isso se reflita também no público que irá nos assistir na transmissão”, arremata Paulo Moura.

Além disso, se apresentar em Brasília, ainda que remotamente, tem sempre um sabor especial para Andréa Pinheiro. “Minha relação com a cidade é de longa data… meu pai, Everaldo Pinheiro mora em Brasília e, durante alguns anos, foi coordenador da Escola de Choro de Brasília. Temos vários amigos músicos em Brasília e, em junho de 2017, nos apresentamos na programação do aniversário de 40 anos do Clube do Choro. Foi uma grande alegria pro grupo, fazer parte de uma data tão significativa. E é sempre bom se reconectar a essas raízes”, conclui a vocalista.

Sobre a BDB Cultural

A BDB Cultural é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério do Turismo, em parceria com a Biblioteca Demonstrativa do Brasil Maria da Conceição Moreira Salles (BDB) e, por meio de um termo de colaboração, com a organização social Voar Arte para a Infância e Juventude. A agenda que o projeto executará na BDB segue até março de 2022.

“Com a BDB Cultural, vamos renovar a prática de ser uma referência a outras bibliotecas do país para que elas possam abrir suas asas para voos mais altos e dar vida aos seus espaços”, diz o coordenador-geral da BDB Cultural, Marcos Linhares.

Para saber mais sobre os próximos cursos e eventos oferecidos, acompanhe as novidades da BDB Cultural no Youtube (https://www.youtube.com/c/BDBCultural), no Facebook (https://www.facebook.com/bdbcultural), Instagram (https://www.instagram.com/bdbcultural/) e no site www.bdbcultural.com.br da iniciativa.

Sobre o Trio Lobita

O Trio Lobita é formado por Andréa Pinheiro, na voz e no pandeiro; Paulinho Moura, no violão de 7 cordas; e Tiago Amaral no clarinete. Nascido em 2009 a partir da confraria “Terças de Cordas”, o Trio Lobita busca manter viva a produção e execução de samba e choro, gêneros essencialmente brasileiros. O grupo já realizou show no prestigiado “Clube do Choro de Brasília”, em junho de 2017. Em 2018 lançou seu primeiro CD, duplo, um com músicas instrumentais e outro com canções. Intitulado “Na marola”, o álbum agrupa obras autorais e de outros compositores paraenses.

Serviço:

BDB Cultural – Julho de 2021

“BDB é show!” recebe o grupo paraense Trio Lobita em um show de samba e choro.

23/7 – Transmissão no Youtube e no Facebook da BDB Cultural, às 21h.

Outras informações:

Site www.bdbcultural.com.br

Fonte: BDB Cultural

Nossos Planos

Por: visitebrasilia
Data: 21/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!