EnglishJapanesePortugueseSpanish

Um Dia No Parque 2021: Unidades de Conservação do Centro-Oeste oferecem atividades on-line e presenciais à população


Trilha Chico Mendes na Resex Chico Mendes 01 Um Dia No Parque 2021: Unidades de Conservação do Centro Oeste oferecem atividades on line e presenciais à população

A previsão é que mais de cem áreas protegidas de todo o país participem da maior mobilização em prol de Unidades de Conservação no Brasil, incluindo o Distrito Federal

No dia 18 de julho ocorre o maior evento de mobilização pelas Unidades de Conservação no Brasil, que tem um propósito legítimo: despertar a consciência ambiental dos brasileiros. O Um Dia No Parque (UDNP) é uma campanha da Coalizão Pró-UCs (Pró Unidades de Conservação da Natureza), que incentiva anualmente atividades especiais de contato com a natureza em áreas protegidas de todo o país.

Marcado para ocorrer na mesma data em que é comemorada a instituição do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC), o evento de 2021 será em formato on-line, diferente das últimas edições que aconteciam dentro das Unidades de Conservação, antes das restrições impostas pela pandemia de Covid-19.

Para Mariana Napolitano Ferreira, gerente de Ciências do WWF-Brasil (World Wildlife Fund), umas das belezas do UDNP é ver de perto a diversidade de experiências e vivências que as Unidades de Conservação propiciam. “De crianças a idosos, nas mais diferentes localidades do país, vimos exemplos lindos, como a visita da Associação de Mulheres Deficientes de Campo Grande no Parque do Prosa (MS). Agora, com a pandemia da Covid-19, a proposta é convidar as pessoas a resgatarem seus melhores momentos, experiências pessoais, envolvendo as Unidades de Conservação. Esperamos reunir depoimentos que revelam também a diversidade de relações que as pessoas estabelecem com esses espaços que têm, além da proteção da natureza, outras vocações múltiplas”, finaliza.

As declarações serão replicadas nas redes sociais do projeto e também das Unidades de Conservação. O público também poderá enviar depoimentos via email ou postar nas redes sociais com a hashtag #umdianoparque, que será utilizado para identificar as manifestações on-line. Outra forma de participação é interagindo diretamente com a UC escolhida por meio dos eventos on-line.

Algumas UCs também vão oferecer atividades presenciais, seguindo os protocolos de segurança, que serão divulgadas no site oficial da campanha, que é inspirada no National Parks Week, um evento nacional que reúne milhões de visitantes das áreas protegidas nos Estados Unidos e estabelece uma relação com a natureza e a história do país.

“O projeto busca aproximar pessoas desses espaços de conservação que, muitas vezes, estão próximos de casa. A proposta é gerar valorização e a compreensão do quanto é importante conservar o patrimônio natural”, explica Angela Kuczach, diretora executiva da Rede Pró-UC e idealizadora da iniciativa no Brasil.

Distrito Federal

O Distrito Federal também estará presente no UDNP com o Grupo de Caminhadas de Brasília percorrendo simultaneamente 14 trilhas na região. A edição limitada terá número restrito de participantes e está condicionada a regras sanitárias contra a Covid-19, que exige uso de máscara de proteção, álcool em gel e distanciamento seguro. As trilhas vão de três até 10km de extensão entre áreas urbanas e locais de difícil acesso ou área rural. As inscrições podem ser feitas pelo perfil @caminhadabrasilia, no Instagram.

O grupo Ecos do Cerrado também terá em sua programação o plantio de mudas nativas na Estação Ecológica de Águas Emendadas. A ação será feita por voluntários que já atuam no grupo e não está aberta à população.

Goiás

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Alto Paraíso de Goiás, exibirá vídeos em suas redes sociais e site. Da mesma forma, outras Unidades de Conservação exibirão vídeos e depoimentos, como os Parques Estaduais de Terra Ronca, Serra dos Pireneus, Caldas Novas e a Área De Relevante Interesse Ecológico Águas De São João.

Mato Grosso do Sul

O Parque Natural Municipal Templo dos Pilares, em Alcinópolis (MS), também confirma presença na campanha Um Dia No Parque com depoimentos em texto e vídeo. Outros depoimentos, que também serão replicados nos canais de comunicação do Um Dia No Parque, já foram confirmados pelas seguintes áreas de Conservação: Parque Estadual Nascentes do Rio Taquari, em Alcinópolis e Costa Rica; Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito; Parque Estadual das Matas do Segredo, em Campo Grande; Parque Estadual do Prosa, em Campo Grande; APA Rio Cênico Rotas Monçoeira, em São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso, Coxim e Camapuã.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena, em Bonito, terá trilha guiada no dia 25/07 em área da UC com um grupo reduzido. Para participar é necessário fazer inscrição pelos telefones (67) 3255-3979 ou (67) 98154-1900.

UCs e Rede Pró-UC 

O Brasil é um país que teve ao longo de sua existência a maior parte do seu desenvolvimento econômico baseado na exploração de recursos naturais, grande parte de forma não-sustentável. Conforme o estudo das Unidades de Conservação para a Economia Nacional, de 2011, as UCs geram também oportunidades de negócios, bem como renda e emprego nas áreas de influência dessas unidades para uso sustentável do ambiente.

Além de serem áreas para o ecoturismo, as Unidades de Conservação oferecem benefícios importantes para a humanidade, como regular o clima, dar fertilidade ao solo e evitar deslizamentos, produzir e proteger a água que flui para rios e represas e garantir ambientes conservados para que aves, borboletas, abelhas e outros polinizadores possam fazer seu trabalho, essencial para a produção de alimentos.

O Brasil possui pelo menos 3.600 Unidades de Conservação entre áreas federais, estaduais e municipais, incluindo as RPPNs, que são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural.

A Rede Pró-Unidades de Conservação é uma organização não governamental advocacy que busca ampliar sua representatividade e impacto em prol da proteção dos ambientes naturais. A Rede foi fundada em 1998 e atua em todo o território nacional fortalecendo Unidades de Conservação da Natureza juntamente com outras instituições e colaboradores que atuam em defesa das UCs no Brasil.

Serviço:
Um Dia No Parque

18 de julho de 2021
Site: https://umdianoparque.org.br
Instagram: @umdianoparqueoficial
Facebook: @unidoscuidamos
Email: contato@umdianoparque.net

Fonte: DePropósito Comunicação de Causas
Fotos: Divulgação

Nossos Planos

Por: visitebrasilia
Data: 14/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!