EnglishJapanesePortugueseSpanish
04.07.2020

UMA GAITA DE RAÍZES NORDESTINAS

%name UMA GAITA DE RAÍZES NORDESTINAS

Pablo fagundes, brasiliense, filho de cubana com mineiro, encontrou sua verdadeira expressão musical na gaita ao mergulhar no universo do Choro, trazendo para a roda um instrumento ausente. Foi tocando com o grupo  “Pé de Cerrado”, no qual iniciou a carreira, que começou a construir a sonoridade brasileira que é sua marca. Buscou referências na sanfona, no bandolim e no cavaquinho, adaptando-as à gaita, até hoje incomum na música nordestina.

Quando cursava Engenharia Florestal na Universidade de Brasília (UnB) em 1997 começou a dar aulas, a pedido de colegas. “Existe pouco conhecimento sistematizado e formal sobre a gaita e eu tocava desde os 17 anos. O pessoal queria aprender e eu topei o desafio”, lembra. Naquele tempo o blues e jazz ainda influenciavam o som de Pablo. “Não me sentia satisfeito. Faltava uma raiz e um norte. Ao me aventurar no Choro, minha inspiração e universo musical se abriram. Achei meu rumo”, comemora. Formado em gaita cromática pela Escola de Música de Brasília (EMB) teve como único trabalho em sua área de formação a monografia de conclusão de curso na UnB no qual pesquisou…adivinhem? “Madeiras brasileiras para fabricação de gaitas diatônicas”.

Ao sair da EMB propôs um curso de gaita na música brasileira na Escola Nacional de Choro Raphael Rabello, onde desde então forma alunos do Brasil e do exterior  contribuindo para consolidação de uma escola brasileira no instrumento.  O trabalho de composição que realiza ajuda a inserir a harmônica nos regionais de choro, assim como os arranjos e  interpretações dos clássicos do gênero, desenvolvidos por ele.

A pandemia do coronavírus atropelou a estreia da temporada 2020 do “Estação do Choro”, em março, quando Pablo seria nosso solista. O convite do “Festival Drive-In Aeroporto” veio trazer a oportunidade esperada para realizar um encontro musical com essa fera da gaita. O show acontece dia 11/07, às 20Hs, no Estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasília, celebrando os grandes mestres da música nordestina no choro. O lugar vai virar um arraial drive-in com decoração e comida típica para o público  aproveitar, na segurança do próprio carro e com o distanciamento social necessário, essa festa brasileira.

Pablo mantém ainda um projeto próprio: “Som lá em casa” (www.somlaemcasa.com.br), que realizava house concerts, em sua própria casa uma vez por mês antes da pandemia. Durante o isolamento social, migrou para o formato de lives e encara os desafios da produção musical nesse modelo.  “A gente tá aprendendo a assistir e tocar em lives. É difícil pela falta da presença, das reações e da energia do público”, observa. As lives trazem, no entanto, a vantagem de permitir tocar junto com outros músicos, enquanto o público precisa ficar afastado por questões de saúde pública. O gaitista mantém o “Quarteto Pablo Fagundes” e gravou recentemente o seu segundo disco ao lado do violão de Marcus Moraes, segue ainda com o trabalho no “Trinca Brasília com Félix Junior (7 cordas), e Pedro Almeida (bateria).

Você não vai querer perder o show “Estação do Choro – Raízes Nordestinas” no “Festival Drive-In Aeroporto” com Pablo Fagundes, Matheus Donato (cavaquinho), Vinícius Vianna (sete cordas), George Costa (seis cordas) e Gabriel Carneiro (pandeiro). “Um show com  Dominguinhos, Luiz Gonzaga e muito mais dessa música rica, alegre e complexa, além de composições autorais”, conta nosso solista. Ingressos antecipados à venda pelo Sympla. Esperamos você com muito baião, frevo, xote e choro nordestino de raiz, tocado à moda brasiliense.

SERVIÇO

Estação do Choro – Raízes Nordestinas no Festival Drive In de Brasília

Data: 11/07 (sábado)

Horário: 20H

Local:  Estacionamento do Aeroporto Internacional de Brasilia

Ingressos: https://site.bileto.sympla.com.br/festivaldriveindf/

Fonte: Estação do Choro

Foto: Pablo Fagundes por Dany Oliveira

Cidade
Data
Adultos
Crianças
Bebês

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!