EnglishJapanesePortugueseSpanish
01.08.2019

UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES

%name UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES

Esquentamente Artist’s Alley 2019 traz mesa de artistas, maratona de talks e muito entretenimento ao público que vibra com as histórias em quadrinho

Quem curte histórias em quadrinhos, pode vibrar. Brasília recebe, no sábado e domingo, 3 e 4 de agosto, o Esquentamente Artist’s Alley 2019, um evento desenhado para o público que delira com esse universo.  O EAA foi inspirado nos maiores encontros de Cultura Pop que rolam ao redor do mundo e traz à capital dois dias de atrações com artistas locais e de outros estados. A programação conta com ícones das HQ’s em uma série de talks, muita troca de experiência e conversa com os quadrinistas, mesas de artistas, workshop e a oportunidade dos fãs verem de perto o talento e a versatilidade dos profissionais que se dedicam a essa narrativa. Entre os destaques está Sidney Gusman, editor da Maurício de Souza, que além de participar das atrações abertas do EAA, está à frente de um workshop de edição de quadrinhos, na sexta-feira, 2 de agosto. O Esquentamente Artist’s Alley 2019 aterrissa, com a irreverência e o colorido desse estilo literário, no Brasília Shopping. As atrações ocorrem na área externa do centro de compras – em frente à W3 Norte, na Praça de Eventos e no Teatro Brasília Shopping. A entrada é gratuita.

Envolventes e acessíveis, as histórias em quadrinhos permeiam o universo de muitas gerações, inclusive das mais novas, que nasceram conectadas a um mundo totalmente tecnológico. Também abrilhantam o evento Janaina de Luna, fundadora da Editora Mino, especialista em publicação de quadrinhos, e Gustavo Borges, quadrinista brasileiro autor da webcomics A Entediante Vida de Morte Crens e Edgar. Gustavo foi ganhador do prêmio HMIX de 2015 com melhor publicação independente e já lançou HQs no Brasil, entre elas a Graphic MSP – Cebolinha, e no exterior.

O Esquentamente Artist’s Alley foi idealizado pelos criadores do canal de Cultura Pop, Esquentamente. Os organizadores do EAA esperam um público de mais de 10 mil pessoas. “A cidade tem muitos talentos do meio, mas não existia um ponto agregador deles para que pudéssemos identificar uma cena de quadrinhos organizada”, pontua Daniel Arcos. Com Angelo Whosoever, ele percebeu que Brasília é também repleta de fãs do gênero. A dupla se surpreendeu com o público das duas primeiras edições realizadas em 2016 e 2017, em Águas Claras. Diogo Braga (Matando Robôs Gigantes), Zé Brandão e Rubens Caetano (Copa Estúdio), Will Leite (Quadrinista), Rafael Marçal (Quadrinista), Daniel HDR (Desenhista da DC Comics) e mais de 60 artistas nas mesas participaram da última edição. “Como o evento tem entrada gratuita, o público pode direcionar seus gastos para a compra de trabalhos dos artistas, o que é uma dinâmica bem interessante para todos”, observa Whosoever.  “Já podemos afirmar que Brasília está no mapa da cena de quadrinhos com mesas de artistas do país”, celebra.

PROGRAME-SE:

ATRAÇÕES GRATUITAS – Esquentamente Artist’s Alley 2019

 3 e 4 de Agosto

Área externa do Brasília Shopping – em frente à W3

Mesas de artistas – interação com o público e venda de trabalhos

Sábado: das 10h às 20h

Domingo: de 12h as 20h

3 de Agosto

Palco Coca-Cola – Praça de Eventos

10h – Abertura

11h30 – Os lançamentos de 2019 no Esquentamente

14h – Os desafios de publicar HQs, com Janaina de Luna e Sidney

Gusman, Gustavo Borges

16h – Como os quadrinhos têm dominado as narrativas em todas as mídias, com Janaina de Luna, Verônica Saiki, Renata Rinaldi

18h – Webcomics e as redes sociais, com Sidney Gusman, Wesley Samp,

Rafael Marçal e Guilherme Infante

4 de Agosto

Palco Coca-Cola – Praça de Eventos

14h – O futuro dos quadrinhos no Brasil, com Janaina de Luna, Tiago Palma,

Leonardo Maciel

16h – Entrevista com Gustavo Borges – Gustavo Borges e Esquentamente

18h – Quero fazer quadrinhos, como faço? Com Janaina de Luna, Gustavo

Borges, Dan Arrows, Leopoldo Anjo

20h – Encerramento

PREVIEW – EAA2019

Workshop Sidney Gusman

2 de Agosto, das 10h às 18h – Teatro Brasília Shopping

Valor: R$ 250,00

Inscrições: http://bit.ly/workshopcomsidao2019

Mais informações:

Design Brazuca / Hotmind Comics

(61) 3967-2424

esquentamente@gmail.com

www.esquentamente.com.br

Mais informações para o público: (61) 2109-2122 e www.brasiliashopping.com.br

PARA SABER MAIS – QUEM É QUEM

Sidney Gusman

Sidney escreve sobre quadrinhos desde 1990 e já teve artigos sobre os temas publicados em jornais como O Estado de S.Paulo, Folha de S.Paulo, Jornal da Tarde, Folha da Tarde e outros. Também publicou matérias sobre quadrinhos nas revistas Imprensa, Superinteressante, Gula, Duas Rodas, Sexy, etc. Foi jurado dos principais salões de humor do País. De dezembro de 2001 a julho de 2003, foi editor executivo da área de quadrinhos da Conrad Editora. E de 2003 a 2006 editou, para a Panini Comics, a revista Wizard. Entre 2005 e 2006, lançou os livros 100 Respostas sobre Super-Heróis, 100 Respostas sobre Hanna-Barbera, 100 Respostas sobre Batman e Grandes Sagas – DC, todos publicados pela Editora Abril. Na 19ª Bienal do Livro de São Paulo em 2006, Sidney lançou o livro Mauricio – Quadrinho a Quadrinho, pela Editora Globo, que conta a história da paixão do criador da Turma da Mônica pelos gibis. Desde setembro de 2006, Sidney é responsável também pela área de Planejamento Editorial da Mauricio de Sousa Produções. Gusman foi sete vezes vencedor do Troféu HQ Mix (de 2000 a 2006), maior premiação de quadrinhos no País. É editor-chefe do Universo HQ, o principal site sobre quadrinhos do Brasil, que venceu nove vezes o Troféu HQ Mix em sua categoria (de 2000 a 2007 e 2009), e é o principal veículo brasileiro de divulgação dos profissionais do traço nacional.

Janaina de Luna

Janaina é uma editora brasileira especializada em publicação de quadrinhos. Fundou a Editora Mino em 2014 ao lado de Lauro Larsen. Em 2016, ganhou o Troféu HQ Mix de editora do ano. A Editora Mino surgiu no espaço editorial brasileiro em 2014, com a proposta de publicar quadrinhos autorais que tenham em comum uma personalidade marcante. Sabendo que a arte sequencial é um campo fértil para criar mundos e invadir cabeças, a Mino fincou sua bandeira no território do quadrinho nacional: já são mais de 40 livros editados e agrupados num catálogo que reúne a nata do quadrinho nacional e internacional em edições extremamente cuidadosas. Casa do antigo e do novo, do consagrado e do inovador, a editora MINO segue insatisfeita, quebrando barreiras e buscando novos horizontes para o quadrinho brasileiro.

Gustavo Borges

Gustavo Borges é um quadrinista brasileiro, autor das webcomics A Entediante Vida de Morte Crens e Edgar. Gustavo também participou de coletâneas como Memórias do Mauricio e 321 Fast Comics, além de ter publicado graphic novels, como Pétalas (com Cris Peter) e Escolhas (com Felipe Cagno), ambas financiados por crowdfunding. Em 2015, Gustavo ganhou o Troféu HQ Mix na categoria “melhor publicação independente de autor” pela primeira coletânea da tira Edgar, publicada de forma independente no ano anterior. No exterior, Gustavo lançou edições de Pétalas (em Portugal pela Kingpin, na Polônia pela Timof, e nos Estados Unidos pela Boom! Studios) e participou da HQ norte-americana Amazing World of Gumball 2017 Grab Bag #1, baseada na série de animação de mesmo nome. Em Outubro de 2018, publicou pelo selo Graphic MSP o quadrinho Cebolinha: Recuperação.

dgbb 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES Gustavo Borges Arquivo pessoal 2 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES Gustavo Borges Arquivo pessoal 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES %name UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES Lend a Hand 02 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES %name UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES SBBTC 11 10 11 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES Sidney Gusman Arquivo pessoal 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES Wanna be a Legend 05 150x150 UNIVERSO DAS HQ’S: BRASÍLIA RECEBE EXPOENTES E FÃS DO GÊNERO NARRATIVO QUE ARREBATA GERAÇÕES

Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!