EnglishJapanesePortugueseSpanish

Vila Planalto é a primeira cidade a receber o projeto Brasília 60+1


AMOR E BREGA 006 Vila Planalto é a primeira cidade a receber o projeto Brasília 60+1

Iniciativa vai levar 192 sessões de cinema a 32 regiões administrativas do Distrito Federal.

A poucos metros da Esplanada dos Ministérios, a comunidade da Vila Planalto ganhou vida e se transformou no símbolo dos pioneiros que “arregaçaram as mangas” para construir a nova Capital Federal. E é, ali, na Praça Nelson Corso, que leva o nome do contramestre mineiro trazido por Juscelino Kubitschek para trabalhar nas primeiras obras da cidade, que o projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” tem início, a partir de sexta-feira (23).

A programação da iniciativa, idealizada pelo Instituto Latinoamerica, vai contemplar 32 regiões administrativas do DF até o fim do ano. O evento vai exibir dois filmes por dia – um curta e um longa-metragem, entre documentários e ficção -, que trazem um recorte do imaginário de Brasília e do cinema brasileiro. Ao todo, serão 192 sessões gratuitas de cinema.

De acordo com o presidente do Instituto Latinoamerica, Atanagildo Brandolt, o projeto foi idealizado para ser realizado ao longo das comemorações do aniversário de 60 anos de Brasília, em 2020. “Com a pandemia, tivemos que aguardar e, por fim, nos readaptar, porque 61 anos só se comemora uma vez. Então, agora, faremos o evento presencialmente com o mesmo entusiasmo e observando todas as medidas de segurança necessárias.”

A entrada é gratuita, entretanto, o público será limitado a 80 pessoas. A medida visa cumprir os protocolos de segurança sanitária, como manter distanciamento físico e evitar aglomerações. Os ingressos deverão ser retirados na Praça Nelson Corso, até às 18h30, no dia do evento.

A cerimônia de abertura será transmitida pelo canal do Instituto no YouTube. Para a estreia, serão exibidos os filmes Delfini Brasília, olhar operário, de Maria do Socorro Carneiro, e Amor & Brega, do cineasta brasiliense Ronaldo Duque.

PROGRAMAÇÃO

A curadoria do “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” é assinada pelo produtor cultural João Batista. “A ideia é trazer um acervo diversificado com obras que atendam ao gosto de todos os gêneros e faixas de público, privilegiando obras de maior entretenimento, como comédias, animações e suspense, com boa receptividade junto ao público.”

A seleção de estreia do projeto, que fica na Vila Planalto até domingo (25), contou com a participação da Administração de Brasília e traz o curta-metragem “Delfini Brasília, olhar operário” da cineasta Maria do Socorro Carneiro, abrindo as atividades, às 19h30. O documentário, premiado na Mostra Brasília do 53º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, é uma tradução do amor do operário pioneiro João Delfini (98) pela capital que ajudou a construir.

Na sequência, será exibido o longa-metragem Amor & Brega, do cineasta brasiliense Ronaldo Duque. O filme é um documentário musical, que conta a história da música brega por meio do radialista Vavá, que corre o risco de perder seu programa radiofônico. A história tem pinceladas de ficção. A classificação indicativa é 12 anos.

O projeto “Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema” é realizado pelo Instituto Latinoamerica, com recursos do Fundo Nacional da Cultura, da Secretaria Especial de Cultura, do Ministério da Cidadania.

Serviço:
Brasília 60+1 – nossa história pelas lentes do cinema – Vila Planalto

Data: Vila Planalto – de 23 a 25 de julho. Sexta a domingo, das 19h30 às 22h.
Local: Praça Nelson Corso – (Acamp Pacheco Fernandes), Vila Planalto
Entrada Franca – retirada de ingressos até 18h30
Transmissão de abertura: www.youtube.com/c/InstitutoLatinoamerica

Fonte: Bárbara de Alencar

Fotos: Divulgação

Por: visitebrasilia
Data: 17/07/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!