Em sua vigésima primeira edição, o FTB - Festival do Teatro Brasileiro selecionará espetáculos de teatro, circo e dança do DF para programação em Salvador-BA


O Festival do Teatro Brasileiro, apresentado pelo FAC ? Fundo de Apoio à Cultura, Secretaria de Cultura e Governo de Brasília, promove mais uma vez o intercâmbio cultural entre as unidades da federação. O FTB levará para Salvador, em 2021, um recorte das Artes Cênicas produzidas no Distrito Federal.

As inscrições estão abertas de 02 de fevereiro a 08 de março de 2021. Serão selecionados espetáculos de teatro, circo e dança, nas categorias Adulto e Infantil, que contemplem as várias vertentes das artes cênicas produzidas no Distrito Federal.

A seleção será realizada por uma curadoria constituída por profissionais das Artes Cênicas e selecionará, no mínimo, 8 (oito) espetáculos que contemplem diferentes segmentos da produção das artes cênicas do DF.

Cada proponente, devidamente registrado no DF, poderá inscrever um ou mais espetáculos. As propostas deverão ser enviadas exclusivamente para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com o título INSCRIÇÕES FTB 2021 contendo:

a) currículo dos artistas e técnicos integrantes do espetáculo concorrente;

b) link com imagens corridas do espetáculo - as imagens devem ser do espetáculo na íntegra e sem edição;

c) histórico das apresentações do espetáculo;

d) Informações adicionais que o proponente considere relevantes.

O regulamento completo e as demais informações sobre O Festival de Teatro Brasileiro pode ser acessado no Site do FTB aqui

A edição que levará a Cena Distrito Federal para Salvador propõe dar visibilidade às obras, criadores, artistas e técnicos das Artes Cênicas do DF; promover elos profissionais e a aproximação com público, artistas, instituições e programadores de festivais da Bahia e ampliar as possibilidades de trocas de conhecimento, tecnológicas e mercadológicas. O FTB firma, desta maneira, sua reconhecida contribuição para o fortalecimento da rede de Artes Cênicas do DF e do Brasil.

Intercâmbio cultural entre os estados

Criado em 1999, o Festival do Teatro Brasileiro tem como um dos seus objetivos divulgar a produção teatral brasileira para os brasileiros. A cada etapa, um estado tem a chance de conhecer o produto cultural de outro estado. O público do DF já teve a oportunidade de acompanhar as Cenas Baiana, Pernambucana, Mineira e Gaúcha. E os artistas do DF foram ao encontro de público no Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Pernambuco. "A possibilidade de mostrar um painel representativo da produção cênica de um estado para o público de outro estado é uma das singularidades do FTB", explica Sergio Bacelar da Alecrim Produções Artísticas, de Brasília, idealizador e coordenador do Projeto.

O FTB se preocupa também em formar plateias e melhorar o acesso do público ao teatro, sem distinção de classe social. Como detalha Sérgio: ?Um dos principais compromissos do FTB é o de democratizar o acesso a bens culturais, a partir de apresentações em teatros, praças e feiras. E isso é realizado tanto de forma gratuita quanto com apresentações exclusivas para alunos da rede pública?.

O Festival do Teatro Brasileiro ganhou o prêmio da SECEC de Plataforma de Difusão das Artes do DF em 2017 e em 2019 o prêmio nacional Brasil Criativo de Artes Cênicas na categoria Festivais que Transformam.

O projeto conta com a parceria do FAC/DF.

Mais informações no site e nas redes sociais:

INSTA https://www.instagram.com/ftbrasileiro/

FACE https://www.facebook.com/FestivalDoTeatroBrasileiro/

SITE https://site.festivaldoteatrobrasileiro.com.br/