EnglishJapanesePortugueseSpanish

YANA TAMAYO REALIZA VISITA MEDIADA A ACERVO MODERNISTA DO MUSEU BB


Com a Palavra com Yana Tamayo 1 YANA TAMAYO REALIZA VISITA MEDIADA A ACERVO MODERNISTA DO MUSEU BB

A semana no CCBB Educativo – Arte & Educação começa com um mergulho no melhor da produção modernista brasileira. Na atividade digital Com a Palavra “Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado”, Yana Tamayo, artista visual, curadora, pesquisadora e educadora, media uma visita à exposição permanente do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília, convidando o público a olhar para o acervo avaliando a trajetória sobre as narrativas que auxiliaram na criação de uma certa ideia de Brasil moderno.

Nesta visita à exposição permanente do Museu Banco do Brasil no CCBB Brasília, convido o público a olhar para o acervo como uma forma de realizar uma trajetória sobre as narrativas que auxiliaram a criação de uma certa ideia de Brasil moderno. A partir desse caminho por artistas e obras icônicas do Modernismo brasileiro, propõe-se uma reflexão sobre a nação e a ideia de projeto representados no passado e como podem ter atravessado nossas ideias do presente e nossa imaginação sobre o futuro”, revela Yana, que durante a visita destaca, principalmente, obras dos artistas Djanira, Caribé, Di Cavalcanti, Rubem Valentim, entre outros.

Inaugurado em 2016, o Museu BB – Acervos do Brasil, é um importante espaço no cenário cultural de Brasília. Ao traduzir a importância de apresentar ao público momentos históricos da economia brasileira e reunir importantes obras de arte de diferentes épocas do país, o visitante é surpreendido, em mais de 6 mil m2, com uma reunião inédita de quadros, de esculturas e também de itens que contam parte da história econômica do país. Após pesquisas e um verdadeiro garimpo por dependências de todo o Brasil, foram trazidas 76 obras de artistas como Di Cavalcanti, Tomie Ohtake, Carlos Scliar, Athos Bulcão, Djanira, Caribé, Di Cavalcanti, Rubem Valentim e Burle Marx, além de itens ligados ao exercício da atividade bancária, como documentos de valor histórico, moedas, equipamentos, objetos e mobiliário.

Sobre Yana Tamayo

Artista visual, curadora, pesquisadora e educadora, Yana é sócia-fundadora da Nave, espaço autônomo de arte, onde desenvolveu projetos de pesquisa e formação em arte, curadoria e execução de exposições de 2015 a 2019. Desde 2000 trabalha em diferentes frentes no campo da arte e sua prática como artista se associa às práticas educativas e curatoriais ao pensar sobre as diferentes instâncias de diálogo com os públicos e a esfera pública. Coordenou, sob gestão do Ja.Ca – Centro de Arte e Tecnologia, o Programa CCBB Educativo – Arte e Educação no CCBB Brasília de 2018 a 2020. Em 2018 e 2019 coordenou as ações educativas do projeto BsB Plano das Artes sob curadoria e direção de Cinara Barbosa. Entre suas curadorias recentes está exposição coletiva Rumor, realizada em 2020 na Caixa Cultural Brasília. Integrou o júri de seleção e fez parte da equipe curatorial de SACO 09 Festival de Arte Contemporáneo, realizado em dezembro de 2020 em Antofagasta, no Chile. Vive e trabalha em Brasília.

Sobre o Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

O Programa desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Serviço:

Com a Palavra “Modernismo(s) na coleção do Museu BB: futuros do passado”

Segunda, às 10h

Classificação indicativa livre – recomendado para pessoas a partir de 10 anos

Local: redes do CCBB e site do CCBB Educativo

Acesso: Evento gratuito

Fonte:  Conteúdo Comunicação

Fotos: Divulgação

 

Por: visitebrasilia
Data: 26/06/2021


Fechar

Enviar email

Que tal ter acesso rápido e fácil ao seu roteiro de onde estiver?
Envie por e-mail, compartilhe com amigos, e divirta-se em BSB!!!

Fechar

Criar novo roteiro

Fechar

Editar Roteiro

Fechar

Esqueci minha senha

Fechar

Aviso

Solicitação enviada com sucesso!