A curadoria traçará um paralelo entre a fundação da cidade até os dias atuais

A história da capital está recheada de personagens que dividem experiências inusitadas. A argentina Mercedes Urquiza é uma delas. Em 1957, ela saiu de sua terra natal e vivenciou a maior das aventuras: enfrentou 48 dias de estrada em uma viagem saindo de Buenos Aires até o planalto central. Os detalhes dessa jornada são contados no livro "A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília", lançado em 2018.

Na obra lançada esse ano, "A nova trilha do jaguar: De Brasília, minhas memórias", Mercedes apresenta relatos de sua vida na nova capital. Cada capítulo narra uma história diferente, que atravessa vários momentos dos períodos nacionais — desde as trocas de governo à construção da nova capital, a partir do ano de 1964.

Os cliques do sueco Ake Borgulund, que ilustram o livro, irão compor a exposição Memórias de Brasília, do Brasília Shopping, de 24 de junho a 02 de julho, com diferentes faces da cidade — desde o início até o momento atual. A seleção será contemplada com imagens do fotógrafo Celso Junior, um dos mais renomados de Brasília no quesito "retratos".

Para brindar o momento, a inauguração será realizada no dia 24 de junho, das 19h às 21h, na Praça Central. Além do coquetel para convidados seletos de imprensa e amigos da autora, Mercedes realizará um momento de autógrafos e leitura de trechos do lançamento ao lado da jornalista Jane Godoy.

Conexão Brasil - Argentina

Rivalidade no campo, paixão na vida real: a escritora argentina Mercedes Urquiza nutre uma conexão ímpar com Brasília — que iniciou antes mesmo da capital federal se tornar uma realidade. Considerada uma memória viva da história da Capital Federal, Mercedes deixou a Argentina, sua terra natal, junto com o ex-marido, para começar do nada em um local que prometia virar uma cidade.

"A Trilha do Jaguar: na Alvorada de Brasília", o leitor viaja pela história da Capital Federal na visão bem humorada da autora. Ilustrado com belas fotos de seu acervo exclusivo, a obra apresenta as histórias de outros pioneiros, as dificuldades que passaram, a solidariedade que sobressaía em momentos de dificuldade e documentos inéditos da época da construção da cidade.

Já em "A nova trilha do jaguar: De Brasília, minhas memórias", o início se dá na inauguração de Brasília, mas perpassa por diferentes assuntos como, por exemplo, a primeira transformação das terras áridas — que eram antes da construção — em um celeiro fantástico de produtos, frutas e verduras. A autora também compartilha observações sobre as visitas das autoridades mundiais e os eventos que movimentaram a cidade, colocando Brasília, literalmente, no mapa social.

Brasília sob uma nova perspectiva

Celso Junior, fotojornalista radicado em Brasília, iniciou sua carreira nos anos 1990. Em 1997, ingressou no jornal O Estado de São Paulo, onde trabalhou até 2012, e consolidou-se como um dos principais fotojornalistas do Brasil. Sua trajetória o levou a explorar mais de 50 países, capturando a essência de diversos cenários e culturas ao redor do mundo.

Desde que se mudou para Brasília, Celso se apaixonou pelo céu azul e a arquitetura única da capital, elementos que se tornaram marcas registradas em suas fotografias. Recentemente, tem se destacado com a exposição "Galerias Urbanas – Brasília Azul", que percorre a capital federal com totens fotográficos sustentáveis alimentados por energia solar, exibindo imagens que capturam a cidade sob diferentes tons de azul.

Na seleção de fotos para a mostra do Brasília Shopping, o olhar único do artista sobre a capital será protagonista. Por meio das imagens, ele captura momentos fugazes em eternidade, evidenciando o poder da fotografia para evocar emoções.

Exposição Memórias de Brasília

Data: 24 de junho a 02 de julho de 2024.

Horário: Segunda a sábado de 10h às 22h; domingos e feriados das 13h às 19h.

Local: Praça Central do Brasília Shopping.

Gratuito e livre para todos os públicos.

Inauguração exposição com Mercedes Urquiza

Data: 24 de junho de 2024.

Horário: 19h às 21h.

Local: Praça Central do Brasília Shopping.

Evento gratuito e livre para todos os públicos.

Fonte: DGBB Comunicação 

Foto: Celso Junior Fotografia/Divulgação