O CCBB Brasília realiza a Feira KITANDA que reúne e celebra a arte, cultura e empreendedorismo preto. Neste domingo (01/12), a partir das 10h, além de uma diversidade de expositores que destacam a pluralidade da arte, moda e design afro-brasileiro, a programação da Feira Kitanda conta com apresentações musicais que prometem muita vibração. E para a sustentar tanta energia boa, uma praça de alimentação com food trucks com várias opções de alimentação e bebidas. O evento, qua acontece na área externa e no vão central, tem acesso gratuito e para público de todas as idades, os ingressos estarão disponíveis no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB.

Confira a programação:

10h00 Abertura da feira
10h30 Pegada Black
11h30 Samba da Malandra
13h00 Canto das Pretas
14h30 Dj Odara Kadiegi
16h00 Banda Patacori convida Cris Pereira

Expositores

Namá do Oriente: Aromaterapia, saboaria e incensaria artesanal

Barravento Ateliê: Acessórios e artigos de decoração afro-brasileiros

Benguelê Atelier: Design de moda afro-brasileira

AfroNzinga: Inovação em design, acessórios e moda afro-brasileira

Kindalú: Tecidos africanos de alta qualidade

Negramê: Design e adornos em macramê

Mulambo Chiq: Artigos afro tradicionais

Butià: Máscaras e artigos de decoração africana

Legbara: Moda e acessórios afro-brasileiros

Lomblinha: Artista visual com adigos de decoração

Sobre Kitanda

Inspirada pela palavra "KINDA" do kimbundo, que significa balaio, cesto, ou depósito, KITANDA representa o Grande Mercado das Trocas, um território de matriz de gestão das mulheridades negras. Nascida do conceito de sustentação e distribuição, KITANDA emerge como um empreendimento criativo idealizado por Luazi Luango em 2021, sendo um HUB de Negócios da Economia Criativa, enraizada nas Comunidades Tradicionais de Matriz Africana.

Acessibilidade

A ação "Vem pro CCBB" conta com uma van que leva o público, gratuitamente, para o CCBB Brasília. A iniciativa reforça o compromisso com a democratização do acesso e a experiência cultural dos visitantes. A van fica estacionada próxima ao ponto de ônibus da Biblioteca Nacional.

O acesso é gratuito, mediante retirada de ingresso, no site, na bilheteria do CCBB ou ainda pelo QR Code da van. Lembrando que o ingresso garante o lugar na van, que está sujeita à lotação, mas a ausência de ingresso não impede sua utilização. Uma pesquisa de satisfação do usuário pode ser respondida pelo QR Code que consta do vídeo de divulgação exibido no interior do veículo.

Horários da van:  

Biblioteca Nacional – CCBB: 12h, 14h, 16h, 18h e 20h  

CCBB – Biblioteca Nacional: 13h, 15h, 17h, 19h e 21h

Sobre o CCBB Brasília

O Centro Cultural Banco do Brasil Brasília foi inaugurado em 12 de outubro de 2000 e está sediado no Edifício Tancredo Neves, uma obra arquitetônica de Oscar Niemeyer, tendo o objetivo de reunir, em um só Iugar, todas as formas de arte e criatividade possíveis.

Com projeto paisagístico assinado por Alda Rabello Cunha, o CCBB Brasília dispõe de amplos espaços de convivência, bistrô, galerias de artes, sala de cinema, teatro, praça central e jardins, onde são realizadas exposições, shows musicais, espetáculos, exibições de filmes e performances.

Além disso, oferece o Programa Educativo CCBB Brasília, programa contínuo de arte-educação patrocinado pelo Banco do Brasil que desenvolve ações educativas e culturais para aproximar o visitante da programação em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), acolhendo o público espontâneo e, especialmente, milhares de estudantes de escolas públicas e particulares, universitários e instituições, ao longo do ano, por meio de visitas mediadas agendadas, além de oferecer atividades de arte e educação aos fins de semana.

Desde o final de 2022, o CCBB Brasília se tornou o terceiro prédio do Banco do Brasil a receber a certificaçäo ISO 14001, sendo que no ano de 2023, obtivemos a renovaçäo anual da certificaçäo, como reconhecimento do compromisso com a gestão ambiental e a sustentabilidade.

Serviço

Feira Kitanda

Local: CCBB Brasília – Área externa e Vão central

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 — Edif. Presidente Tancredo Neves — Setor de Clubes Especial Sul

Dia: 01/12 (domingo)

Acesso: gratuito, mediante retirada de ingresso no site www.bb.com.br/cultura e na bilheteria física do CCBB Brasília.

Classificação indicativa: livre para todos os públicos

Fonte: Assessoria de imprensa do CCBB Brasília