As férias chegam e com ela mais uma oportunidade de usar de ludicidade para novas aprendizagens e construção de memórias afetivas. Aprender brincando além de estimular a curiosidade e a criatividade, ainda favorece o desenvolvimento de habilidades importantes. Para isso, o Programa Educativo do CCBB convida para as atividades gratuitas que ocorrem de terça a domingo, especialmente planejadas para este mês de julho.

Pensada para toda a família, a agenda conta com Roda de Leitura, História Contada, visita mediada e ateliês para bebês e crianças. Na Oficina Bebê: Quem é o Artista?, os pequenos e seus acompanhantes montam uma composição com impressão em imãs e um quadro de metal utilizando elementos de obras de artistas como Carybé, Athos Bulcão e Di Cavalcanti.  A Oficina Retratos propõe a criação de retratos a partir de partes do rosto de obras de Alon Zaid, Ismael Nery, Anita Malfatti e Picasso. 

Aos finais de semana, ocorrem ainda atividades inspiradas na exposição Tesouros Ancestrais do Peru: Ateliê Bebê: Pequenos Andinos, Ateliê Criação: Zines – Histórias Cosmológicas e Ateliê Experimentação: Introdução à Escultura.

Além disso, especialmente, para celebrar as férias de julho: visita mediada para as famílias, que segue um roteiro compostos por elementos que sensibilizam os participantes às exposições vigentes. Os participantes visitam as galerias com o mediador, conduzidas pela ludicidade pensando nos bebês e crianças, música e objetos mediadores para aproximar o público as obras. Sempre de terça a domingo, às 10h e 14h.

No dia 14 de julho, domingo, a palhaça bailarina Marmota promete divertir e cativar o público no espetáculo "A Domadora de Bicicletas". Já no dia 20, a Oficina de Bonecaria com Cabaças, na qual os participantes criam bonecos de mamulengo utilizando cabaças como base, além de tintas, tecidos e outros materiais.

No último final de semana do mês, o Programa Educativo do CCBB Brasília realiza dois saraus especialmente dedicados às crianças. No sábado, dia 27, serão recitados poemas de Cora Coralina e Cecília Meireles, que marcaram a infância dos brasileiros. Já no domingo, dia 28, as poesias infantis de Lalau são homenageadas e apresentam diversos animais do Brasil.

As atividades são gratuitas, com retirada de ingressos no site ou na bilheteria física. Mais informações estão disponíveis em www.bb.com.br/cultura

Fonte: Gabriela Morais

Foto: Paula Carruba