O turismo brasiliense nunca esteve tão fortalecido, quanto no período dos últimos quatro anos, após a pandemia. Em um balanço positivo, o Distrito Federal recebeu no setor um vasto investimento, que acabou fortalecendo toda a rede, e principalmente quem vive e trabalha para que o ramo turístico cresça cada vez mais na capital federal.

Visando o mesmo o objetivo, surge o Cerrado Experience que na última quinta-feira (31/1), realizou a Comunidade 5.0, nas instalações do Sesc Alberto Salvatori Giovanni Vilardo, e apoio do Visite Brasília. Dentro de uma busca por crescimento, inovação e novas oportunidades para o empresariado na área.



Projeto idealizado por Jaqueline Lamounier e Thiago Luz, foi criado dentro uma perspectiva de impulsionar o mercado turístico na região do Centro-Oeste, utilizando de todos os recursos ambientais que o bioma do cerrado oferece para o turista brasileiro e aquele que vem também do exterior. Dentro da experiência, os CEOs conseguiram reunir dentro de sua plataforma, que vai além das redes sociais, servindo como um HUB que organiza e divulga grandes startups do turismo do planalto central.

Vender Brasília para o brasileiro

Gerente da área de turismo social do SESC/DF, Nicole Facuri trouxe no decorrer do encontro a importância das ações do turismo social da instituição e o potencial de trabalho integrado com empresas de turismo do DF. “Brasília é uma cidade muito atrativa para o estrangeiro, já está no imaginário das pessoas pela relevância do contexto de criação da cidade e da arquitetura futurista na época. O nosso desafio tem sido apresentar o produto Brasília para o brasileiro”, afirma ela.


Ela traz o pensamento que a promoção da capital não tem que ser dada apenas pelo governo, mas também tem que partir de cada empresário e comércio que participa da cadeia produtiva do turismo. “Sabemos que turismo não é uma atividade tão acessível assim, por isso queremos que o mercado conheça e olhe para as ações do turismo social do Sesc DF, e que possamos trabalhar em conjunto para que a comunidade tenha acesso a essas atividades”, relata.

O Trabalho conjunto para fortalecer o turismo na capital em 2025

Para Jaqueline Lamounier, idealizadora do encontro e CEO do Cerrado Experience, a comunidade só tende a se fortalecer e crescer, já que encontrou um espaço definitivo para as reuniões. “Antes os encontros eram na minha casa, agora com esse apoio - a gente criou uma identificação com esse espaço cedido principalmente com as atividades de turismo social que o SESC desenvolve”, diz.

Dentro da linha de uma mão ajuda a outra, uma das integrantes da comunidade é Adriana Salgado, proprietária da Cabana Valley
, startup que integra o Cerrado Experience. “Quando eu comecei, a Jaqueline foi uma das primeiras a me dar a oportunidade de desenvolver o meu negócio, nessa parceria que já vai para quatro anos”, fala.

A Cerrado vem exatamente nessa parceria do iniciante ao veterano, no ramo turístico. É o caso do Cristiano Freitas, sócio da
Retrilhar, que veio com a missão de apoiar e auxiliar quem trabalha com turismo de natureza, mas que encontrou na conexão uma forma, tanto de oferecer seu serviço, quanto de receber um apoio. “Nós viemos de uma camada com bastante tecnologia, e ficou muito claro quando conhecemos o Cerrado Experience que tínhamos objetivos similares, que quando trabalhados em conjunto, forma uma engrenagem muito maior, que é o turismo”, afirma.

Seja no apoio à tecnologia, a comunidade fornece também do serviço de assessoria jurídica para quem precisar, através do networking vasto, passando até mesmo por uma prestação para quem precisa de um trabalho fotográfico, indo até em buffets e cerimônias, no geral, em tudo que engloba um grande evento ou prestação de serviço ao viajante e turismo.

Essa é a função, por exemplo, da Denise Freitas, advogada que atua na assessoria jurídica da comunidade, e que oferece também serviços às agências presentes dentro da plataforma. “Sou eu que faço a base contratual deles, da parte mais burocrática. E a ideia é realmente simplificar esse trabalho para quem precisa do meu serviço”, diz.



A chef Carla Maciel, da Casa Amora/DF fala exatamente da importância que o negócio dela teve após a parceria. “Como eles trabalham com tudo que envolve o campo e o cerrado, o cliente que vem para mim é exatamente do nicho que eles mostram, seja na revista, rede social, o que traz a visibilidade para a Casa Amora”, conta a chef.

Luiz Eduardo Passeado, gestor do Visite Brasília - parabeniza a ação, e fica contente em participar da caminhada na promoção do turismo do cerrado, junto com os idealizadores, Jaqueline Lamounier e Thiago Luz, o que caracteriza como uma parceria macro, já que a empresa que busca a comunidade acaba também divulgando sua empresa no Portal Visite Brasília.

Serviço


Siga o Cerrado Experience: https://cerradoexperience.com.br/

https://www.instagram.com/cerradoexperience/

Redes sociais dos apoiadores:
@sescdf
@fapdfoficial


Siga as startups
:
@retrilhar
@cabanavalley

@leobafotografia
@casaamoradf


Texto por João Lucas Santana*
Fotos: Leo Bahia