Os vencedores do 1º Concurso de Fotojornalismo do Campus Multiplataforma, jornal digital da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), serão anunciados nesta segunda-feira (3/2). O evento, gratuito e aberto ao público, terá início às 19h, na entrada do ICC Norte da UnB. Cinco fotos foram selecionadas por meio da avaliação de um júri técnico e da votação popular.
A programação inclui a participação do Cine Pipoca no Rolê, projeto de extensão do curso de Audiovisual da UnB. Nesta edição, a famosa Kombi-casa itinerante, equipada com cadeiras de praia, exibirá o documentário Instantâneos da Realidade, de Evandro Teixeira, um dos maiores nomes do fotojornalismo do Brasil. O filme apresenta a trajetória e obra de Evandro, cujas imagens, maioria em preto e branco, eternizaram os principais episódios políticos do país desde a década de 60.
Sobre o concurso
Com o tema “Fotojornalismo na Universidade”, o concurso desafiou os participantes a capturar momentos significativos que refletem a dinâmica e a diversidade do cotidiano acadêmico da UnB, por meio de um olhar fotojornalístico dentro do próprio ambiente universitário. As inscrições foram abertas a estudantes dos cursos de Audiovisual, Comunicação Organizacional, Jornalismo e Publicidade e Propaganda da FAC/UnB. Cada participante submeteu uma foto inédita.
O processo de julgamento foi dividido em duas etapas: uma avaliação do júri técnico, composto por um grupo de professores, e a votação popular, realizada nas redes sociais Instagram e Twitter. A definição dos vencedores considerou a soma das curtidas do público com as notas atribuídas pelo júri técnico. Os três primeiros colocados serão premiados.
Para mais informações, acesse as redes sociais do Campus Multiplataforma (@campusmultiplataforma) e @campusitofacunb.
Sobre o Cine Pipoca no Rolê
Criado em 2021, o Cine Pipoca no Rolê é um projeto de extensão da Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (FAC/UnB), coordenado pela professora Rose May Carneiro. Com uma Kombi-casa equipada com cadeiras de praia, energia solar e apoio coletivo, a iniciativa exibe filmes gratuitamente pelas ruas de Brasília e nas Regiões Administrativas do Distrito Federal. Em cada sessão, o público é incentivado a participar ativamente, refletindo, questionando e dialogando sobre os temas apresentados. “Nossas sessões e oficinas são concebidas para transformar a experiência cinematográfica em um processo educativo, promovendo um engajamento profundo e uma compreensão crítica dos filmes e dos contextos sociais que eles abordam”, explica a professora Rose May. Com uma perspectiva ecofeminista, o projeto também busca reposicionar a participação das mulheres no audiovisual. Em 2024, o Cine Pipoca no Rolê recebeu apoio da FAP-DF.
Fonte : Paulo Almeida