
No repertório, músicos trazem o lançamento do disco ??Álbum Califórnia?? que reúne canções brasileiras e norte-americanas
O SescTV exibe no dia 8/12, às 20h, um episódio inédito da série Movimento Violão com o concerto do Quarteto Maogani, composto pelos violonistas Carlos Chaves, Marcos Alves, Paulo Aragão e Mauricio Marques. A curadoria é de Paulo Martelli e a direção para TV, de Flávio N. Rodrigues. Os programas inéditos apresentam concertos com músicos nacionais e internacionais, explorando toda a versatilidade do violão. Assista em sesctv.sescsp.org.br
A professora e violonista Josiane Gonçalves explica que o grupo trouxe para o concerto do programa o lançamento do disco ??Álbum da Califórnia??, gravado em um estúdio em Los Angeles a convite do pianista Sergio Mendes, com o intuito de reunir músicas brasileiras e canções norte-americanas. Ela ainda comenta sobre o quarteto utilizar violões de seis a oito cordas e como seus arranjos conseguem ter uma tessitura e timbres diferenciados graças a essa mescla.
Ainda no programa, o violonista e arranjador Carlos Chaves comenta: ??Eu acho importante essa diversidade musical. Tanto a música popular quanto a clássica trazem visões parecidas do mundo e quando consegue misturar, como fez Radamés Gnatali, ganha-se muito??. Marcos Alves complementa esse raciocínio ao dizer que cada integrante do grupo gosta tanto de uma vertente musical quanto da outra, mas não pensam no que é erudito ou popular, e sim o que gostam de fazer e o que soa bem.
O repertório do concerto apresentado pelo quarteto tem as seguintes melodias: A Ostra e o Vento (Chico Buarque), Caçador de Borboletas (Radamés Gnatali), Goth Rythm / Surfboad (G. Gershwin e Tom Jobim), Manhã de Carnaval (Luiz Bonfá e Antonio Maria), Chovendo na Roseira (Tom Jobim), Frevo Rasgado (Gilberto Gil e Bruno Ferreira), Bananeira (João Donato e Gilberto Gil), Cravo e Canela (Milton Nascimento e Ronaldo Bastos), Cai Dentro (Baden Powell e Paulo César Pinheiro), e Espalhafatoso (Ernesto Nazareth).
Após 17 anos de apresentações ininterruptas, o Movimento Violão consolida seu objetivo primordial de criar um acervo diversificado do violão atual. Os shows realizados nas unidades do Sesc ao longo dos anos inspiraram a gravação de nove temporadas da série. Presente no imaginário popular e materializado em nossa cultura, o violão é, sem dúvida, um instrumento que protagonizou alguns dos maiores momentos da performance musical do Brasil e revelou gerações de músicos. Em programação inédita, os episódios da série Movimento Violão contam com as participações de João Camarero, Pedro Aguiar, Cainã Cavalcanti, Edson Lopes, Quarteto Maogani, Warren Nicholson e Thanos Mitsalas. Assista também em sesctv.org.br, a qualquer hora, gratuitamente e sem necessidade de cadastro.
Movimento Violão ? Quarteto Maogani
Estreia: 8/12, terça, às 20h.
Reapresentações: 9/12, quarta, às 10h; 11/12, sexta, às 8h e às 21h; 1/12, domingo, às 12h30 e 14/12, segunda 14h.
Disponível on demand em sesctv.org.br
Classificação indicativa: Livre.
Curadoria: Paulo Martelli.
Direção para TV: Flávio N. Rodrigues.
Produtora: DNArte.
Informações para imprensa:
SescTV
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.
+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!
Saiba+: sesc.digital
Fonte: SescTV
Foto: Alex Ribeiro / Visormágico








