O projeto musical brasiliense Centropia, liderado por Lauro Aires, retomou a produção em estúdio e vai disponibilizar nesta sexta-feira (21/3) duas novas faixas nas plataformas de streaming"Caminhos do Mar" e "Canta, Violeiro". Com letras e músicas compostas por Lauro Aires, as canções reafirmam a essência do projeto, que busca agregar estilos e sonoridades diversas. A nova fase conta com a produção de Kiko Peres (Natiruts), que também assume a guitarra. Alex Siqueira, ex-Totem, é o novo baixista, enquanto Renato Glória segue na bateria.

Os dois singles foram registrados no Estúdio 25, de Brasília, com gravação e mixagem de Tiago Sampaio e distribuição da GRV Produções. E também ganharão versões em vídeo, captados e dirigidos pelo renomado fotógrafo Alexandre Magno.

E para coroar essa retomada, o Centropia vai se apresentar dia 5 de abril (sábado), a partir das 17h30, na Infinu Comunidade Criativa (506 Sul), em show com entrada franca"Centropia nasceu para ser um projeto colaborativo. Desta vez foi com Kiko Peres, mas nada impede novas parcerias e formações no futuro", explica Lauro Aires.

Novas Faixas: Uma Viagem Musical

• "Caminhos do Mar": Escrita em Lisboa, a canção nasceu como um fado, mas ganhou elementos de reggae e uma combinação singular de guitarra e bandolim. A faixa conta com a participação especial, no bandolim, de Marcelo Lima, ex-integrante do Centropia"Gosto muito de compor em viagens. São outras paisagens e inspirações, não só de letra, mas também de música, sejam ritmos ou melodias", comenta Lauro Aires.

• "Canta, Violeiro": Inspirada por uma experiência no interior de Minas Gerais, a canção é fruto de um encontro com Renato Teixeira na cidade de Ouro Preto. Com influências de Renato e de Almir Sater, a faixa resultou em um autêntico rock rural, com a participação de Marcello Linhos na viola caipira.


Sobre Centropia

Criada em 2015 por Lauro Aires e Marcelo LimaCentropia apresenta uma visão contemporânea da MPB, transitando entre o rock, baião, reggae, xote e influências internacionais. A diversidade cultural de Brasília é refletida em seu som, misturando ritmos regionais com elementos da música internacional e tradições roqueiras da capital.


Discografia e trajetória

• 2015: Lançamento do álbum de estreia "Centropia", com participações de Kiko Peres e Luís Maurício (Natiruts), entre outros. O disco foi destacado por críticos como um dos melhores do ano.

• 2018: Lançamento do segundo álbum, "Centropia II", com uma pegada mais roqueira, que levou a banda a se apresentar em festivais importantes, como "Porão do Rock", além de turnês pela Europa.

• 2019: Lançamento do EP "Centropia III", com influências brasileiras e faixas como "Mar Grosso".

• 2021: Lançamento do single duplo "N'África" durante a pandemia.

• 2023: Lançamento do EP "Verdejança", que explorou temas do Brasil Central e do período pós-pandemia, com uma mistura de elementos acústicos e eletrônicos.

 

Acompanhe Centropia

• YouTubewww.youtube.com/@Centropia

• Instagramwww.instagram.com/centropiabsb

• Spotifyhttps://open.spotify.com/intl-pt/artist/2OLKH5MxxxDdInvRM4zhYG

• Facebookwww.facebook.com/centropiabsb

 





Fonte: Imprensa Cult 22
Fotos: Alexandre Magno