O turismo em Brasília tem o que comemorar em 2024. Entre os dias 25 e 28 de outubro, mais de 26 mil passageiros (média por dia) transitaram pelo Aeroporto Internacional de Brasília - Presidente Juscelino Kubitschek, segundo dados divulgados pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF).
No dia 25, mais de 51 mil pessoas estiveram no local, o que representou o dobro da média do primeiro semestre (27.459 passageiros). Durante o período, a capital recebeu os shows do cantor pop Bruno Mars que alavancou por dia, cerca de 60 mil pessoas no Mané Garrincha. "Atrair grandes eventos para a capital tem se tornado uma das prioridades da nossa gestão. Brasília é uma cidade preparada para atender à demanda", diz o secretário de Turismo, Cristiano Araújo.
A fala do gestor da pasta se deve também pelos eventos que a capital sediou e recebeu, como a 51° ABAV Expo, os JUBs, além dos shows do Bruninho, que movimentaram a economia e o turismo no processo. A ABAV, a maior feira de turismo da América Latina, chegou a movimentar mais de R$ 30 milhões na economia do Distrito Federal. A 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) bateu recorde levando cerca de 7 mil participantes de todo o Brasil a BSB, em disputas que ocorreram até 19 de outubro.
"Esses eventos movimentam toda a cadeia criativa e as mais de 50 atividades turísticas”, afirma, o suplente da Setur-DF. O período da última semana de outubro ainda gerou 200 milhões de reais movimentados na economia, de acordo com dados da Arena BRB. Com uma ocupação de 91% nos hotéis no setor hoteleiro do Plano Piloto, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH).
Texto por João Lucas Santana, com informações da Setur-DF