Sob encenação de Antônio Fábio, o texto Le Défunt de René de Obaldia ganha montagem inédita com Cláudia Theo e Regina Sant'Ana. Na trama, o divertido jogo de duas mulheres traz à tona verdades incômodas e sinaliza labirintos da alma humana.

Na próxima semana, sexta-feira (24/11), às 20h, no Espaço Pé Direito, Vilatelebrasília, acontecerá a estreia do espetáculo O Defunto. A peça é uma encenação inédita de Antônio Fábio para o texto "Le Défunt" do dramaturgo francês René de Obaldia. As apresentações seguem sábado (25/11) e domingo (26/11), sempre às 20h. A entrada é franca e o espetáculo é realizado com recursos do Fundo de apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC.

O Defunto é uma peça do Teatro do Absurdo, poética teatral que trata a atmosfera de desolação, solidão e incomunicabilidade do homem moderno. Na trama, o divertido jogo das duas mulheres traz à tona verdades incômodas e sinaliza labirintos da alma humana. O público, numa proximidade inquietante, assiste à progressiva desconstrução, catarse e reconstrução das personagens. Afinal, o que querem essas mulheres além da aparência de seu pequeno drama?

"O sentido da poética do absurdo é justamente a falta de sentido da existência humana em si." sintetiza Antônio Fábio, ator, diretor e veterano artista cênico de Brasília que encena o espetáculo. Ele explica que a encenação trilha, intencionalmente, caminhos para o estranhamento característico dessa estética. "O espetáculo une comicidade ao sentimento de perda de referências do ser humano. Neste trabalho, valorizo a interpretação dentro da interpretação das atrizes que são também personagens, a farsa e a psicologia, a dor e seu espelho", destaca.

Antônio Fábio - O Defunto marca o retorno de Antônio Fábio ao teatro brasiliense como encenador convidado. Consagrado artista de Brasília, o professor, ator, diretor teatral e encenador atualmente mora em Salvador (BA), onde é diretor artístico e produtor do coletivo Ovo Teatro e Audiovisual. Como ator, Antônio Fábio atuou em filmes como Besouro, Café com Canela (melhor filme no Festival de Brasília), Sarmaga de Jon Lewis (Prêmio no Five Continents Festival, Venezuela), Ó Paí Ó 2, entre outros. Na televisão atuou em séries como Amor Roubado, Onde nascem os fortes ou 13 Dias Longe do Sol, exibidas pela Rede Globo.

Acessibilidade e Visita Guiada - Sexta-feira (24/11), às 19h, está prevista uma Visita Guiada para pessoas cegas ou de baixa visão. Isso porque percorrer o espaço cênico, tocar cenário, objetos ou conhecer as atrizes/personagens estimula a percepção e outros sentidos de deficientes visuais. Em seguida, às 20h, a estreia do espetáculo O Defunto disponibilizará serviço de audiodescrição para deficientes visuais.

Para pessoas surdas, as três apresentações do espetáculo O Defunto (24, 25 e 26 /11, sexta, sábado e domingo, sempre às 20h) contarão com tradução para a linguagem de Libras.

Projeto O Defunto - É uma iniciativa da Panela de Expressão, coletivo de artistas e profissionais da economia criativa que se agrupam em torno da realização de iniciativas culturais. O projeto visa realizar montagem inédita da peça Le Defunt do dramaturgo francês René de Obaldia com tradução de Cláudia Theo. Como ação complementar, o projeto apresentou leituras dramáticas para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estudantes em escolas públicas. As apresentações são gratuitas e a iniciativa conta com patrocínio do Fundo de Arte e Cultura do Distrito Federal – FAC.

Captura de Tela 2023-11-13 às 16.35.26.png
Da esquerda para a direita Cláudia Theo, Antônio Fábio, e Regina Sant'ana.

Espetáculo O Defunto

Local: Espaço Pé Direito

Endereço: Rua 1, lote 23. Vilatelebrasília, Brasília (DF).

Data: 24/11 a 26/11, sexta-feira a domingo, sempre às 20h.

Classificação: 16 anos

Para pessoas cegas e com baixa visão: Sexta-feira (24/11), 19h, visita guiada ao palco do Espaço Pé Direito; às 20h, audiodescrição do espetáculo.

Para pessoas surdas: tradução para linguagem de libras nas 3 apresentações.

Entrada gratuita, retirada de ingressos no local.

Ficha Técnica


Realização Panela de Expressão

Coordenação Geral Cláudia Theo

Produção Executiva Silvia Mello

Autor René de Obaldia

Tradução Cláudia Theo

Encenação Antônio Fábio

Assistência de Direção Sérgio Marabocaiala

Elenco Claudia Theo e Regina Sant'Ana

Direção de Palco Marno Matte

Cenotécnica Du Oliveira

Figurinos Gia Dachi

Iluminação Marno Matte

Trilha sonora original Breno Oliveira

Assessoria de Comunicação Tayná Haudiquet

Assistência de Comunicação Lourraynny Lima

Designer Gráfico Bruno Estrela

Fotografia Maurício Cesar

Tradução Libras Nicole Hahnl e Raquel Melo

Audiodescrição Gabriela Passos

Monitoria Visita Guiada Lourraynny Lima

Agradecimentos Wayne Brod Beskow
e Teatro Oficina do Perdiz

Fonte: Tayná Haudiquet